quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mem Martins com prémios monetários aleatórios

A Associação Desportiva Real Academia vai realizar a 12 de Fevereiro, pelo 5º ano consecutivo, o Grande Prémio de Mem Martins, simpático evento que tem fidelizado um bom número de atletas que apreciam este percurso selectivo.

Este ano, uma particularidade nos prémios monetários a juntar à usual tabela que, realce-se, é igual nos masculinos e femininos. Assim, se são premiados os 3 primeiros da geral com 100, 75 e 50 euros e os 3 primeiros de cada escalão com 40, 25 e 10, a originalidade vai para o facto de serem igualmente premiados com 10 euros o 100º, 200º, 300º, 400º, 500º e 600º classificado. Uma situação aleatória que irá decerto premiar atletas que não têm habitualmente qualquer possibilidade de lutar por um prémio monetário.
E com esses lugares certos, e não sendo possível durante a corrida conhecer qual o que se ocupa, será a surpresa no final, algo que se fosse do estilo último classificado, poderia ser manobrado.

Como curiosidade, e pegando no tema do último poder ser manobrado, recordo aqui uma situação passada há uma dúzia de anos numa prova. 
A organização entendeu, sem divulgar, oferecer um bacalhau ao último atleta a cortar a meta. Mas os segredos são falíveis, alguém deu à língua e essa inconfidência chegou aos ouvidos de 6 atletas que propositada e descaradamente colocaram-se no final do pelotão. Ao aproximar a meta, uns começaram a simular lesões, outros a anunciar que iam desistir, outros que estavam muito mal, tudo com a intenção dos restantes seguirem.
O que é certo é que dois conseguiram ficar ainda mais atrás. Aproximaram-se da meta, um deles uma passada à frente do outro, mas no momento de cortar a meta, dá duas passadas para trás, ganhando assim o direito ao bacalhau, desvirtuando a intenção da organização de premiar aquele que fosse, por mérito próprio, o último.

Esta intenção da Real Academia de premiar assim os atletas, está bem original e não prevejo que permita jogadas como a aludida do bacalhau, sendo mais um motivo de interesse nesta prova bem interessante e que convido todos que não a conhecem a experimentá-la.

Para informações sobre a corrida, clicar aqui

4 comentários:

  1. Sem dúvida interessante!
    Vai concerteza criar muita expectativa.

    ResponderExcluir
  2. lá vou eu ficar a esquina, contar os 99 para chegar em 100

    ResponderExcluir
  3. Havia provas que tinham prémios em determinados diplomas o que era muito interessante.
    Num sistema desses saiu-me um vez um chapéu!

    ResponderExcluir
  4. Já participei na 3ª edição e gostei, onde também foi sorteado entre todos os atletas um prémio. Esta ideia está original e acho bem, pois há mais um motivo para aqueles que não tem hipóteses de aspirar aos primeiros lugares.

    ResponderExcluir