Com a minha amiga Sandra |
Após um mês exacto com aquele problema intestinal que está em estudo, desde 2ª feira que me sinto a recuperar e, apesar da falta de bons treinos, a corrida de hoje veio confirmar essa mesma recuperação.
Já no treino de 6ª, e pela primeira vez em mais dum mês, corri com as pernas soltas e sem estarem a doer por me encontrar debilitado. E hoje pude fazer uma corrida mais consentânea com as minhas capacidades e, principalmente, sem ser em sofrimento e dor.
Para os 12.500 metros de extensão, marquei tempo de chip de 1.11.05, o que correspondeu uma média de 5.41, tendo passado aos 10 kms em 56.03, bem melhor que os 58.23 da semana passada alcançados com muito esforço.
Nos primeiros dois quilómetros fiz uma média de 6.12 pois era a descer, vindos do Castelo de Palmela, e eu a descer não arrisco e salvaguardo-me. A partir daí tornei-me relógio suiço com quase todos os quilómetros entre 5.31 a 5.35, com excepção do quilómetro dentro da fábrica para apreciar bem.
Meta à vista! |
Este ano a prova foi alterada para partir do Castelo de Palmela (com uma vista lindíssima em toda a extensão), entrar no perímetro da fábrica aos 9.800 e dentro dos armazéns aos 11.
Devo confessar que quando soube da alteração, não me agradou muito pois o que marca a diferença nesta corrida é podermos correr pela fábrica. Esta opinião mudou durante a prova pois o percurso é feito por uma estrada que vai serpenteando, a partir dos 4 kms pelos campos, tornando o trajecto muito agradável de se fazer.
Tal implicou uma logística de vários autocarros a transportarem-nos para a partida, o que correu bem e a horas, pelo menos para quem chegou atempadamente.
Meta! |
Um ponto algo controverso do regulamento era haver um brinde especial a quem cortasse a meta com a camisola oficial da prova, o que levou a que a grande maioria do pelotão corresse com ela, na expectativa do que seria o tal brinde.
Quando refiro controverso é porque há várias equipas que os atletas são obrigados a participarem sempre com a sua camisola pela publicidade aos seus patrocinadores, que lhes pagam a inscrição. Ora esses atletas não poderiam candidatar-se ao tal brinde ou então entrariam em falta com os responsáveis da sua equipa.
É por isso que provas como a Corrida do Tejo, que tem o dorsal impresso na própria camisola da corrida, permite sempre que se possa pedir os dorsais em papel para se afixarem nas camisolas da sua equipa.
Em mais de 300 provas nunca tinha visto algo de semelhante num regulamento e, por não concordar, fiz questão de levar a amarelinha da minha equipa que é bem mais importante que qualquer brinde.
Ora o brinde (um cacto) acabou por ser entregue a todos os concorrentes pois, segundo apurei, houve falta de tamanhos M e L na distribuição de camisolas e não se poderia exigir que alguém que tivesse, digamos, 1.90 de altura corresse com uma S...
Tirando este ponto, tudo o que presenciei estava muito bem organizado, mais uma vez, com realce para os 2 reabastecimentos aos 4 e 8 kms, as placas quilométricas bem posicionadas e o trânsito inteiramente cortado, além de se cortar bem a meta pois os atletas escoavam com facilidade.
Classificaram-se 1.414 atletas, a que se junta um bom número na Mini de 4 kms, ligeiramente menos que o record do ano passado de 1.478, sendo 190 femininas (13,4%)
Os vencedores foram Nélson Cruz (Clube Pedro Pessoa Escola Atletismo) que repetiu o triunfo do ano passado marcando 38.06, e Mónica Moreiras em 47,52.
O triunfo de dois atletas bem simpáticos!
O vencedor masculino, Nélson Cruz |
E a vencedora feminina, Mónica Moreiras |
Próxima prova, a minha 7ª Corrida das Fogueiras, com aquele sempre especial público de Peniche (e a agradável recordação do bem que me fez essa prova em 2012, para começar a acreditar que poderia mesmo concluir a Maratona de estreia, agendada para 5 meses e pouco depois, o que fiz com sucesso e muito orgulho).
E no último km salvaste um corredor inexperiente à beira de um esgotamento. :)
ResponderExcluirCom os erros é que aprendemos. De certeza que não vais repetir essa situação :)
ExcluirUm abraço e boa continuação de boas corridas
O CAMPEÃO VOLTOU, O CAMPEÃO VOLTOU, O CAMPEÃO VOLTOU, CAMPEÃO VOLTOU, O CAMPEÃO VOLTOU!
ResponderExcluir(Desculpem mas estou tão feliz!)
Abraço.
Obrigado Jorge! :)
ExcluirUm abraço
Parabéns pelo regresso do verdadeiro João Lima!
ResponderExcluirObrigado Sílvio. Mas olha que aquele que fez a Meia da Figueira há duas semanas no estado que estava, também era um verdadeiro João Lima no sentido de não ceder :)
ExcluirUm abraço :)
Parabéns pelo regresso à normalidade e pela boa prova e... tive muito gosto em cumprimentar-te :)
ResponderExcluirAbraço
O prazer foi meu, caro amigo
ExcluirContinuação de boas corridas!
Um abraço
Que bom que estás a recuperar desse problema.
ResponderExcluirFizeste-me lembrar que já tenho saudades desses ambientes: provas!
Será Peniche. Pode ser que nos vejamos. Se não, desejo-te desde já uma fantástica Corrida das Fogueiras!
Espero que a gente se veja. Caso contrário, boa corrida Ana :)
ExcluirBeijinhos
Espectáculo...fico mesmo feliz que estejas a recuperar finalmente, e que tenhas feito uma prova boa.
ResponderExcluirGrande abraço...a nuvem negra que desapareça a grande velocidade :)
Já é altura da nuvem negra ir embora! :)
ExcluirUm abraço e obrigado
Parabéns João!
ResponderExcluirTive o privilégio de voltar a ver o "velho" João na sua garra e energia e sempre com a sua alegria contagiante :)
Força amigo...
Beijinhos
Estás a chamar-me de velho?!? :)
ExcluirTambém gostei muito de te ver ali a fugir pelo pelotão fora :)
Beijinhos
Epah boas noticias finalmente! E já esto aqui a prever um regresso em grande nas fogueiras :) Parabéns pela ...301ª? Uma pessoa perde a conta facilmente eheh Um abraço e vemo-nos em Peniche! Estou ansioso pela prova, só espero que esteja bom tempo.
ResponderExcluirFoi a 303.
ExcluirPara Peniche não se prevê chuva. Mas também não se prevê sol durante a corrida! (eh eh eh)
Um abraço e até lá!
Comeste o meu bolo na sexta e tudo mudou ;)
ResponderExcluirÉ uma alegria perceber a tua alegria!
Estás de parabéns por semana após semana persistires. E as melhorias estão à vista de todos.
Estou ansiosérrima que chegue o dia das Fogueiras!
Beijinhos padrinho :)
Às vezes sou imperdoavelmente distraído. Ainda não tinha percebido que esta transformação foi do teu bolo!
ExcluirSe em vez duma fatia, comer o bolo todo achas que consigo baixar dos 50 aos 10? Ou isso só irá lá com aqueles fabulosos queques? :)))
Beijinhos e obrigado :)
Olha que eu também tive para fazer esses queques...só não fiz por levarem chocolate...
ExcluirMas se esse for o segredo para baixares dos 50 min aos 10, então diz que eu faço-te uma fornada deles! Hehehe :)
Hum... Então depois de estar a 100%, aponta-se para uma prova e nessa semana como desses queques e bolos saídos do pote do druida Panoramix, perdão, da druida Isa e suas poções mágicas. Os romanos que se cuidem! Quer dizer, os records que se cuidem!!! :)
ExcluirParabéns João!
ResponderExcluirGostei de saber que a prova te correu bem. Já é altura dos problemas físicos acabarem!
Abraço
É verdade, já é altura de me dar tréguas!
ExcluirObrigado Vítor, um abraço
Finalmente leio o post sem "dor" pelo meio João! Parabéns!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar de uma prova qualquer que estava a "obrigar" a usar a camisola da prova, mas nem sabia se era verdade. Enfim que cena mais idiota..
um abraço!
Obrigado Vítor
ExcluirUm abraço
É muito bom ver 2 Atletas em franca recuperação.
ResponderExcluirCactos? Humor germânico?
Abraço
Um abraço
ExcluirViva João,
ResponderExcluirTenho ideia de durante o treino de ontem me ter cruzado contigo. Durante o teu treino passastes na praia de Carcavelos, ontem por volta das 18:30? Abraço
Sim, passei, andei pelo Passeio Marítimo de Oeiras e pelo passeio da praia de Carcavelos :)
ExcluirFoste o atleta com quem troquei um "Força!"?
Um abraço e boas corridas