5.57 foi a hora que dei início ao treino. Este treino estava estipulado como mínimo de 27 mas sempre o pensei como de 30 quilómetros. Assim, iria gastar mais de 3 horas e acabar às 9 e pouco. Se começasse às 7 iria já terminar às 10 e pouco e com o calor que tem estado iria custar.
Felizmente, hoje esteve menos temperatura. Na semana passada em horário mais ou menos semelhante, estiveram 26 graus à partida e 32 à chegada. Hoje foram 19 na partida e 23 no final. E isso fez toda a diferença para quem tem treinado tanto e com tanto calor e agora apanhei menos uns quantos graus.
E o dia nem prometia. Ao contrário do habitual, hoje custou-me imenso levantar e parecia um zombie a arranjar-me.
No entanto, tudo mudou quando comecei a correr. De tal maneira que ainda com escassos quilómetros pensei "eh lá, hoje parece que estou possuído!". Cedo constatei que iria fazer 30 e bem.
Mas foi aos 12 que tudo mudou. Olhei para o tempo de passagem e pensei no meu record dos 30. Tive então esta conversa comigo mesmo:
Disse para mim "Ouve lá, isto hoje está muito bom..."
Ao que respondi "Está, não está?"
Ao que perguntei para mim "E então se..."
Respondendo de imediato "Bora!"
E intensifiquei o ritmo.
Sucedeu-me então algo estranho como no fantástico record nas Fogueiras, em cada quilómetro sentia-me melhor!
Tinha feito 30 quilómetros por 15 vezes. 9 em treino (melhor em 3.20.48) e 6 vezes passagem em Maratona (melhor 3.14.47 na minha primeira, Dezembro de 2012, Maratona de Lisboa).
E foi com os olhos nesses 3.14.47 que continuei a dar-lhe bem. De tal maneira que bati esse record por 5 minutos e 36 segundos, perfazendo 3.09.11
E os melhores dados são estes: Primeira metade em 1.37.32 e a segunda em 1.31.39 (segunda metade quase 6 minutos mais rápida!).
E qual o quilómetro mais rápido? O 30º e último!
Nos últimos 3 meses é o 4º record que bato. Por ordem: 3.000, 15.000, 1.000 e 30.000 (e o dos 10.000 ficou por 12 segundos)
Justificações para este momento de forma? Intensificação de treinos, fazendo o equilíbrio entre quantidade e qualidade (daí o tanto ter records em distâncias maiores como 15 e 30 km, como em curtas de 1 e 3 km)..
Aqui, só costumo relatar estes longos de fim-de-semana mas treino 5 vezes por semana. Durante a semana, entre treinos de recuperação e normais, intercalo com treinos a puxar, progressivos e séries.
Séries já todos sabem como é. Os que chamo a puxar é colocar uma média puxada e fazer 10 a 15 km nessa média. Quanto aos treinos progressivos (esta designação é minha pois não os costumo encontrar relatados em mais sítios), são treinos de 10 a 12 km onde o primeiro quilómetro é de aquecimento e a partir daí cada quilómetro tem que ser mais rápido que o anterior. De início é fácil mas para o final começa a custar pois, além do cansaço, fazer melhor que o anterior começa a ser complicado por já estar muito puxado. Mas quase sempre consigo.
Todo este esforço e intensificação de treinos está a dar os resultados que se vêem. Um só pormenor muito importante. Comparando os quilómetros que fiz de 1 de Janeiro a 14 de Agosto de 2015 e 2016 (e 2015 foi o ano que mais quilómetros fiz até então), este ano tenho mais 409 quilómetros nas pernas que em 2015 (mesmo com aquela paragem de 3 semanas em Fevereiro por lesão no gémeo direito e que me custou uns 130 quilómetros).
Há que continuar o bom trabalho. Tem-me saído e bem do pêlo mas os resultados estão aí...
Uma boa semana a todos e uma excelente continuação de grandes emoções nos Jogos Olímpicos!
Não sei se estou a sonhar, mas um dia tu disseste-me que já não tinhas idade para melhorar. Pois bem aqui está a prova do contrário! A corrida é um desporto fantástico não é?
ResponderExcluirUm abraço e continua com essa força!
Eh eh eh! Em termos científicos é uma realidade. Mas, pelos vistos, gosto de contrariar a ciência...
ExcluirE ainda hei-de fazer uma Maratona aos 100! (ainda recentemente o Papa Francisco disse que devemos sonhar com utopias para ver se se realizam!)
Um abraço e obrigado
PARABÉNS TORPEDO AMARELO!
ResponderExcluir(O resto do comentário fica lá para Novembro! :) )
Obrigado Jorge! :)
ExcluirÓ homem, tu dalhe!
ResponderExcluirAbraços frescos
Ó homem, eu doulhe!
ExcluirDalhe tu também :)
Um abraço e força
João, ainda há dias me lembrei de ti quando estava a ver as primeiras eliminatórias da prova de 100 metros. Ao apresentarem os velocistas lá estava um - Kim Collins - que está na melhor forma de sempre, tendo batido o seu record pessoal em Maio, um mês depois de completar 40 anos.
ResponderExcluirGrande abraço e continua a desfrutar dos bons resultados desses treinos.
Obrigado Nuno e força para ti!
ExcluirUm abraço
ps - Fico sensibilizado que ao falarem dum campeão te tenhas lembrado de mim (ih ih ih)
João... estás aí para as curvas! :)
ResponderExcluirForça!
Abraço
E dizes bem, para as curvas pois não me dou muito bem com longas rectas :)
ExcluirUm abraço e obrigado
Mas ca ganda treino!!!
ResponderExcluirTu estás na tua melhor forma de sempre! Coisas muito boas irão ainda acontecer até ao final do ano ;)
Força João! Dá-lhe!
Beijinhos
Estou sim na melhor forma de sempre. Para tal, muito tenho treinado :)
ExcluirE sim, se não houver lesões, muita coisa pode acontecer :)
Beijinhos e obrigado
Com essas velocidades ainda te despistas, homem!! :)))
ResponderExcluirRealmente, quem se dizia que já tinha encostado às boxes... Ainda andas e andarás a virar muito frango!!
Beijinho e (continuação desses) bons treinos!
Muito obrigado Anabela!
ExcluirQuando estive nas boxes, puseram-me uns pneus novos para não me despistar :)
Beijinhos e FORÇA!
Muitos parabéns João. Em grande. Estava a ler o tipo de treinos que andas a fazer e a pensar "tudo muito bem, mas para mim tem essencialmente a ver com os km a mais" ... é o que se tem passado comigo, tenho feito muito mais km e mesmo sem grandes treinos específicos de velocidade (series, e afins) tem sido recordes atrás de recordes ... os casos são parecidos na minha opinião :)
ResponderExcluirGrande Abraço
Obrigado Carlos!
ExcluirE não tenhas a menor dúvida que são os km a mais (e a frequência de dias). É que esse tipo de treinos não é, de modo algum, novidade para mim. O nº de km é e de que maneira! :)
Um abraço amigo e FORÇAAA!!!
Muito bem João!
ResponderExcluirEstás a treinar forte e feio.
Também acho que o número de km feitos, tem muito a ver com a tua evolução.
Estás a ser uma inspiração para nós, temos de dar corda aos sapatos, se queremos chegar perto de ti:)
Grande abraço
Obrigado Vítor! O treino compensa :)
ExcluirUm abraço
Como o vinho do Porto! Não me conheces João mas já te sigo há algum tempo e é sempre bom ver a evolução muito positiva de um colega! Um abraço nortenho :)
ResponderExcluirMuito obrigado Pedro!
ExcluirSerá que nos conheceremos quando for à Maratona do Porto?
Um abraço e boas corridas :)