domingo, 30 de junho de 2019

Na 40ª Corrida das Fogueiras, com organização e público exemplares!

Palavras para quê? A melhor companhia! :)

Com o Catita, Tânia, Paulo e Nuno

A 28 de Junho de 1980, disputou-se em Peniche uma corrida de 10 km em estreia e com um conceito inovador, iluminada por fogueiras! 

Foram 78 os atletas que cortaram a meta nessa 1ª edição, número que quase duplicou no ano seguinte, 152, para na 3ª edição ultrapassar o meio milhar, 537, e na 5ª quebrar a barreira do milhar, 1.132.
Em 2011 chegou-se aos 2 milhares, 2.065, para os 3 mil serem batidos no ano passado, 3.077.

Como nestes últimos anos a partida deixou de ser dada no pontão, o que dificultava aumentar o pelotão pois o pessoal já chegava ao mar, a participação continua a aumentar e neste ano de festa da 40ª edição, novo e grande record com 3.347 felizes atletas a passarem o risco final.
No total das 40 edições, cortaram a meta 57.603 atletas.

De registar que se na edição inaugural a distância foi, como acima referido, de 10 km, em 1981 e 1982 baixou para 8 km, entre 1983 e 1987 aumentou para 12 km e desde 1988 fixou-se na tripla légua, 15 km.

40 edições de grande e cada vez maior sucesso, alicerçados por uma organização exemplar e por um público raro em Portugal.
Das provas nacionais que conheço, as que fogem à apatia geral do público, ou do seu deserto, são a São Silvestre da Amadora e esta Corrida das Fogueiras.

Mas se já estava habituado a este maravilhoso público, ontem foi a 11ª vez que participei neste mítico evento, desta feita surpreenderam ainda mais tudo e todos. O público ontem esteve ainda mais frenético!
Uma festa dentro e fora. Fantástico! Obrigado povo de Peniche!!!

Ainda antes de falar da minha prova, e como foi uma edição marcante por ser a 40ª, espaço para uma pequena estatística de vencedores onde pontifica Madalena Carriço com 6 vitórias, entre 2000 e 2012, Madalena Carriço que ainda ontem esteve novamente presente.
A nível feminino, há 29 atletas diferentes a triunfarem. Além das 6 vitórias de Madalena Carriço, Umbelina Nunes e Alexandra Almeida ganharam por 3 vezes.
No sector masculino, a lista é composta por 30 atletas, com Artur Santiago a vencer por 4 vezes e consecutivas (2001 a 2004), seguido por Joaquim Murraças e Vitor Vasco com 3 triunfos cada.

A discutir com o Nuno tácticas! :)
Como disse, foi a minha 11ª participação nesta prova com uma história especial para mim. Apesar de o percurso não ser propriamente fácil, das melhores 7 marcas que tenho em 15 km, 3 foram em Peniche, onde está mesmo o actual (e definitivo?) record. E essas 3 marcas registei-as em 3 anos consecutivos.

Em 2015 fiquei a 10 segundos do meu record da altura, ao fazer 1.20.30. Em 2016 bati largamente esse record que durava há 9 anos, baixando de 1.20.20 para 1.18.59. No louco ano de 2017, no dia dos meus anos baixei para 1.18.03 em Mafra, depois 1.16.41 no 1º de Maio e aqui em Peniche consegui bater pela margem mínima de 1 segundo, fixando-o em 1.16.40

Mas mais do que os records, a melhor recordação de qualquer uma das 11 provas é sempre o prazer de estar nesta corrida tão especial e de personalidade tão marcante.

Ontem receava poder ter que ficar pelo caminho. Não por uma questão de forma, que está jeitosa, mas porque na 4ª tive uma cirurgia a uma gengiva para um implante. Sabia que não podia correr na 5ª e 6ª e tinha luz verde para sábado mas com a condição de se sentisse algum latejar ou sabor a sangue, tinha que encostar de imediato.

Até estava confiante mas nas primeiras passadas durante o aquecimento senti ali algo que me incomodou. Passou de imediato mas alertou-me. 

Combinei com a Mafalda para ela estar num determinado sítio quando passasse pelos Bombeiros aos 4 km, para o caso de ter que ficar pelo caminho. 

Por falar em Bombeiros, diga-se de passagem que este ano houve uma alteração ao percurso. Aos 2 e tal, quando retornamos à rotunda, em vez de seguirmos em frente, dando a volta por trás, cortámos à esquerda para a Marginal donde partimos e antes dos Bombeiros cortámos à direita para os circundar. Uma alteração que considero bem positiva pois passa onde está mais público, local mais bonito e iluminado.

Parti com receio e consciente que a táctica era de salvaguarda, uns bons furos abaixo do limite.

Confesso que nos primeiros quilómetros ia apreensivo, a sentir a espada da desistência por cima de mim. Essa sensação foi atenuando pelo facto de estar a sentir tudo perfeito no local da cirurgia. 

A passagem pelo centro, com o público "louco", distraiu-me um pouco mas foi apenas por volta dos 8 quilómetros que libertei-me da amarra desse receio pois se não tinha sentido nada até aí, já não deveria aparecer. Aí soltei um bocado a passada e ainda bem pois dá-me muito prazer aquela subida. 

Acabei a prova bem, sem sentir grande cansaço, fruto de ter ficado a degraus do limite. A marca final de 1.25.08 encheu-me de satisfação pois, para as condições que fiz a prova, foi bem melhor do que imaginava ( pensava que seria à volta de 1.30).

E em que se pensa quando se corta a meta nas Fogueiras? Exacto! O pensamento é "quando chega a próxima edição?". Algo que acredito ser a 27 de Junho pois todas as 40 edições foram disputadas no último sábado de Junho.

Muitos parabéns à organização, e a todos os atletas que a usufruem, pelas 40 edições e um enorme agradecimento às gentes de Peniche por nos oferecerem uma noite sempre inesquecível.

Venha 2020!


A bonita medalha em forma de fogueira. Também a camisola foi muito bem idealizada, escura como a noite com uma fogueira a aparecer por baixo

20 comentários:

  1. Aquele publico de Peniche é demais. Este ano parece que havia mais gente nas ruas...
    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... mais gente e ainda mais entusiasmo!

      Correu-te bem?

      Beijinhos

      Excluir
    2. Era quase impossível parar... Parecia uma maluquinha de sorriso rasgado a corrinhar... Só tenho pena de não haver mais corridas das fogueiras ao longo do ano, uma parece pouco...

      Excluir
  2. Tive tanta pena em não ir este ano, ao fim de 3 edições consecutivas (embora o ano passado fosse à caminhada). Mas não se pode ir a todas.
    Parabéns por mais uma e agradeço-te essa informação estatística sobre a prova, sempre muito interessante.
    Forte abraço João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, é pena mas não temos o poder de ir a todas que gostamos...
      Ainda vi lá uma meia-dúzia de atletas do CAL.
      Grande abraço e muita força para o que está aí à porta. Estamos convosco!!!

      Excluir
  3. Então e as sardinhas :) ?

    Já agora, alguém usa frontais na prova?

    Parabéns por mais uma, por ter corrido como querias.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      Não, não fui às sardinhas.

      São muito poucos mas há quem use frontal. No meu caso, levo uma lanterna de mão para as zonas mais escuras, o que muito me ajuda.

      Um abraço

      Excluir
  4. Caro João,
    Mais uma vez a "engolir" difuculdades, destas vez, dentárias.
    E, claro, muitos parabéns pelo excelente tempo obtido.
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike!

      Um abraço e força nessa preparação :)

      Excluir
  5. Grande João, os cordelinhos pretos da cirurgia aguentaram!!! E a correr sem chapéu ainda pareces mais novo!!!
    Eu ao contrario de ti, não gostei da t-shirt, pois na zona "escura" da prova, quase não se via os atletas que iam todos de preto. De resto tudo impecavél, ainda trouxe 2 caixas de sardinhas para casa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paulo e muitos parabéns pela tua prova.
      Pois, a camisola é para se usar de dia e não à noite :)
      Um abraço

      Excluir
  6. Muitos parabéns pela tua prova, João!

    Esta corrida é mesmo especial, e o apoio do público não tem preço. Devíamos ter mais provas assim :)

    Espero que continues em boa forma! Faltam 4 meses:)

    Um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e espero que sim, que a forma fique e vá melhorando até daqui a 4 meses e 1 dia :)

      É pena que este público seja a excepção e não a regra...

      Beijinhos

      Excluir
  7. Esta prova é realmente um caso de estudo. Apesar de andar afastado da estrada, esta e o Fim da Europa são de longe, para mim, as mais interessantes! Mais de 3 mil pessoas a correrem uma prova em peniche, à noite, num percurso tudo menos facil é espantoso. Parabéns pela tua prova! Nao foi aqui que há uns tempos bateste o teu record dos 15km?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a organização que tem e o maravilhoso público, quem vem uma vez não quer deixar de regressar. Daí o sucesso :)
      Sim, o meu record está aqui, 1.16.40 em 2017
      Muito obrigado e um abraço, grande Filipe!

      Excluir
  8. muitos parabéns João um registo impressionante, além de que prestas um serviço de elevada qualidade informativa a quem gosta como nós de corridas populares e com muita assistência. infelizmente ainda não foi este o "ano" apesar de estar na agendada desde Há muito, mas acontece sempre um imprevisto, um afazer profissional,será pro ano a minha estreia ( espero)
    estive a ler a tua crónica e fui ao registo de edições anteriores e verifiquei que os tempos são brutais (48:48 e menos) para os 15k mas nas edições iniciais seria impossível aqueles tempos para a mesma distancia, nem sempre foi de 15K? apenas curiosidade, um abraço e até uma prova destas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Góis!
      Não a percas para o ano :)

      Sim, desde 1988 que tem 15 certos. O record é de 44.10 mas é preciso ver que era numa altura em que o nível competitivo era incomparavelmente maior. Posso dar o exemplo dum amigo que fez em Peniche 59.36 em 1991 e ficou perto do meio da tabela (448 em 918). Com esse tempo seria agora 159 entre 3.326! E não se pense que que não estava bem medido, se fizermos o mesmo exercício para outras provas dá o mesmo. Por exemplo, 1.17.30 deu na Meia-Maratona da Ponte 1991 o lugar 398 entre 3.103. Na edição deste ano, daria o 103 entre 10.607! Outros tempos, outra competitividade.

      Um abraço e até uma prova por aí :)

      Excluir
  9. Depois de nem sei quantas edições consecutivas este ano não consegui ir... Mas para o ano tenho de lá estar! Um dia ainda quero subir ao pódio das Fogueiras 😛

    Parabéns João, sempre um lutador face às condiconantes que te vão aparecendo!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força para um pódio nesta mítica prova!
      Contigo lá e mais dois iguais a ti, fico sem hipótese de lutar pelo pódio, eh eh eh

      Um abraço e boas corridas

      Excluir