domingo, 8 de janeiro de 2012

Corrida de S.Domingos com condições ideais


Apesar de nos queixarmos de algum frio, o dia esteve bonito com um sol e temperatura de meter inveja aos habitantes do nosso continente, e condições ideais para a prática do nosso desporto.

Estava dado assim o mote para se bater o record de participação na 5ª Corrida de S.Domingos, evento que tem vindo a progredir a olhos vistos. Basta atentar na participação: 137 - 232 - 366 - 766, e hoje 901, mais 135 que no ano passado e quase duas vezes e meia sobre 2010.
Dos 901, 140 foram senhoras (15,5%)


Com um percurso selectivo, bem marcado e a presença de Aurora Cunha e Carlos Lopes a apadrinhar o evento, Nélson Cruz do Praia Salema venceu em 30.13 e 28 segundos sobre o anterior vencedor, Roman Prodius (desta feita como individual) e 47 menos que Carlos Silva do Sporting.


A nível feminino, Ana Mafalda Ferreira do Estreito repetiu a vitória do ano passado, tornando-se no primeiro atleta a bisar, e retirando exactamente um minuto ao seu tempo de então, realizando agora 35.22, 20 segundos à frente da maritimista Madalena Carriço e 1.32 sobre a benfiquista Vera Nunes que completou o pódio.

Colectivamente, vitória destacada para o Reboleira que colocou todos os seus 4 atletas entre o 4º e 7º lugares. Foram seguidos pelos Leões de Porto Salvo e Macedo Oculista.

Sobre o meu desempenho, é sabido que temos que ir adaptando os nossos objectivos às possibilidades e necessidades de cada momento. Sendo esta uma prova que no ano passado me correu bastante bem, realizei 50.52 no que foi então a primeira vez que regressava ao minuto 50 desde 2007, ainda há poucas semanas atrás apontava para uma forte possibilidade de lutar aqui pelo famoso tempo abaixo dos 50 minutos.
Cortei a meta em 55.58 e satisfeito com o resultado. O que aconteceu entretanto? Quem leu as crónicas de Olivais e Amadora, já sabe que me apareceu uma inflamação na zona do joelho que me limitou de forma significativa. Desde o dia 31, apenas rolei 5 quilómetros à experiência na 5ª feira, numa altura que a dita inflamação não manifestava qualquer melhoria. Felizmente, desde 6ª começou a passar sendo agora ténue. 
Fiz assim a prova na defensiva e acabei por melhorar 4 e 3 minutos sobre Olivais e Amadora, respectivamente, e o mais importante é que até este momento o joelho continua sem dar sinal, o que espero se mantenha para poder regressar ao ritmo habitual e recuperar a forma que tinha.



3 comentários:

  1. Ainda agora o ano é uma criança e começas com 55, penso que é bom para um dia frio, mas com certeza que vais conseguir baixar para 49, em Grândola eu vou ajudar-te a conseguir esse resultado e não venhas com desculpas do Joelho. Ao menos mandas-te comprimentos aos meus primos que moram aí ao lado? Abraço e não te esqueças que a 28 de Outubro temos 42k para fazer.

    ResponderExcluir
  2. :( Correr é um prazer enorme, mas pelo que vejo em muitos relatos (e com experiência própria), os joelhos acabam por ser as peças na engrenagem mais sujeitas a avariar. Depois, é o tal receio com que se fica: será que posso forçar mais? Será que esta impressão vai ficar pior?
    Que esse joelho não chateie mais, para que em breve seja vencida essa barreira dos 50'

    ResponderExcluir
  3. Por mais cuidados que se tenham lesões fazem parte da vida de um corredor.
    O importante é saber recuperar delas sem ficarem sequelas para se partir para outras aventuras sem sequelas.
    Temos que ter muito cuidado com as lesões pois uma mal curada pode ser o fim da carreira desportiva de um corredor.

    ResponderExcluir