No fim de Junho iniciarei a preparação para a Rock'n'Roll Maratona de Lisboa (18 de Outubro) mas, com o intuito de "não esquecer", realizei hoje um longo.
Já tinha feito outro há 3 semanas, na altura não relatei mas no domingo 10 seria dia para 20 quilómetros mas com cerca dum quarto da distância vi que a coisa não estava a dar e parei. Dois dias depois, fiz as pazes, fazendo os 20 Km nesse final de 3ª feira, o que foi algo raro, um longo após um dia de trabalho.
Estava planeado para hoje outro longo (mínimo de 20) e assim o fiz, apesar destas duas semanas não terem sido fáceis devido a um problema num dente (que se mantém), o que obriga a estar a tomar aquele antibiótico que em mim cria distúrbios intestinais.
Por isso, estava algo receoso mas ao final do 2º quilómetro apercebi-me que o dia era positivo e logo idealizei ir desde o Passeio Marítimo de Oeiras ao Jamor, dando ali umas voltas para aos 13 quilómetros regressar, com o intuito de perfazer 26, o que desde já digo que consegui em 2.55.13, tendo ido sempre muito bem até aos 20 e depois com algum natural cansaço nos 6 finais mas acabando bem, o que me deixou satisfeito.
Aliás, não haveria de ter corrido bem quando corri com a t-shirt de Sevilha! Por acaso ainda não a tinha estreado, não é habitual correr com camisola de alças mas hoje foi o dia. E sabem o que significou para mim essa Maratona (um quase milagre!) e qualquer coisa que seja Sevilha coloca-me um sorriso. Na 4ª feira até me pus a ver a final da Liga Europa para ver se o Sevilha vencia, o que aconteceu e fiquei feliz por imaginar que muito daquele maravilhoso público que quase leva os atletas ao colo, estaria satisfeito.
Comecei o treino às 8.30 e a hora não foi casual, escolhida que foi por ser a hora da partida da temida Maratona de Lisboa. Já a seguinte, a de Barcelona, tenho um pressentimento muito bom para ela, mas esta de Lisboa tem que ser bem trabalhada a nível mental, que é o que estou a tentar fazer.
Hoje, apesar de sempre ao sol, a temperatura aguentou-se bem, ajudada por algum vento, o suficiente para refrescar mas não tão forte que prejudicasse o andamento.
A passar na recta de Caxias, vi que vinha uma atleta em sentido contrário e em bom ritmo. Como habitualmente quando cruzo-me com algum atleta, disse bom dia, ao que ela respondeu "olá João", no entanto, como a atleta estava com óculos escuros e eu tinha o sol pela frente, não reconheci mas mais tarde cruzámo-nos novamente, já no Jamor, tendo visto que era a Sofia do blogue JRR, o que permitiu conversarmos um pouco, no que foi uma conversa sobre uma paixão chamada Maratona. A Sofia vai estrear-se no Porto e, melhor do que falar sobre Maratonas, é saber que vai haver mais uma atleta que irá sentir aquela sensação indescritível de passar a ser maratonista. Reitero aqui as maiores felicidades à Sofia para essa estreia.
No Jamor tive que inventar um pouco pois não pude tomar o caminho que vai até à pista de cross, devido à final da Taça de Portugal. E quanta gente já havia por ali, sendo que ainda eram 9 e pouco.
Passei pelo Shuttle VIP, pelo VIP Parking e pelo VIP Catering. Cada vez mais, tudo virado para os VIP, sendo que o conceito de VIP é muito abstracto. É-se VIP por ter uma conta bancária elevada, e não por se ser uma pessoa de bem, inteligente e solidária, além de que para esse título também basta participar num programa de TV, de preferência tendo sido ordinário. Enfim... conceitos de valores que não me identifico.
Mas regressando ao treino, e como já disse, tudo acabou bem e fiquei feliz. Feliz mas com mais dores no dente devido aos impactos mas mais vale dores num dente tendo conseguido treinar 26 quilómetros, do que não tendo treinado (doendo o dente de qualquer maneira).
Quis fazer hoje este treino pois o mês de Junho vai ser muito ocupado em termos de provas. Como sabem, costumo participar num certo número de corridas, o que me dá muito gozo, mas a prioridade da preparação para uma Maratona ultrapassa tudo.
Assim, chego ao final de Maio com apenas 9 corridas efectuadas (normalmente já teria passado as 20) e entre Julho e Agosto a única a que irei será a imperdível Lagoa de Santo André (será a minha 9ª participação em 10 épocas). E mesmo essa, fazendo os seus 10 km ao final de sábado e no domingo adicionar mais uns 15 em treino.
Mas se até agora tenho apenas 9, Junho será para "tirar a barriga de misérias" e estou inscrito para 7.
No sábado 6 vou à estreia da nova Corrida de Alverca, no dia a seguir outra imperdível, a Corrida do Oriente (também a minha 9ª participação), na 4ª feriado 10, irei conhecer o Cabo Espichel-Cotovia, prova que regressa após se ter realizado entre 1992 e 2002, fechando o ciclo de 4 corridas em 8 dias no sábado 13 com a Marginal à Noite (curiosamente também a minha 9ª).
No fim-de-semana seguinte nova dose dupla, ambas em estreia para mim, Challenge 3000 no sábado 20 e Base Aérea do Montijo a 21. Sobre o Challenge 3000, estou muito entusiasmado em ver o que conseguirei em velocidade na corrida mais curta que alguma fiz. É na pista do Centro de Alto Rendimento no Jamor e constará de diversas séries onde os atletas escolhem uma para se desafiarem a baixar desse tempo. Haverá sub 18 minutos, sub 15, sub 12 e sub 10. O meu desafio será no sub 15 (máximo 14.59) no que obrigará a uma média na casa dos 4 minutos ao km (4.59). Pessoalmente tenho outro desafio mas vamos ver.
Termino o mês de corridas no dia 27 na também imperdível e clássica Corrida das Fogueiras (8ª participação)
E é quase tudo por hoje, e já vou longo, falta só explicar o porquê do título falar numa equipa sem cachecol no Jamor.
Por vezes há coisas que nos caem no goto e às quais rimos com satisfação. Foi o que sucedeu ao chegar ao Jamor. Ia eu no meu passo regular de corrida, quando vou passar por um vendedor de cachecóis, vendedor esse com um cachecol do Sporting numa mão e do Braga noutra mas com outros clubes atrás. Quando me aproximo diz "olhó cachecol! Tenho doutras equipas, qual é a sua?" Minha resposta imediata "4 ao km". Se ele tivesse falado em clube era uma coisa mas ao falar em equipa, deu-me via verde para sair com essa. Passei por ele e vi pela sua cara que ainda estava a processar a minha resposta. Ora isso caiu-me no goto e fui a rir-me com gosto um bom bocado.
Será que a esta hora anda à procura se há cachecóis da equipa 4 ao km? :)