segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Esclarecimento sobre o sucedido nas Caldas

Recebi por parte do Atleta Digital esclarecimento sobre o sucedido na Corrida pela Vida e que reportei na minha crónica (ler aqui)
Este esclarecimento está igualmente na sua página, mas publico-o também aqui, dado o interesse que tem para todos que estiveram presentes, agradecendo ao seu autor a preocupação em o transmitir.

"Venho aqui esclarecer que compreendemos na perfeição o desagrado dos atletas, que merecem o devido pedido de desculpa, embora também saibamos na perfeição que a grande maioria dos problemas são alheios à Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo (Organização) e ao Atleta-Digital (Cronometragem).

- O trajecto foi bem marcado pela Organização, foi bem explicado às forças policiais, foi bem explicado ao grupo de voluntários ;
- As forças policiais quiseram assumir toda a responsabilidade da segurança e da boa condução da prova pelas estradas correctas, negando por completo os voluntários que estavam destinados para essa tarefa de auxílio ao percurso ;
- Os voluntários, ainda assim, foram para vários cruzamentos e evitaram várias confusões que foram criadas pela intransigência das forças policiais ;
- A Organização esteve atenta a várias das ocorrências e tentou resolver as que eram possíveis de ser resolvidas ;
- A equipa de cronometragem (Atleta-Digital) fez o seu trabalho, cronometrou, orientou o local de meta e resolveu casos muito pontuais ao nível das classificações, alguns por má utilização dos chips (ou ausência de utilização) por parte dos atletas, um problema que é recorrente por todo o Mundo ;

Posto isto, todos lamentamos o sucedido, nós incluídos, sendo que todos estiveram disponíveis a resolver problemas que, repito, foram maioritariamente criados por forças externas à Organização e que deviam garantir ausência de problemas, em vez de os criar.

Não tendo estado presente na zona do parque, chegou-me também aos ouvidos o problema ao nível da iluminação nesse local e ao nível do próprio terreno e isso, claramente, é também de lamentar, sendo muito provavelmente um sítio a não utilizar no próximo ano, até por alguns problemas logísticos associados.

Por outro lado a mudança do percurso, fazendo-o passar dentro do parque, ocorre pelas várias obras de requalificação na cidade e, mais uma vez, pela intransigência das forças policias em passar a prova por outras estradas que podiam ser alternativa...

Julgo que era importante o esclarecimento da nossa parte. Mais uma vez o nosso pedido de desculpas, não porque tenhamos demasiada culpa no cartório, mas porque estamos solidários com a Organização, ela também sem grande culpa própria. Esta edição correu mal, esperamos que as próximas melhorem significativamente.

Edgar Barreira,
Atleta-Digital"

2 comentários:

  1. Gostava que a polícia se pronunciasse...

    ResponderExcluir
  2. Não estive na prova e é sempre complicado pronunciar-me nestes casos.
    Mas que as coisas não estiveram bem é evidente que não estiveram mesmo!
    Estou totalmente de acordo com o Carlos Castro: Gostava que a polícia se pronunciasse, mas e pese embora a época festiva (para alguns) que atravessamos, não acredito em milagres! Esse pronunciamento da polícia seria certamente um “milagre”.
    Mas se houve problemas com a competência das forças policiais não houve, também, uma certa falta de diálogo e persuasão junto dessas mesmas forças policias no sentido de lhes mostrarem que agindo dessa forma ia haver problemas?
    Isto de organizar provas parece fácil mas não é! Exige muitos anos de experiencia e “calo” e mesmo assim as vezes surgem problemas só que quem tem mais traquejo consegue resolver em cima da hora.
    Sobre este assunto penso que também será interessante lerem o que vários atletas escreveram no Fórum do Mundo da Corrida

    ResponderExcluir