domingo, 29 de janeiro de 2017

Começar a reduzir faltando 3 semanas


Após os 30 da semana passada, e estando a 3 semanas do grande dia, altura de começar a reduzir distância. 

Assim, ontem foi dia de 24 quilómetros e na próxima semana serão 20.

Começo é a preocupar-me com uma situação. Se se recordarem, no treino de 30 os últimos 27 foram fantásticos mas os 3 primeiros sofridos por os gémeos parecerem troncos, tal como tinha sucedido dois dias antes e que na altura associei ao muito frio e o estarem contraídos.
O que é certo é que todos os treinos desta semana tiveram esse início. Gémeos a parecerem troncos, gerando dor e um grande desconforto e depois soltam-se e acabo por correr a boa velocidade se for necessário.

Neste de 24, começaram por volta dos 1.600 e duraram até perto dos 5 km, período o qual fiz cada km em cerca de (imaginem!) 8 minutos (!!!), devido a algumas paragens para massajar e tentar esticar.  

A partir do momento que passou, o ritmo regressou ao normal e fiz 19 quilómetros muito bons. Ou melhor, 17,5 pois o último quilómetro e meio foi a abrandar gradualmente ao estilo de retorno à calma.

É certo que aquela dor passa e depois corro muito bem, mas enquanto dura é penosa e não me permite correr minimamente em condições. Pior do que isso é o receio que venha gerar algo pior. Das 7 Maratonas que concluí, em duas entrei sem saber até onde chegaria pois não estava em condições. Essas duas foram exactamente as duas corridas em Espanha (Sevilha com infecção nos pulmões e Barcelona com contractura no gémeo direito mas ocasionada por um antibiótico filho do demo) e gostava de regressar ao país vizinho em perfeitas condições. Vamos ver a evolução disto.

O percurso foi semelhante ao dos 30 da semana passada mas com o retorno na Cruz Quebrada e não em Algés. Quando passei no novo Passeio Marítimo, tinha ele acabado de ser inaugurado oficialmente pelo Presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, com a presença de várias individualidades e o som a cargo da Rádio Comercial com a presença de Nuno Markl (do qual sou ouvinte de grandes rubricas como "O homem que mordeu o cão", "Caderneta de cromos" e "Traquitanas").

Uma boa semana a todos.


18 comentários:

  1. Pelos vistos, a dor é no período de "aquecimento". Tenta massajar bem com algum creme adequado, alonga com calma e "perde" algum tempo antes de saíres para Correr. Beijinhos e tudo a correr bem. Não sou má a dar conselhos pois não? Especialmente se considerarmos que vêm de quem não mexe uma palha no que a Comida diz respeito, por agora :-)

    ResponderExcluir
  2. Fazes massagem desportiva João? É muito importante para esses casos, isso acontece me quando estou muito tempo sem ir à marquesa sofrer um bocado... ☺️

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vítor, faço todos os meses e a última foi a meio de Janeiro.

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  3. Amigo, parece-se muito com as dores que já tive umas quantas vezes, é bastante aflitivo, tens de reduzir a velocidade ou mesmo parar mas depois acaba por passar, esta é a boa notícia, acaba por passar =)
    Vais ver que não é nada de especial e vais fazer uma grande maratona.

    Força!
    Animo, animo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Calma João, não deve ser nada de grave.
    Continua a aquecer e a alongar bem, são os conselhos que te posso dar.
    Força para Sevilha!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O Urbano resolve-te isso e vai correr tudo bem!
    Pois tu a reduzir e eu ainda tenho 2 meses "desgraçados" pela frente!... E ando todo "desmembrado"! Não sei mesmo se lá chego mas agora a "coisa" é do estilo ou dá ou parte!
    Forte abraço.



    ResponderExcluir
  6. Calma João. Vai correr bem, talvez seja das muitas semanas de treino acumuladas. Agora com a redução vai tudo normalizar e da 19 estás como o aço.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Bom, com esses conselhos todos apenas posso mandar como bitaite: alimentação/suplementação e esforço.

    OLHÒ descanso ;)

    Abraço e "bora lá" mas em castelhano.

    ResponderExcluir
  8. e tu não paras!!! Muito bem João fico feliz por continuares em 2017 com os teus objectivos sem "falhas" ao contraio eu que tanto gastava de ir mais um ano a correr por fora , a minha vida nesta fase não me permite.Quanto ás dores nos gemeos deve ser resultado da malha que lhe tens dado , no fim dos treinos longos experimenta meter os gémeos em agua gelada ou massagem de gelo para prevenir qualquer tipo de lesão , eu seu que está frio mas resulta , é muito eficaz.Um grande abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim!

      Sim, costumo passar água fria após o duche.

      Um abraço

      Excluir
  9. Também costumava ter (às vezes ainda tenho) essas dores e, sim, é horrível, porque fica muito difícil correr. No meu caso, até andar, nas subidas em trilhos. Ao fim de uns quilómetros passa, portanto sempre pensei que se devesse a falta de aquecimento mas, mesmo quando aquecia primeiro, por vezes ainda as tinha... Cheguei a comprar um gel de aquecimento na Decathlon, acho que ajudou um pouco.
    Força para Sevilha, está quase! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir