domingo, 14 de março de 2021

Pasito a pasito

Desde o meu último artigo, a forma tem vindo a evoluir lenta mas progressivamente, nesta minha nova fase de caminhadas atléticas (*), dado que, como se sabe, não posso mais correr. A esse propósito, fez na sexta um ano da operação que fiz ao joelho esquerdo e onde se verificou que ele tinha chegado ao fim da linha para os impactos de corrida.  

Se no início de Janeiro realizei a 1ª Maratona a Caminhar num excelente pico de forma, poucos dias depois fui sujeito a uma intervenção cirúrgica que muito interferiu no organismo e quando regressei às caminhadas, cerca dum mês após, a condição física estava naquilo que os cientistas apelidam de "nas lonas".

Porém, e como já dei conta no anterior artigo, e no início deste, tenho vindo "pasito a pasito" a evoluir, passando de 5 km dia sim dia não para 8 km e ao fim-de-semana 10. 

A melhor maneira de aferir essa evolução é ver os tempos destas 4 semanas (apenas como referência, a minha melhor marca de 10 a caminhar é de 1:21.16, média de 8,07/Km): 1:48.15 - 1:39.19 - 1:37.18 - 1:36.44

Como se constata, a curva é positiva, sempre com melhorias. Naturalmente ainda estou a 15.28 da minha melhor marca (1.33 por km) e neste momento nem imagino como conseguirei ser mais rápido mais de minuto e meio por km e em todos esses 10 km, nem como já caminhei um km em 7.47 mas com muita dedicação, esforço e tempo, hei-de chegar lá. Ou pelo menos lutar por isso. Até porque para o Outono quero estar em nova grande forma para a 2ª Maratona a Caminhar!

A caminhada de hoje também tem uma referência especial pois foi, desde esta operação, a primeira acima das duas léguas. Só parei aos 13,5 km.

Outra situação que noto é que nas caminhadas ia sempre em crescendo, com a 2ª metade mais rápida que a 1ª, inclusive nos 42.195, e neste momento não o consigo, começando a quebrar perto do final. Mas sendo tudo normal para a situação actual.

Há quem me interrogue se se justifica toda esta atenção até ao segundo nas marcas mas é a forma de me motivar ainda mais e compensação pela perda da corrida.

Entretanto inscrevi-me numa corrida virtual. A Corrida da Páscoa de Cascais, a realizar entre 27 de Março e 4 de Abril, evento virtual para se realizar a caminhar ou correr, 5 ou 10 km e com o fim solidário do total do valor angariado (5 euros de inscrição mais 5 euros que a Câmara de Cascais adiciona por cada inscrito) ser entregue às famílias mais vulneráveis da comunidade. E bem sabemos como têm aumentado os casos a necessitar de ajuda desde o início desta pandemia.

Despeço-me desejando a todos que fiquem bem!

(*) Este termo de "caminhada atlética" não é da minha lavra. É do Jorge Branco, a quem deixo aqui um abraço, que afirmou que já existia a corrida e marcha atlética e eu tinha "inventado" agora a caminhada atlética 😄

12 comentários:

  1. Que boas novidades. Continua a acreditar nas tuas possibilidades e ainda fazes os 10 km numa hora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei... 10 numa hora era 6 ao km. Isso implicava correr... Não dá mesmo :)

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  2. Um grande, grande abraço CAMPEÃO.
    És uma fonte de inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que essa da fonte não seja alusão a meter água, ih ih ih

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Muito bom ver-te assim de volta, motivado :) ... Aquele abraço forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motivação é algo que nunca me faltou :)

      Obrigado e grande abraço

      Excluir
  4. Respostas
    1. A abrir para que a forma não se feche :)

      Grande abraço

      Excluir
  5. Ainda bem que estás de volta. O tempo que demores a recuperar é secundário. Força campeão!

    ResponderExcluir
  6. "O caminho, faz-se caminhando".
    Que melhor exemplo, o teu, para motivares todos os outros que olham sempre para o copo meio vazio.
    Gr campeão !!!
    Abraço
    MIKE

    ResponderExcluir