O "Dream Team" pela ordem de entrada em acção (da direita para a esquerda) |
Antes de falar da minha corrida, enviar um entusiasta grito de parabéns à Isa e Vítor que em Madrid concluíram de forma brilhante a sua oitava Maratona. São uns heróis!!!
Igualmente outro entusiasta grito de parabéns a Jéssica Augusto que VENCEU a Maratona de Hamburgo com a fantástica marca de 2.25.30!!! Super campeã!!!
A equipa 4 ao Km esteve hoje presente na 78ª Estafeta Cascais-Lisboa, Estafeta que se realizou pela 79ª vez! E não, não há engano, é que problemas na primeira edição fizeram que ficasse marcada como edição 0. A segunda que se realizou foi denominada 1ª e por aí fora, numa riquíssima história que vem desde 24 de Abril de 1932!
Foi aqui que há 4 anos conseguimos uma ida ao pódio, com o 2ª lugar em Veteranos B. Desta vez éramos seniores pois conta a idade do mais novo. A equipa foi constituída por (ordem de percursos): Aurélio, Orlando, João Cravo e eu.
Foi a 4ª presença da equipa, após 2012, 2013 e 2014 e se nas anteriores 3 vezes realizei o 3º percurso (Santo Amaro-Alto da Boa Viagem), desta vez calhou-me o 4º, Alto da Boa Viagem-Belém.
Nada disse nem dei a entender mas tinha um objectivo em mente, o record dos 5. O problema é que a marca, 23.49, já estava muito esticada e seria necessário uma média máxima de 4.45,7
Antigamente, acharia praticamente impossível, mas agora com tudo o que tenho alcançado, achava muito difícil mas... vamos à luta que é possível e sem tentar não se consegue.
O meu arranque foi às 11.15, altura já com muito calor e o trajecto é todo ao sol (felizmente a espera pela passagem de testemunho deu-se à sombra). Mas se o calor afecta em distâncias maiores, em 5 aguenta-se, em especial quando a vontade é enorme.
Antes do speaker anunciar a equipa 4 (sim, os 4 ao km tiveram o dorsal 4!), já tinha visto o João Cravo que vinha em bom ritmo, depois de ter vencido a dura subida do Alto da Boa Viagem, e preparei-me para receber a fita elástica (testemunho) e partir a dar-lhe bem.
Com cerca de 300 metros as sensações já me tinham dito "hum... é mesmo possível, concentra-te!".
Como se sabe, o meu problema habitual é o início mas hoje aqueci 8 km para uma corrida de 5. Claro que aquecimento muito devagarinho e intercalado mas com 3 picos no final. Isso permitiu-me entrar logo "a matar".
1º quilómetro, beneficiando dos primeiros 200 metros a descer, em 4.39 e segundo em 4.45, exactamente como o 3º, 4.45. O meu percurso é de longas rectas, algo que não gosto mas abstraí-me disso, sempre com o mesmo foco e a ultrapassar uma série de atletas pois em simultâneo disputa-se a corrida de 20 km (ao contrário do que foi dito por vários, Almeirim não ficou a única de 20 existente no país) que partiu 30 minutos antes e assim os atletas estavam entre os 15 e os 20 e eu estava apenas em 5 km...
No 4º o cansaço começou a manifestar-se e fiz 4.52 mas logo reagi pois o record estava à mão de semear e agora era altura de dar o tudo por tudo. Último quilómetro em 4.43 e cortei a meta em 23.44, menos 5 segundos que o anterior e uma média de 4.44,8 :)
No total, marcámos 1.39.15, terminando na 57ª posição entre 99, quase a meio da tabela.
Enfim... já nem sei o que dizer. Terminei 2016, onde dizimei todos os records de todas as distâncias, a pensar que agora seria extremamente difícil bater mais algum e no primeiro terço de 2017 já levo 4 (5, 15, 30 e Maratona). Já não digo nem penso mais nada! :)
Como sempre, o ambiente nesta prova é extraordinário, devido à grande união que as estafetas provocam, e foi um enorme prazer ter feito parte desta equipa!
Tanto a Estafeta como os 20 Km transformam a manhã de quem neles participa, ficando uma óptima memória para o nosso baú das melhores recordações.
Próxima prova - Terça, 25 de Abril, 40ª Corrida da Liberdade, cerca de 11 km mas para fazer em ritmo de treino e a "curtir" o ambiente
PARABÉNS!
ResponderExcluirMas estafetas não é comigo eu gosto de me estafar sozinho como tu viste! :)
Pois... mas como quem correu fomos nós... :)
ExcluirUm abraço
Parabéns à GRANDE EQUIPA! :)
ResponderExcluirE, claro, pelo teu recorde também... ;)
Beijinhos
Muito obrigado Rute!
ExcluirBeijinhos :)
Parabéns!
ResponderExcluirAo contrário do Jorge, agrada-me a ideia de um dia participar numa estafeta.
Abraço!
Muito obrigado Nuno!
ExcluirÉ muito agradável pelo espírito de união que se cria e que nos leva a dar mais do que pensamos ser possível :)
Um abraço
Parabéns João! Estás um verdadeiro papa recordes 😀 qual sera o próximo? Ehehe
ResponderExcluirUm abraço!
Muito obrigado Vítor!
ExcluirNos próximos tempos haverá poucas hipóteses mas... já nem digo nada :)
Um abraço
Ahhh e tal, aqueci 8 km para uma prova de 5 :)
ResponderExcluirQuem não conhece o contexto fica mesmo sem perceber o esforço eheheh
Parabéns pelo pódio e pela marca!
Ainda mais num dia assim para o morninho.
Muito bom!
Abraço
Pódio... foi há 4 anos... :)
ExcluirPrecisava de correr um bom bocado, mesmo devagar, para poder começar logo a "matar"!
Obrigado e um abraço
Ops, quase que me escapava este record! Vai com calma que uma pessoa já tem dificuldades em seguir-te!
ResponderExcluirMuito obrigado Filipe! É aproveitar enquanto o vento está de feição, já que dum momento para o outro pode mudar. Basta pôr um pé em falso.
ExcluirMas hoje não será a véspera desse dia (lema dos irredutíveis gauleses asterixianos)
Um abraço e muitos parabéns por mais um enorme feito teu!
Muito bom! Muitos parabéns por mais um excelente tempo! :)
ResponderExcluirMuito obrigado! :)
ExcluirMuitos parabéns amigo! E a toda a equipa!
ResponderExcluirContinuas em grande forma :)
Força para os próximos recordes ;)
Beijinhos
Até agora, o vento continua de feição :)
ExcluirObrigado e beijinhos