segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O meu maior treino de sempre!

Vamos lá a ver. Não gosto da vaidade. Mas um bocadinho de orgulho, não fica nada mal, em especial quando é por algo que nos sai tanto da pele.
Reconhecidamente, sou um atleta com poucas capacidades mas, ciente dessas limitações, e sentindo o que custa para atingir algo, festejo como grande vitória aquilo que para muitos pouco significado tem. Isto porque compito em exclusivo comigo próprio e tento superar-me, sendo esse o meu ponto forte que contrabalança as aludidas fraquezas. Essa vontade e a persistência (muitos não lutariam tanto tempo, há mais de 4 anos, por um objectivo como os 10 abaixo dos 50).

Mas porque vem agora esta conversa toda? É que eu já andava com ela fisgada! Há mais dum mês que apontei para esta semana, semana limite para não me aproximar muito das Lampas, e hoje estiveram reunidas as condições com um tempo mais fresco a rondar os 21 graus.

Tenho muitos treinos realizados de 15 quilómetros mas mais do que isso, conta-se pelos dedos de duas mãos, com a segunda mão a precisar de poucos.
Essas escassa vezes que passei os 15 em treino foram até aos 18,5 e mais do que isso apenas uma única vez, já há 4 anos, em que treinei a distância duma Meia.
Claro que já passei dos 18,5 por 21 vezes em corrida, 16 em Meias e 5 em provas de 20 kms mas, como disse, em treino foi essa escassa vez em Novembro de 2007.

Ora hoje, comecei em Oeiras, fui até à Praia da Torre, dei a volta e fui até Cruz Quebrada, retornei seguindo até ao final de Carcavelos, quase a entrar na Parede, dei a volta e regressei a Oeiras.
Exactamente 22.500 metros em 2.13.28 à boa média, para a distância, de 5.56, a que correspondeu deixar no asfalto 1.943 calorias.

Como quem leu se deve recordar (quem não o fez pode ler aqui) a 12 de Julho comecei a pôr em prática um plano de um ano para, até Julho de 2012, conseguir o velho sonho de, finalmente, baixar dos 50 aos 10. Chamei-lhe o ano 49.59
Veio numa altura de muito desgaste laboral, que se juntou a outros problemas. Por isso, reconheço, houve dias que muito me custou seguir à risca esse plano.
Mas hoje, sinto que todo esse esforço está a dar os seus frutos.
Este é um plano a longo prazo, dum ano. Muita coisa pode acontecer entretanto, mas... a esperança está aí!

Neste momento, sinto-me cansado. Mas muito feliz!

7 comentários:

  1. Grande atleta!! É realmente um plano muito ambicioso e ao mesmo tempo com um grande objectivo!! Aqui vai o meu abraço de força para enfrentar esse plano de treinos e conseguir baixar dos 50 minutos!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha João. Porque esse treino te deixou assim, feliz! E as Lampas vêm aí. Olha, quem me dera ter feito um treininho desses hoje, quem me dera...

    Beijinho e continuação
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns João, o limite é o céu!!! Continua assim, esse é o verdadeiro espírito da corrida.

    Abraço e bons treinos!
    Rui Estrelinha

    ResponderExcluir
  4. Olá João, muitos parabéns e partilho contigo essa felicidade que sentes, como sabes o meu objectivo é um pouco mais ambicioso, é claro que depende do ponto de vista, mas como sabes é para a Maratona que estou a trabalhar em 2012. Agora só te falta fazeres um treino ou prova com essas distancias todas as semanas e ires aumentando aos poucos, é que prometes-te que me fazias companhia na Maratona, mas eu gostava que fosse do principio ao fim. Agora o proximo treino tem que ser de descompressão e depois aumentar até ao próximo treino longo. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá João.

    Mas que boa notícia : )

    Fico muito feliz... e acredita que qualquer dia, é dia : )))

    PARABÉNS AMIGO!

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS!
    Grande treino e excelente andamento! Quem me dera, na actualidade, andar assim!
    Nas Lampas vou ter ver-te na partida e na chegada! E mesmo assim só se esperares um bom bocado!
    Continuo a acreditar que consegues chegar a uma maratona sem grandes dificuldades!
    Já te falei no exemplo da Henrriqueta e do Carlos!
    Agora se quiseres fazer uma maratona “prego a fundo” a “coisa” é mais complicada.
    Mas uma maratona “nas calmas” tu chegas lá sem grande problema.
    Jorge Branco (anónimo a força!)

    ResponderExcluir
  7. parabens amigo
    um campeão é isso mesmo , nunca é tarde para começar e é sempre cedo para desistir, um abraço.
    amaranterunningteam.blogspot.com

    ResponderExcluir