domingo, 7 de agosto de 2011

Volta ao Minho na Arrábida - Uma oportunidade a não perder!

A esmagadora maioria dos residentes interroga-se surpreendida quando ouve falar da Volta ao Minho no Parque Natural da Arrábida. Leia o Historial e perceba a razão. A Volta tem 6 etapas mas pode participar apenas numa à escolha. Há vários preços conforme o pacote escolhido. Venha participar numa prova única no país.

Historial:
A Volta ao Minho teve a sua primeira edição em 1982, sendo disputada durante nove dias com os participantes a terem de correr 17 etapas, (duas por dia e um dia apenas com a etapa matinal). Tinha o seu início e chegada em Braga, percorrendo quase todos os concelhos do Minho. Disputaram-se então cinco edições neste formato. Para o efeito, foi criada a Associação Cultural Desportiva e Turística do Minho.
Surgiu inevitavelmente o cansaço dos organizadores. O interregno durou cinco anos até que se decidiu que a Volta ao Minho se disputaria sempre na primeira quinta-feira de Setembro, com duração até ao domingo seguinte.

Nesta nova fase e nos dois primeiros anos, a Volta disputou-se na região minhota. Sentiram então os participantes mais antigos vontade em alargar os horizontes da Volta, realizando-a noutros locais do país, sempre que preferível em Parques Naturais.
Assim, até hoje a Volta realizou-se em locais como a Serra da Estrela, Serra do Caramulo, Parque Natural de Montesinho, Serra de S. Mamede, Serpa, Litoral Alentejano, Serra do Açor, Parque Natural da Serra d’Aire, etc. Este ano, a Volta será então disputada na região do Parque Natural da Arrábida.
A esmagadora maioria dos residentes interroga-se surpreendida quando ouve falar da Volta ao Minho na sua região. Esta é a explicação.

PROGRAMA DA 25ª VOLTA AO MINHO NO PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA
DIA 1 – 5ª FEIRA
Das 15 às 17.30h – Recepção dos participantes no Complexo Desportivo de Setúbal (nas imediações da antiga fábrica da Renault)

1ª Etapa - Distância: 11,5 km às 18h Caminheiros: 5 km
Partida e chegada na Quinta da Serralheira, no Alto da Guerra, próximo do Complexo Desportivo de Setúbal

DIA 2 – 6ª FEIRA
2ª Etapa – Distância: 11,5 km às 9.30 Caminheiros: 5 km
Partida: Largo José Afonso em Setúbal
Chegada: Praia da Figueirinha

3ª Etapa – Distância: 12,3 km às 18h Caminheiros: 5 km
Partida e chegada no Vale de Barris

DIA 3 – SÁBADO
4ª Etapa – Distância: 12,75 km às 9.30 Caminheiros: 5 km
Partida e chegada: Junto à Estação da Rodoviária de Vila Fresca de Azeitão

5ª Etapa – Distância: 10 km às 18h Caminheiros: 6,4 km
Partida e chegada: Alto das Necessidades/Azeitão

DIA 4 – DOMINGO
6ª Etapa – Distância: 13 km às 9.30 Caminheiros: 7 km
Partida e chegada: Junto ao Parque de Campismo da Gambia

- Na recepção aos participantes no primeiro dia, cada participante receberá então o programa detalhado da Volta assim como um saco com várias lembranças.
- Os primeiros 2/3 quilómetros de cada etapa deverão ser corridos em grupo.
- A Volta será limitada a 120 participantes.

PREÇO DAS INSCRIÇÕES
- 4 dias : 120 euros
- 3 dias : 110 euros As crianças até 11 anos pagarão 50% dos valores acima referidos.
- 2 dias : 90 euros

Estes valores incluem as refeições, o seguro dos participantes, a autorização do Parque Natural da Arrábida, os transportes em autocarro nas etapas do segundo e terceiro dia, os abastecimentos, o saco de lembranças e as visitas turísticas e culturais.
As inscrições devem ser feitas para o NIB: 0035 2092 0002 2240 6302 5 ou através de cheque à ordem de Manuel Sequeira. A confirmação deve ser feita para o email: manuelsequeira@netvisao.pt

Preços para quem correr só uma etapa
5 euros : Quem quiser correr uma etapa, com direito a uma t-shirt.
20 euros : Se quiser correr uma etapa com refeição incluída e saco de lembranças alusiva à Volta.
25 euros: Se quiser correr a 4ª etapa com refeição incluída, saco de lembranças e visita guiada às caves de JP Vinhos, em Azeitão, com prova de moscatel.

“SEDE” DA VOLTA AO MINHO
O Hotel Campanile será a “sede” da Volta. Será lá que far-se-ão os jantares dos dias 1, 2 e 3 e o almoço final do dia 4. As outras refeições serão num restaurante localizado em Setúbal.
O Hotel Campanile tem 40 quartos disponíveis. Compete a cada participante fazer a reserva do hotel. Ao fazê-lo nesta unidade hoteleira, deve indicar que se inscreve através da Volta ao Minho.

Todos os esclarecimentos podem ser obtidos para:
Manuel Sequeira: Telem. 96 782 2014
Joaquim Nazário: Telem. 96 531 8130
Amadeu Ferreira: Telem. 96 102 8400

APOIOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário