sábado, 21 de janeiro de 2012

Já todos os atletas têm tempo em Benavente


Os 15 kms de Benavente que no domingo foram Campeonato Nacional de Estrada, viram inicialmente as classificações publicadas apenas com os tempos dos primeiros, dado que, estranhamente, uma prova com esta importância não recorreu ao uso de chips mas apenas cronometragem manual.

Entretanto já foram publicadas as classificações com os tempos de todos os atletas. No entanto, sendo manual, não apresentam o rigor que um sistema electrónico teria. Por exemplo, no meu caso tenho 7 segundos mais do que o tempo que o relógio oficial marcava quando cortei a meta, o que ainda é aceitável, mas num amigo  aparece cerca de 50 segundos menos, o que já não se compreende.

De estranhar é o sucedido na classificação da prova aberta. Inicialmente a vencedora feminina era Lúcia Oliveira da Açoreana Banif, que aparece agora na 2ª posição, sendo a vencedora Anna Bielak do Estrela Negra, cujo dorsal e lugar era ocupado na primeira classificação por Ricardo Guimarães.

Para consultar as novas classificações:



2 comentários:

  1. Bem fazer classificações manualmente não é para todos!
    Com estes adventos da electrónica perdeu-se a pratica e os especialistas.
    Eu ainda conheci alguns especialista na matéria que faziam autenticas maravilhas com um cronometro na mão!
    Normalmente eram dois os intervenientes no processo um ia olhando o cronometro e “cantando” os tempos e o outro registava em papel.
    Podem acreditar que exigia grande pratica e destreza mas que se conseguia resultados muito exactos!
    Depois apareceram os cronómetros em que bastava carregar num botão e o tempo era registado numa fita (semelhante a algumas maquinas de calcular).
    E as coisas foram evoluindo até se chegar aos dias de hoje em que a electrónica tornou tudo tremendamente mais fácil
    Mas é bom que não se percam as técnicas antigas para não se ficar refém da tecnologia e ter sempre uma alternativa quando essa falha ou não há dinheiro para a mesma, alias um cronometragem electrónica em teoria devia ter sempre uma manual para salvaguardar uma eventual falha da electrónica.
    Mas isto é em teoria pois na pratica é muito complicado ter gente disponível para ter os dois sistemas a funcionar em paralelo.

    ResponderExcluir
  2. Continuo sem perceber como é que não se utilizaram os chips... A única explicação que encontro é o factor económico, mas mesmo assim...
    Em relação ao meu caso, apareço na classificação com menos cerca de 40 segundos do que aquilo que fiz realmente, mas pronto...
    Já nem estava à espera que completassem a classificação com os tempos, por isso...

    ResponderExcluir