Com Eberhard, Manuel Sequeira e Mayer Raposo |
Antes do Fim da Europa, espaço para o fim do mês, dado que estou a referir um mês histórico porque de todos os 128 meses que se passaram desde que comecei a correr, este foi, e de longe, o que mais quilómetros totalizei.
O anterior máximo era de 180,030 e neste Janeiro de 2016 somei 221,191, um aumento superior a 41 quilómetros em relação ao anterior record.
Pela 6ª vez, consecutiva, estive presente nesta bela prova que nos leva de Sintra ao Cabo da Roca. E esta edição foi daquelas onde o dia bonito proporcionou belas paisagens a perder de vista.
Antes das impressões de hoje, espaço para uma piada que aconteceu comigo. O nome Fim da Europa é para nós, atletas, sinónimo imediato da corrida, Porém, para quem está fora do fenómeno do Atletismo, deverá ser intrigante. Foi o que sucedeu no treino que realizei com a Isa e Vítor por Lisboa na passada 5ª feira, levando a camisola deste ano onde estavam estampadas a letras grandes "Fim da Europa". Pois passámos por um que interrogou-se em voz alta e tom indignado "Fim da Europa?!?" pensando que eu seria um activista que estaria ali a propagar ideias anti-europeístas!
Hoje estava esperançado numa boa marca e sentia-me confiante para a atingir. Porém, as coisas nem sempre são como desejamos e logo nas centenas de metros iniciais recebi sinais que hoje não era dia para tal.
Tinha assim duas hipóteses, ou forçar e desgastar-me muito, o que nesta fase de preparação para Barcelona não é o ideal, ou transformava a corrida num treino calmo, o que foi naturalmente a minha opção, dado que quero continuar a treinar bem nos próximos dias.
Fui confortavelmente até à meta, cortando-a em lentos 1.55,36 para depois correr ainda mais 2 quilómetros até onde estava o carro.
Se para a semana, nos 20 Km de Cascais, receber bons sinais, puxarei então. Caso contrário faço o mesmo que hoje pois nesta fase interessa é meter quilómetros para o que falta 6 semanas, ou mais exactamente 42 dias para os 42 km em Barcelona.
Quanto à prova em si, registe-se novo record de participação, subindo dos 2.238 do ano passado para os 2.481 de hoje (terminaram 2.509 mas 28 foram desclassificados). Há 10 anos atrás foram apenas 584 e há 20, 254...