Os lábios chegam um pouco à frente e, com um ligeiro sopro, uma bola de sabão é libertada para o ar. Vai ganhando altura e rolando, calma e pacientemente, enquanto a luz do dia colora-a com os mais diversos tons, o que desvia a atenção da criança que de imediato larga o seu brinquedo, ergue-se do chão que lhe servia de mesa, e persegue-a, fascinada pelas cores e pelo doce rolar sobre si própria.
A criança estende os braços, não conseguindo conter o riso excitado e que se atrapalha a ele próprio, e quando vai tocar na bola, puff! Desapareceu! Tal como desapareceu toda a sua alegria, pela ilusão criada e esfumada a seus olhos.
A criança foi crescendo, passando as diversas etapas da vida. De menino a rapaz, de rapaz a jovem homem, de jovem homem a homem amadurecido. Mas a criança dentro dele nunca desapareceu, por mais que os papões homens do saco negro defendam a crua racionalidade. Foi sempre criando sonhos, sem saber antecipadamente se não passariam de ilusões em forma de bola de sabão, que tanto o apaixonavam como o magoavam, pelo seu puff inesperado e repentino.
Mas cada dor de coração, apesar de dolorosamente irem aumentando, era sempre combatida por novo desejo, novo sonho, nova ilusão. Até que construiu a maior bola de sabão, com um rolar perfeito e umas cores que pensava não ser possível existirem. Rasgava-se-lhe o coração sempre que algum tom empalidecia. Por vezes de forma real, outras apenas no receio que os seus olhos traíam.
E essa bola de sabão era a sua maior ilusão. A ilusão de quando parasse, deixando de a perseguir, seria a bola de sabão que se viraria, iria ter consigo e diluía-se em si.
O sonho comanda a vida. O que seriamos nós sem as nossas ilusões... é através delas que vamos caminhando sobre a vida, com a certeza da incerteza do futuro. :)
ResponderExcluirGostei muito.
ResponderExcluirTambém nunca deixei de ser a criança que sopra bolas de sabão...
Beijinhos
O João ...muito bem , que bom é acreditar ..crescer e ...mas isto faz-me lembrar outra coisa ..sei lá , ou melhor sei ..mas nao digo
ResponderExcluir"I have a dream."
ResponderExcluirDevemos sempre lutar pelos nossos sonhos. Mesmo que às vezes esses mesmos sonhos estejam mais adormecidos, devemos sempre preservá-los e não desistir deles.
Beijinho padrinho.