Os 4 ao Km presentes (mais a Lúcia que não está na foto). Isa & Vítor "esqueceram-se" que fizeram uma Maratona a semana passada e mais uma vez realizaram grande prova! |
(Nota prévia - Estejam atentos amanhã, 2ª feira 3, às 20 horas aparecerá uma surpresa neste blogue. Surpresa que poderá ir parar às vossas mãos, literalmente falando)
Uma semana após a memorável Maratona de Sevilha, participei pela 7ª vez nos 20 kms de Cascais. Desisti aos 4.820 mas sem qualquer mágoa. Acontece e sabia que vinha para esta prova para participar, divertir-me e sem qualquer objectivo que não esse, conhecedor que o limite era de 3 horas, podendo portanto ir muito devagar como convém a quem realizou uma Maratona antes, mas que em caso de alguma dificuldade, encostaria sem qualquer problema. Foi o que sucedeu e de seguida estive a divertir-me a apoiar os atletas em prova, sempre bem-disposto.
No dia a seguir à Maratona, as pernas estavam bem, apenas uma dor naquele osso mais saído, ao lado do joelho esquerdo, lado de fora. Essa dor durou apenas esse dia. Seguiram-se uns óptimos dias de férias mas com muito passeio e nada de descanso físico.
Hoje receava mais a parte cardio-respiratória e não as pernas mas sucedeu o inverso. Desde o início que seguia com o sempre muito simpático casal Isa & Vítor e a sentir-me bem. Porém aos 3 reapareceu essa dor nesse osso e aos 3,4 andei um pouco. Como a dor passou, de imediato recomecei mas nem 150 metros após, regressou. Tornei a andar e repeti esta rotina umas 4 ou 5 vezes. Como não passava, faltavam mais de 15 quilómetros e receava arranjar aqui algum problema, achei por bem dar por terminada a minha prova, mas bem disposto à mesma, uma desistência sem qualquer lamento.
Agora, vou colocar transact e logo se vê a evolução.
Quanto à prova em si, lamento mas tenho vários erros a reportar. Esta tem sido uma corrida muito bem organizada pela Câmara Municipal de Cascais com a parceria técnica da Xistarca, tendo este ano essa parceria sido substituída pela HMS, organização que nos habituou a grandes eventos. No entanto, não há regra sem excepção e hoje acumularam-se várias falhas:
- Uma distribuição lenta dos dorsais
- Muita confusão para se entrar nos corredores de partida, que não foram colocados nos melhores locais
- Um atraso de 8 minutos à partida
- Falha num reabastecimento (podem falhar muitas coisas, água é que não)
- E a surpresa do engano de distância. Em vez de 20 kms, a prova teve um a mais, 21
A isto acrescente-se uma alteração de percurso que na minha opinião (e é apenas uma opinião) em nada melhorou a prova, pelo contrário, e o facto das camisolas não terem, como habitualmente, o nome dos classificados do ano anterior, algo de supérfluo mas que fideliza os atletas em cada edição e que na publicidade da de 2013 referia "Vem inscrever o teu nome na t-shirt de 2014", o que obrigaria a tal ou a uma justificação.
De realçar que apenas erra quem faz e só os bons reconhecem os seus erros e transcrevo aqui uma mensagem que Hugo Miguel Sousa publicou no seu Facebook, dando a cara:
"Hoje é um dia muito triste para mim e para a hms sports! Cometemos vários erros, um deles muito grave! Os 20kms de Cascais tiveram 21km!
Erro meu muito grave! Infelizmente não é uma partida de carnaval!
Estou muito triste! Desculpem!"
Hoje aconteceu, para a próxima será melhor, não duvido e quem nunca errou que atire a primeira pedra.
Esta prova continua a somar records de participação, o 10º nas últimas 11 edições. Se em 2012 chegou aos 1.604, em 2013 quebrou a barreira dos 2 milhares com 2.166, subindo este ano para 2.338.
Emiliano Vieira da RB Running venceu aqui pela primeira vez, em 1.09.08, seguido de Nuno Carraça (Abrunheira) 1.09.26 e Telmo Silva (Atibá) 1.10.05
A vencedora feminina, Vanessa Pereira |
Em femininos, igualmente uma vencedora em estreia, Vanessa Pereira com 1.22.44, na 2ª posição Mónica Moreiras 1.23.08, fechando o pódio Lucília Soares do Benfica 1.24.04
Rápidas melhoras desse problema que não é um problema (espero eu) mas apenas uma "peça" a pedir descanso!
ResponderExcluirA maratona implica um bom descanso e recuperação antes de se poder correr em competição.
Bem sei que ias em passeio mas mesmo em passeio eram 20 km...
(vais sortear um dos teus gatos? hihihihihihihihi)
Abraço.
He he! Espera por amanhã para veres. Curioso! :)
ExcluirUm abraço
João, o esforço de uma Maratona (e tu estiveste mais de 5 horas a dar-lhe!!!) leva o seu tempo para que o organismo volte ao seu normal. Acredito que essa dor seja "normal" e nada de grave. E acrescento que fizeste muito bem parar. E fico muito contente por isso não te deixar mágoa nenhuma...afinal estamos a falar de uma desistência SÓ de uma prova de Corrida...nada que nos atrofie a Vida! Beijinhos João e boa recuperação (da Maratona pois, que ainda estás a recuperar dela!! 21 dias li algures e concordo! Para ficares devidamente recuperado do esforço)
ResponderExcluirObrigado Ana, beijinhos :)
ExcluirEspero que essa dor não agrave e espero mesmo que passe rapidamente.
ResponderExcluirFizeste o melhor, parar para não piorar a dor e arranjar algo mais grave.
Quanto ao sucedido, julgo que só os melhores têm a capacidade de dar a cara quando erram, e aí está a prova.
Tiro o meu chapéu!
Um beijinho grande Padrinho e rápidas melhoras
É isso, Marta
ExcluirBeijinhos e até domingo :)
Fizeste bem João, se já ias com dores não valia a pena ires a forçar. Foi melhor assim.
ResponderExcluirQuanto aos erros da organização, inteiramente de acordo. Mas ao admitirem as falhas, já é meio caminho andado para corrigirem na próxima edição.
Beijinhos e uma boa semana.
Digamos que tive "mais olhos que barriga" quando pensei conseguir fazer esta apenas uma semana depois da Maratona :)
ExcluirBeijinhos grande atleta que nada te pára :)
É assim mesmo, João. fizeste bem não arriscar, temos de saber ouvir o próprio corpo, e não comprometer a nossa saúde e futuros treinos e corridas, por causa de insensatez. Concordo contigo em relação aos erros desta edição. Também não me pareceu melhor esta organização, em relação às edições anteriores. :)
ResponderExcluirForça Sandra!
ExcluirFizeste muito bem. Boa recuperação e que isso não seja nada de especial.
ResponderExcluirAbraço
Obrigado Carlos
ExcluirUm abraço
Oxalá esses sinais sejam 'normais'. Afinal de contas depois de uma maratona é normal que o corpo refile um pouco. Também tem direito a reclamar, ora bolas! Afinal de contas foram muitas horas a abusar dele!!
ResponderExcluirTeres desistido a tempo foi uma atitude prudente e sensata. Eu acho! Tudo a correr bem e que seja uma dor 'normal'...
Beijinhos
Sim, tem todo o direito a refilar depois do belo esforço que fez! :)))
ExcluirBeijinhos, Anabela
Perfeitamente compreensível. Que voltes depressa João! Um abraço
ResponderExcluirSe tudo correr bem, é já domingo nas Lezírias :)
ExcluirUm abraço
Todos a "queixarem-se" da prova ser mais longa e tu, só para seres do contra, fizeste-la mais pequena! ;)
ResponderExcluirO que interessa é estares em paz com essa decisão e ainda no sétimo céu patrocinado pelas endorfinas da Maratona de Sevilha. :)
Beijinhos
Sou mesmo do contra! He he!
ExcluirAs endorfinas de Sevilha estão cá para durar! :)))
Beijinhos :)
Fizeste bem João.
ResponderExcluirSe o corpo se queixa é porque tem razão.
Boa recuperação.
Abraço
Obrigado grande Vítor!
ExcluirUm abraço :)
Portanto o senhor doutor receitou para recuperação 15 km:)
ResponderExcluirAs melhoras, é só cansaço, o esqueleto abanou durante muito tempo em Sevilha!
Não, não foi a Maratona, pff, foi o Flamenco!
As melhoras, um abraço.
Obrigado, um abraço
ExcluirEste domingo deveria ter sido no máximo para ter feito os 5km! A recuperação é essencial na maratona :)
ResponderExcluirForça nessa recuperação! Um abraço
Pois... foi o que acabei por fazer :)
ExcluirObrigado e um abraço