|
Os 4 ao Km presentes (mais a Lúcia que não está na foto). Isa & Vítor "esqueceram-se" que fizeram uma Maratona a semana passada e mais uma vez realizaram grande prova! |
(Nota prévia - Estejam atentos amanhã, 2ª feira 3, às 20 horas aparecerá uma surpresa neste blogue. Surpresa que poderá ir parar às vossas mãos, literalmente falando)
Uma semana após a memorável Maratona de Sevilha, participei pela 7ª vez nos 20 kms de Cascais. Desisti aos 4.820 mas sem qualquer mágoa. Acontece e sabia que vinha para esta prova para participar, divertir-me e sem qualquer objectivo que não esse, conhecedor que o limite era de 3 horas, podendo portanto ir muito devagar como convém a quem realizou uma Maratona antes, mas que em caso de alguma dificuldade, encostaria sem qualquer problema. Foi o que sucedeu e de seguida estive a divertir-me a apoiar os atletas em prova, sempre bem-disposto.
No dia a seguir à Maratona, as pernas estavam bem, apenas uma dor naquele osso mais saído, ao lado do joelho esquerdo, lado de fora. Essa dor durou apenas esse dia. Seguiram-se uns óptimos dias de férias mas com muito passeio e nada de descanso físico.
Hoje receava mais a parte cardio-respiratória e não as pernas mas sucedeu o inverso. Desde o início que seguia com o sempre muito simpático casal Isa & Vítor e a sentir-me bem. Porém aos 3 reapareceu essa dor nesse osso e aos 3,4 andei um pouco. Como a dor passou, de imediato recomecei mas nem 150 metros após, regressou. Tornei a andar e repeti esta rotina umas 4 ou 5 vezes. Como não passava, faltavam mais de 15 quilómetros e receava arranjar aqui algum problema, achei por bem dar por terminada a minha prova, mas bem disposto à mesma, uma desistência sem qualquer lamento.
Agora, vou colocar transact e logo se vê a evolução.
Quanto à prova em si, lamento mas tenho vários erros a reportar. Esta tem sido uma corrida muito bem organizada pela Câmara Municipal de Cascais com a parceria técnica da Xistarca, tendo este ano essa parceria sido substituída pela HMS, organização que nos habituou a grandes eventos. No entanto, não há regra sem excepção e hoje acumularam-se várias falhas:
- Uma distribuição lenta dos dorsais
- Muita confusão para se entrar nos corredores de partida, que não foram colocados nos melhores locais
- Um atraso de 8 minutos à partida
- Falha num reabastecimento (podem falhar muitas coisas, água é que não)
- E a surpresa do engano de distância. Em vez de 20 kms, a prova teve um a mais, 21
A isto acrescente-se uma alteração de percurso que na minha opinião (e é apenas uma opinião) em nada melhorou a prova, pelo contrário, e o facto das camisolas não terem, como habitualmente, o nome dos classificados do ano anterior, algo de supérfluo mas que fideliza os atletas em cada edição e que na publicidade da de 2013 referia "Vem inscrever o teu nome na t-shirt de 2014", o que obrigaria a tal ou a uma justificação.
De realçar que apenas erra quem faz e só os bons reconhecem os seus erros e transcrevo aqui uma mensagem que Hugo Miguel Sousa publicou no seu Facebook, dando a cara:
"Hoje é um dia muito triste para mim e para a hms sports! Cometemos vários erros, um deles muito grave! Os 20kms de Cascais tiveram 21km!
Erro meu muito grave! Infelizmente não é uma partida de carnaval!
Estou muito triste! Desculpem!"
Hoje aconteceu, para a próxima será melhor, não duvido e quem nunca errou que atire a primeira pedra.
Esta prova continua a somar records de participação, o 10º nas últimas 11 edições. Se em 2012 chegou aos 1.604, em 2013 quebrou a barreira dos 2 milhares com 2.166, subindo este ano para 2.338.
Emiliano Vieira da RB Running venceu aqui pela primeira vez, em 1.09.08, seguido de Nuno Carraça (Abrunheira) 1.09.26 e Telmo Silva (Atibá) 1.10.05
|
A vencedora feminina, Vanessa Pereira |
Em femininos, igualmente uma vencedora em estreia, Vanessa Pereira com 1.22.44, na 2ª posição Mónica Moreiras 1.23.08, fechando o pódio Lucília Soares do Benfica 1.24.04