A equipa 4 ao Km (Eberhard, Sandra e eu), bem reforçada na foto com os amigos João Branco, Isabel, Nuno e as duas estrelas do dia, Filipa e Tomás) |
Estar com amigos é uma felicidade. Correr é uma felicidade. Sentir os frutos de tanto trabalho traduzidos numa grande marca, é uma felicidade. E quando tudo se conjuga como hoje de manhã, que mais se pode pedir?
2ª Corrida Pirilampo Mágico e minha 2º presença. Uma corrida dedicada a uma causa nobre o que reivindica a minha participação.
Um dia muito especial. A Sandra novamente de amarelinho! Difícil de explicar o que isso significa :) |
Estou numa altura de distâncias maiores, portanto menos velocidade, mas no plano, e como é dia de semana, seriam 10 quilómetros. Mas vim com uma fisgada. Tentar se seria possível novo sub50.
Como sabem, lutei 10 anos por conseguir baixar dos 50 aos 10 km, o que finalmente sucedeu em Dezembro passado no GP Natal com 48.42, a que se seguiu em Março na APAV 49.58 e no Santo António em Junho 48.19. Seria bonito uma 4ª vez mas consciente que desta a situação era mais complicada por não estar a treinar velocidade.
Com o apoio especial da filha, Joana, e do Miguel |
Ora nestas coisas, não saberemos se não tentarmos. Aqueci bem e a táctica era impor um ritmo a pensar nos sub50. Se visse que era demais, era questão de levantar o pé do acelerador.
O difícil é darmos tudo o que temos mas de maneira a não esgotar antes da meta. É um equilíbrio complicado.
Lá para o 2º km a avaliação estava feita. Sentia-me bem, logo... "continua João, acredita sempre!".
Partimos de Belém a Algés, retorno até Alcântara e regresso a Belém. Na fase Algés-Alcântara, havia uma ligeira brisa. Não afectava a corrida mas aliviava o calor que já apertava. O problema deu-se entre Alcântara e Belém pois sem a tal brisa comecei a aquecer demasiado. Mas havia uma linda cenoura à frente dos meus olhos. Tinha passado no retorno aos 7 km com um avanço de 13 segundos em relação ao sub50. Havia que manter.
Focado! |
Aos 8 sentia que já não dava para aumentar, apenas para manter o ritmo mas uma campainha tinlitava incessantemente num cantinho dos meus ouvidos. Dizia "sub50, sub50". E afinal dei por mim a conseguir apertar o ritmo.
Quando avistei o pórtico da meta, o sucesso era já uma certeza. 49.24 de tempo de chip! Uma enorme alegria tomou-me de assalto. É bom quando sentimos que nos estamos a esforçar tanto e a ser tão recompensados!
YEAH!!!!! |
10 anos é muito tempo. Mas foi o que necessitei para cumprir esse sonho, tantas vezes pareceu inalcançável. Agora, em pouco menos de 10 meses, e sem entretanto ter participado em muitas provas de 10, cheguei ao meu quarto sub50. 3ª melhor marca de sempre.
Eufórico é neste momento o meu apelido.
Espantado fiquei foi com a posição final. Ainda no ano passado salientava o facto pouco comum de andar a terminar na primeira metade do pelotão, Pois hoje foi no primeiro terço (123º entre 400 e 11º entre 27 no escalão). São posições que me deixam assim para o... estão a entender, não estão?
No final, fui entrevistado para a Rádio Nazaré. Pensava que seriam perguntas sobre corrida mas eram sobre a problemática das pessoas com deficiência, o que requereriam uma reflexão prévia. Apanhado assim de repente, com um microfone à frente do nariz e saber que estava em directo... deixou-me atrapalhado! :)
Agora é recuperar para no domingo percorrer os 21.097,5 da Meia-Maratona Ribeirinha da Moita.
Uma curiosidade: A soma de todos os tempos que realizei em provas, é de 499 horas 27 minutos e 17 segundos. O que significa que aos 32 minutos e 43 segundos na Moita, chego às 500 horas em corrida (Sim, sim, eu sei. Tenho a panca da estatística, não é?)
Até lá, passem bem e sejam felizes!
Até o Pirilampo é amarelo! |
Ninguém te pára!
ResponderExcluirParabéns por mais uma excelente marca!
Continuação de boas corridas!
A meta parou-me :)
ExcluirObrigado, beijinhos e força para as tuas corridas
Grande João! Das coisas que mais gosto da corrida é aquela sensação de que o trabalho compensa. Eu já acho que nem é uma fase boa que estás a ultrapassar, mas passaste para um nivel diferente como corredor. Estes resultados são cada vez mais naturais, de certeza que sentes isso. Um prazer acompanhar a tua evolução nos ultimos 4 ou 5 anos, desde que descobri o teu blog. Um abraço
ResponderExcluirMuito obrigado pelas simpáticas palavras, Filipe :)
ExcluirDia 29 vemo-nos em Almeirim?
Um abraço e boas corridas!
Um dia muito especial marcado pelo meu regresso a esta equipa maravilhosa, e mais uma prova fabulosa que fizeste. Fruto de muito trabalho e empenho. Muitos parabéns amigo. És um orgulho enorme. Mereces todos estes resultados estrondosos que há tantos anos desejavas. Deixas-me muito feliz.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas tuas palavras! :)
ExcluirBeijinhos e força para as próximas
Lembro-me bem de algumas "discussões" aqui neste cantinho, com muita gente (inclusive eu) a acreditar que conseguirias os tais sub-50 e tu sempre na negação :) ... ainda bem que estavas errado :) ... e muito ... olha lá onde já vão os 50min? Para um leigo, quase 2min parece pouco, mas para nós que andamoa "lá dentro" sabemos que não é nada disso, e qua a partir de determinado momento cada segundinho é algo maravilhoso ... é atingir o limite dos limites e tirar-lhe mais um bocadinho por mais pequenos que seja, colocar o limite num novo patamar. Continuo aqui sentadinho em primeira linha, refastelado de sorriso de orelha a orelha, com balde de pipocas na mão, a assistir feliz à "cavalgada" que iniciaste há alguns meses atrás ... um novo "João", que descobriu que afinal ainda há muito limite para ser batido. Consigo sentir o que sentes, pq tb eu passei pelo mesmo ... parece que de repente uma alavanca se destravou e ficamos imbatíveis ... aproveita bem essa motivação, essa viagem porque é espectacular. Eu estou a tentar voltar a saltar nessa carruagem, e parece que finalmente estou em condições para voltar a isso dentro de algum tempo - quem sabe mais para final do ano apanho esse comboio? :) ... muitos parabéns e sigaaa a camioneta, neste caso o foguete ;)
ResponderExcluirGrande abraço
Muito obrigado por este texto, grande Carlos!
ExcluirSobre a negação, era forma de defesa depois de tanto tempo a não conseguir (10 anos é mesmo muito tempo), mas nunca deixei de lutar :)
Uma só correcção: a cavalgada não começou há meses atrás mas já vem de há ano e meio! Pois é, há ano e meio que ando a dizimar records e a passar para a 5ª dimensão :)
Grande abraço e estou ansioso por tornar a ler relatos épicos do Perneta! Força!!!
Ano e meio???? txiiii ... pois é ... fogueiras 2016 por exemplo, dois grandes voos nesse dia ;) ... o tempo passa a voar ... há que aproveitar :)
ExcluirSim, aproveitar agora que em Dezembro haverá uma paragem forçada de pelo menos 2 meses...
ExcluirSempre a somar :)
ResponderExcluirE para a meia?? Qual é a marca a bater??
Bom... o record da Meia está muito puxado, 1.52.38 feitos nos Descobrimentos 2016, e com o calor que se vai sentir, a Moita vai ser muito dura. Se fizesse abaixo das 2 horas, o que só consegui 7 vezes em 51 Meias, ficava muito feliz.
ExcluirObrigado e beijinhos :)
Lembro-me bem do tempo em que lutavas para baixar dos 50 min aos 10 km... E agora, é umas atrás das outras :) Simplesmente a comprovar que o trabalho dá sempre frutos! E somos mais fruto daquilo que fazemos do que do factor idade por exemplo. Beijinho João e continuação de bons treinos, e melhores provas!
ResponderExcluirMuito obrigado Ana! Sim, quanto mais treino, mais "sorte" tenho :)
ExcluirBeijinhos e boas corridas
Dia bonito, grande causa, excelente tempo e mais uma etapa concluída (e sem sequelas, que são sempre um perigo quando se puxa um bocado mais). Ganda João!
ResponderExcluirMuito obrigado Baptista!
ExcluirE hoje houve mais :)
Um abraço e boas corridas
Muitos parabéns, João! Grande prova e grande tempo :)
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirBeijinhos :)
Grande João!
ResponderExcluirNão imaginas (ou imaginas certamente) como esta tua evolução é importante para iniciantes como eu, que lutam a cada dia por baixar uns segundinhos da sua extraordinária marca aos 10k de 1h e qualquer coisa ahahahah
Adoro o entusiasmo com que falas das corridas. E, por incrível que pareça, dei por mim não a pensar "será que algum dia vou baixar dos 50?" mas sim "será que aguento ser persistente durante 10 anos?"
Força João, vou passar à próxima rúbrica que certamente será mais uma excelente marca, estás imparável!
Beijinhos
Fabiana... continua com o mesmo prazer de corrida e as coisas virão naturalmente :)
ExcluirBeijinhos e força! Tens muito potencial :)
Estou há espera dos 0:45:00! :)
ResponderExcluirJá agora podias pedir menos 1 segundo para dar 44.59...
ExcluirOk menos 1 segundo! :)
ExcluirSim, é muito fácil colocar metas nos outros :)
Excluir