domingo, 10 de outubro de 2010

Corrida do Aeroporto


Eu e a Sandra "alvos da comunicação social"
Fernanda, Gil, Sandra, Catita, Isabel e eu
2 Joões Limas e a Sandra
A vencedora, Ana Mafalda Ferreira e a 3ª Maria José Frias
Pódio masculino

Às 10.10 de 10/10/10, deu-se a partida para o que seria uma corrida de 10 quilómetros mas que a organização da Corrida do Aeroporto, excepcionalmente, foi obrigada a reajustar para 9 por motivo de obras.
Depois de 825 classificados na edição inaugural no ano passado, subiu-se para 1.172 atletas, a que se juntaram mais umas centenas na caminhada, tendo-se esgotadas as 2.000 inscrições, o que é um forte incentivo para uma organização que se esforçou para fazer tudo bem feito, agradar aos atletas, distribuir simpatia e ainda melhorar o percurso do ano passado, transformando a simples passagem no belo Jardim das Conchas num misto de cross e trilhos, percorrendo-se aí cerca de 2 quilómetros que enriqueceram bastante esta prova e veio dar-lhe um cunho diferente das restantes. Até um simples gesto, mas que cai muito bem nos atletas de pelotão, como o de duas pessoas da organização estarem a bater palmas a quem cortava a meta. Vantagens de ter atletas de pelotão na organização!
Únicos reparos para a falta de civismo de algumas pessoas, desde alguns caminhantes que se colocaram nos lugares da frente da partida, dificultando os primeiros metros de quem ia para a corrida, e dos gelados não terem chegado para todos pois vi pessoas com 2, 3 e até uma senhora com 4 na mão! Para haver muitos para uns, faltou para outros, o que é típico de uma certa "educação".

A nível competitivo, a vitória sorriu a Raúl Caetano do Benaventense, a quem lhe bastaram 29.51 para percorrer a distância e com um avanço de 14 segundos para o 2º classificado Mário Casaca da Garmin. Bruno Lourenço conquistou o último lugar do pódio a 7 segundos do 2º.
Imparável continua Ana Mafalda Ferreira do Estreito, conquistando mais uma vitória com os seus 33.21 e um avanço de pouco mais de 4 minutos sobre a vencedora do ano passado, Paula Lemos da Garmin. Maria José Frias dos Amigos Atletismo de Mafra completou o pódio.

A nível pessoal, esta corrida fica novamente na minha história. No ano passado, foi a prova onde finalmente me soltei e comecei a fazer tempos mais de acordo com as minhas capacidades, depois dum difícil retorno após a paragem de 6 meses pela fractura do pé. Nesta edição, sinto que foi a prova onde melhor corri este ano, apesar do problema com o joelho esquerdo que me surgiu ontem no treino da Corrida do Tejo. O resto do dia de ontem foi complicado e hoje ainda não sabia se não iria apenas fazer o aquecimento e ser obrigado a faltar à prova, tudo dependia da evolução. Apesar de estar com dores e a cortar-me os movimentos, arrisquei correr, tendo colocado primeiro Musclor aquecimento, o que terá sido providencial pois na corrida não senti mais dores e decidi atacar (aquilo que as minhas fracas capacidades definem como atacar), desde o início. E fiz a prova toda ao ataque, sem quebra alguma e com um tempo previsto final para 10 quilómetros de 52 muito baixo ou mesmo 51 alto. Mais uma vez se provou o bom trabalho de preparação que encetei neste verão.
O joelho está agora a dar uns sinais mas vamos esperar que não evolua para poder ser eu a evoluir.

Um comentário:

  1. Olá João,
    Uma vez mais, a prova do Aeroporto foi uma prova extraordinária e que me deu imenso prazer, faze-la.
    Apesar das subidas de que eu pouco gosto, nesta prova, não me meteram confusão, porque o percurso é de tal forma saudável e bonito que a dificuldade do mesmo, é indiferente.
    Adorei passar pela Pista do nosso Moniz Pereira e adorei a passagem, de maior percurso este ano, pelo Jardim das Conchas, cujo cheiro a eucalipto, o ar fresco das plantas e toda aquela envolvente da natureza só dá vontade de poder ir treinar todos os dias para lá.
    Gostei da organização, e tive pena de que realmente não tenhamos conseguido fazer os 10 Kms, mesmo fazendo mais uma voltinha no Jardim das conchas que eu tanto adorei : )
    Quanto aos reparos, tens toda a razão, infelizmente tivemos bastantes dificuldades em passar a parte inicial, porque a caminhada, insiste em partir bem na frente...

    ResponderExcluir