terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Já são mais de 5.000 classificações completas na página

No histórico de resultados das provas Portuguesas que mantenho, chegou-se a um número que julgo merecer aqui referência, dado que se ultrapassaram as 5.000 classificações completas.

Recordo que esta página foi criada com o intuito de preservar as classificações, verdadeiro património das nossas corridas, e dado que constatei que a grande maioria desaparecia das respectivas páginas ao fim de algum tempo, muitas quando aparecem os da edição seguinte.

Assim, guardando-as no servidor que tenho alugado, estão sempre disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano e ao alcance de qualquer um com um simples clique.

Neste momento estão disponíveis 5.003, sendo este um número em constante crescimento, com as provas que se vão realizando semanalmente, bem como as que entretanto recupero.

A mais antiga é anterior à república pois pertence à 1ª Maratona dos Jogos Olímpicos Nacionais, a primeira Maratona realizada em Portugal, então com 42,8 Km, e que se disputou em Lisboa a 2 de Maio de 1910, com partida à estranha hora de 13 horas 13 minutos e 20 segundos! Partiram 12 atletas e cortaram a meta 10 com Francisco Lázaro, então no Velo Club de Lisboa, a triunfar em 2.57.35 e um avanço de 44 minutos sobre o 2º!

Com o grande incremento de provas, muito em especial de Trilhos, nestes 2 últimos anos tem sido cada vez mais complicado manter esta página. Não sei até quando conseguirei mas desde que seja possível, contem comigo.
Não posso deixar de agradecer a diversas pessoas e organizações que têm contribuído para o avolumar de classificações disponíveis ou com datas para o calendário, fundamental para saber quando se realizam as provas.

São muitas e muitas horas semanais de pesquisa, e não basta colocar a classificação pois nas semanas seguintes tem que se estar atento a eventuais alterações (ou por acrescento de atletas ou desclassificações), e é essa a razão que ainda não consegui arranjar tempo para aquilo que queria, programar a página de maneira bem mais eficiente, tanto para o utilizador como para a sua manutenção, actuando como uma verdadeira base de dados de provas e resultados, e esteticamente mais apelativa. Mas um dia hei-de conseguir!

21 comentários:

  1. É um fantástico trabalho João... mesmo sem palavras. Obrigado!

    Apenas uma nota: Não ponderas só dedicares-te à classificação de provas de estrada? É que compreendo que seja extremamente complicado gerir todas as provas que existem, principalmente quando as provas de trails se multiplicam exponencialmente...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor!

      Não seria justo fazer essa distinção. Todas as vertentes têm que fazer parte :)

      Um abraço e que continue a colocar o teu nome como vencedor nalgumas!

      Excluir
  2. Obrigadão. Todos os que correm devem estar agradecidos pelo trabalho proficuo que tu vens fazendo. Não desistas. Um abraço apertado. IC

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho em prol da historia da corrida em Portugal. Parabéns! Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ainda há instantes vi perguntarem num grupo de corrida no Facebook se alguém tinha a classificação da Meia Maratona de Lisboa 2008. A resposta remeteu logo para aqui. Está tudo dito! Um abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Nunca é demais enaltecer o teu trabalho. Fantástico, só possível por um grande amor à modalidade. Eu agradeço!!!
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas palavras, grande Carlos!

      Um abraço

      Excluir
  6. João Lima, muito obrigado pelo teu trabalho.
    À conta do teu site, descobri Meias Maratonas que nem imaginava que existiam. Estou a tentar fazer-las todas.
    Alias, quando quero saber datas de provas nem vou a outros sites pois o teu calendário é o mais complecto que já vi.
    Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Tento mantê-lo actualizado o melhor possível. Só coloco é a data quando há uma confirmação oficial da prova e não por ser hábito ser nessa altura.
      Se estás a tentar fazer todas as Meias, tens mais uma que descobri ontem que vai ter a sua 1ª edição a 2 de Abril na Guarda.

      Um abraço

      Excluir
  7. Amigo, sem palavras!
    O teu site e blogue são claramente uma referência a nível nacional. A classificação da 1ª maratona em Portugal? O João Lima tem :)
    Muitos parabéns por todo o teu trabalho e dedicação!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa! Tento fazer o melhor :)

      Beijinhos e força para a Amadora!

      Excluir
  8. Só há pouco tempo comecei a correr e quando comecei a falar com outra gente que corre sobre onde procurar informações disseram-me "Epá há o runportugal mas vai antes à página do João Lima, um gajo que é mesmo ferrenho disto e lá encontras tudo!" Assim tem sido, e não há nada que não encontre... Boa saúde e continuação de excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, um bom ano e força para este mundo maravilhoso das corridas :)
      Um abraço

      Excluir
  9. Muito obrigado pelo teu trabalho João!
    O teu calendário é uma referência nacional.

    Um excelente ano de 2017!
    Grande abraço

    ResponderExcluir