Em primeiro lugar, a minha grande alegria de ter visto a Isa concretizar o seu grande sonho de ser Maratonista. Com apenas 25 anos e um ano e pouco de competição, ser já maratonista prova o grande talento e dedicação que tem!
Hoje foi um dia de grandes emoções, boas e más. Boa já se sabe qual, má porque tive que tomar a mais difícil decisão numa corrida. Fui obrigado a desistir aos 16 kms por estranhos problemas intestinais que me atormentaram desde a partida. Não, não foi por estar nervoso, que não estava, nem comi nada que não devesse (tive o maior dos cuidados). Por vezes tenho situações destas e esta aconteceu no pior dia.
Fiquei completamente inconsolável mas não por não cumprir a minha segunda Maratona. O que para mim foi uma autêntica facada no coração, foi o ter deixado a Isa sozinha!
Por mais palavras de motivação que pensasse (e recordei-me de todas as que me enviaram), por mais querer, fisicamente estava incapaz de aguentar o esforço. É um desespero completo quando queremos com toda a força seguir e o corpo não o permitir. Isto porque quando tenho estes problemas, fico sem qualquer condição e energia.
Foram 7 meses de cumplicidade com a Isa e o sonho de cortarmos a meta juntos que eu vi desvanecer aos meus olhos. Mas tudo se compôs por a Isa ter demonstrado todo o seu ENORME valor e ter seguido e bem rumo à meta. Apesar de ter sido algo fora do meu controlo, nunca me perdoaria se tivesse estragado o seu sonho de Maratonista.
Quanto a mim, e a desistência propriamente dita, sei que o que aconteceu não se deveu a falta de preparação ou capacidades. Aliás, para quem tanto treino longo fez, não era ao fim de 10 kms que já misturava caminhada e corrida, como sucedeu, e desistia aos 16. Aconteceu, siga em frente! E o seguir em frente é hoje mesmo ter concretizado a inscrição para 23 de Fevereiro, Maratona de Sevilha.
Não quero terminar sem agradecer todo o apoio de tanta gente, antes, depois e após.
E congratular TODOS os participantes pelo feito de terem terminado mais uma Maratona ou a sua primeira!
Nota - Apareço classificado com a marca de 5:16:20 mas já contactei a organização para explicar o sucedido e corrigirem. Ao desistir, tirei de imediato o dorsal e coloquei-o na mochila da Mafalda quando a encontrei. Nunca mais nos lembrámos e quando a Mafalda estava a tirar fotografias junto à meta, terá passado junto ao sensor que disparou com o dorsal que estava na mochila. Portanto, estou classificado mas irei desaparecer... como é evidente para quem não cortou a meta.
Amigo, já falámos e não há mais que te possa dizer.
ResponderExcluirDeixar-te só um abraço!
Quanto à Isa, depois "falo" com ela no blog.
Força!!!
Obrigado, Super Pedro!!! :)
ExcluirJoão, aquele momento em que tomaste a decisão de desistir foi de uma emoção que nem dá para explicar. O único momento em que chorei a sério durante este dia.
ResponderExcluirMas eu sabia o quanto acreditavas em mim e eu tinha de terminar. Por mim e por ti.
Não há palavras para agradecer a aventura de todos estes meses. És um padrinho espectacular e isso ninguém te tira. É a afilhada que o afirma.
Aiai sou maratonista...Metes-me em cada uma....
E Sevilha será a vingança! =)
Mil beijos e abraços.
Não me recordes desse momento mau demais! (como se eu o conseguisse esquecer...) Mas acabou tudo em bem pois és Maratonista :)))
ExcluirMuitos beijinhos
Viva a Isa e venha Sevilha!
ResponderExcluirE nem imagina a tristeza que senti quando me telefonaste mas faz parte da vida! Só não acontece a quem fica em casa a ver a maratona pela televisão!
Forte abraço!
É isso, Jorge
ExcluirE nunca é demais agradecer aquele sms tão especial!
Um grande abraço
Ânimo amigo!
ResponderExcluirHaverá mais oportunidades (já em Sevilha!!).
Grande abraço!!
Venha a próxima!
ExcluirObrigado
Grande abraço
Muitos parabéns! Não obstante este imponderável, o treino, a persistência,abnegação e disciplina para preparação para uma prova destas é algo ao alcance de muito poucos. Além disso, o facto da Isa ser hoje uma Maratonista e o ter conseguido fazendo mais de metade do percurso sozinha, é um sinal de que bebeu da tua sapiência e forma de estar durante os treinos.
ResponderExcluirMais uma vez, parabéns e força para a preparação para Sevilha.
Abraço
Sensibilizado pelas tuas palavras!
ExcluirUm grande abraço! :)
Olá João,
ResponderExcluirJá não ficaste bem com o que te aconteceu, felizmente correu tudo bem com a Isa pois ia ser uma questão difícil de aceitar, mesmo sem culpa nenhuma, claro. A saúde esta primeiro e maratonas existem muitas. Boa recuperação e as melhoras.
Abraço
Manuel Nunes
Obrigado e um abraço
ExcluirFoi pena, mas são coisas que podem sempre acontecer.
ResponderExcluirE a Isa safou-se muito bem.
Abraço
Safou-se super bem! Tem uma fibra...
ExcluirUm abraço e PARABÉNS grande atleta!
João força para o próximo desafio: Sevilha. :)
ResponderExcluirObrigado :)
ExcluirHá mais marés, que marinheiros... Hoje não era o dia... Há mais maratonas mas um só João Lima, é este e mais nenhum. Um abraço e força
ResponderExcluirObrigado Sílvio!
ExcluirConseguiste?
João lamento muito o que se passou consigo, depois de tanto trabalho e dedicação, acredito que terá sido uma decisão bem difícil. Mas já vi que a moral continua em alta. Tive também pena de não o poder cumprimentar, mas mais uma vez senti o espirito de um grande atleta, quando me deu uma voz de incentivo quando passei junto do C.C. Vasco da Gama, eu não pude agradecer pois fiquei incrédulo ter visto ali o João, quando pensava eu que estaria a "bater no asfalto". Fica para uma próxima oportunidade. Estou radiante pois também já sou maratonista, mas é preciso muito respeito com a Maratona, não é brincadeira, nada tem a ver com meias-maratonas, e os últimos 9 kms foram realmente terríveis.
ResponderExcluirAgora venham mais e novos desafios.
Um abraço e obrigado
Parabéns à ISA!
Em primeiro lugar, PARABÉNS!
ExcluirNão conheço a tua cara mas estava a incentivar todos os que passavam pois são uns heróis!
Um grande abraço
Foi certamente uma decisão muito díficil, por vários motivos, mas sem dúvida que foi a mais acertada. A afilhada cumpriu o sonho, porque toda a preparação com o padrinho foi bem feita. Grande abraço e que em Sevilha cortem juntos a meta e digam "Olé".
ResponderExcluirOlé! :)
ExcluirUm grande abraço
Força João...estas situações acontecem infelizmente...e a melhor forma de o ultrapassar já está em andamento...venha Sevilha. E fica o prémio de a Isa ter acabado.
ResponderExcluirVá...anima-te.......Um grande e forte abraço.
Obrigado Carlos e um abraço
ExcluirParabéns à Isa!
ResponderExcluirTambém foi a minha 1ª maratona...
João, o que não nos mata torna-nos mais fortes!
Muita força para a próxima!
Abraço
Parabéns pela primeira! :)
ExcluirObrigado e um abraço
Porque sei o que para ti significa o teres de parar, apesar da vontade continuar mas o corpo não responder, um beijinho muito grande e um abracinho apertadinho mas venha a próxima que melhores corridas virão.
ResponderExcluirApesar de não teres conseguido estar a correr ao lado literalmente ajudaste a Isa a preparar-se para conseguir fazer a prova que foi nas condições que foram e por isso a vitória é dos dois simplesmente de forma diferente :)
Beijinho muito grande e venha a próxima!
Obrigado Joana
ExcluirUm grande beijinho e obrigado pelo apoio
Importante é que estejas bem! Que recuperes desse episódio! Que se já não é novo...talvez requeira perceber o porquê...
ResponderExcluirImpotante é que a Isa teve sempre todo o teu apoio, e como um filho deverá estar na vida para um dia seguir com a sua vida, ela estava devidamente preparada para seguir sozinha, e fê-lo de forma fantástica! Por isso, só podes estar feliz!
Importante é que já estás a pensar na próxima!
Boa recuperação por agora!
Obrigado Ana!
ExcluirBoa sorte para de hoje a 4 semanas! Força!!!!
Beijinhos
Às vezes temos de saber ouvir o nosso corpo e ter o discernimento de aceitar que não é possível continuar, e isso é muito difícil, principalmente depois de tanto esforço investido (na meia da ponte 25 Abril não "consegui" parar e teimosamente terminei e depois fiquei 2 meses no estaleiro...)
ResponderExcluirForça para esse novo desafio por terras espanholas!
Um Abraço.
Obrigado Maratonista Rui
ExcluirUm abraço e, mais uma vez, parabéns
Desistir é sempre a decisão mais dificil que qualquer atleta pode ter, mas como alguem me disse ontem: "- Mais vale desistir ou ir a caminhar do que ficar estendido no chão."
ResponderExcluirAbraço e força!
Obrigado!
ExcluirCorreu bem?
Um abraço
Bom dia João. Este Sábado estive a acompanhar os meus amigos que se estrearam no Iberman, numa distância igual à do Ironman. Uma prova duríssima que ainda piorou por causa de uma maratona em formato de trail, com muita areia. E um amigo, também um João, que deu tudo nos treinos, que se preparou da melhor forma, acabou por desistir aos 150Km do ciclismo. Ele diz que fisicamente até não estava mal, mas, queria pedalar numa subida e as pernas recusavam-se. Ele não sabe explicar o que possa ter corrido mal. O certo é que aquele não era o dia dele, tal como não foi o teu. Infelizmente, o dia Não pode acontecer na prova e deitar a perder muitos meses de grande sacrifício e treinos exigentes. Infelizmente pode acontecer e a qualquer um.
ResponderExcluirAgora é tempo de olhar para a frente e pensar no próximo objectivo.
Força João!
Muito obrigado!
ExcluirUm abraço
Fiquei muito triste ao saber que, problemas físicos, te tinham impedido de terminar a maratona. Tenho 2 amigos a quem a maratona de ontem também correu muito mal, tendo passado uma longa parte do percurso a passo.
ResponderExcluirUma vez que o teu treino está feito porque não aproveitas essa forma para ires ao Porto - é uma prova lindíssima.
Parabéns à Isa e FORÇA...
Muito obrigado Carlos
ExcluirIrei ao Porto mas não este ano.
Segue-se Sevilha em Fevereiro.
Um abraço
Querido Padrinho, essas situações são completamente fora do nosso controlo enquanto seres humanos que somos.
ResponderExcluirNão consigo imaginar o que poderás ter sentido quando sentiste que tinhas mesmo que ficar por ali. Mas isso são coisas que acontecem e toda a gente sabe que tinhas todas as capacidades e mais algumas de completar esta Maratona com toda a distinção!! Treinas-te com toda a determinação, esforço e coragem e portanto aquilo que aconteceu ontem foi apenas um "contratempo".
Fico muito feliz por saber que já estão (tu e a Isa) inscritos na Maratona de Sevilha :)
Grandes Padrinhos que tenho! Sinto um grande Orgulho de vocês!
Um beijinho muito grande Padrinho!
Muito obrigado pelas tuas palavras, Marta!
ExcluirBeijinhos e até domingo
Rápidas melhoras. Como se costuma dizer, "há mais marés que marinheiros", não fizeste esta, farás a próxima. Um Grande Abraço. Joaquim Camões
ResponderExcluirMuito obrigado, amigo Camões
ExcluirUm abraço
Meu caro João..
ResponderExcluirnuma prova deste calibre muita coisa pode acontecer e ninguém pode prever nada antes da começar..ser um verdadeiro atleta é também saber aceitar..
e até nisso demonstras a tua grandeza e generosidade.
pois sei que te custou muito mais a ideia de abandonares a Isa do que terminares a tua prova.
nada tens que provar a ninguém!!
envio-te um forte abraço de maratonista para maratonista.
Muito obrigado Jorge e parabéns pela excelente Maratona!
ExcluirUm grande abraço
Companheiro
ResponderExcluirnão terminaste mas ficou todo um caminho feito, esse ninguém te tira, depois tiveste como disses a grande alegria de ver a Isa tornar-se maratonista.
A maratona de Lisboa é passado, venha Sevilha onde também estarei pela 5ªvez.
Abraço João.
Obrigado António e, pelo menos, até Sevilha!
ExcluirUm abraço
Olá João! Vi-o nos primeiros metros da prova e ainda o tentei cumprimentar, mas com tanta gente, nem me consegui aproximar... :)
ResponderExcluirQuanto à prova, é esquecer o percalço e venha Sevilha!
Abraço.
PS: Obrigado pela foto 777 do álbum no Google+!!! Aquele foi o meu prémio especial... :)
Olá Ricardo
ExcluirPARABÉNS!
E, realmente, que melhor prémio pode haver? :)
Um abraço
João,
ResponderExcluirantes de mais votos de rápidas melhoras.
Aquele momento foi de certeza muito difícil para ambos que tanto trabalharam em conjunto para poderem concluir a prova lado a lado, mas no final fica a consolação da Isa se ter revelado uma maratonista de fibra.
Abraço.
Fernando Varela
Obrigado Fernando
ExcluirUm abraço
Percausos acontecem a todos... faz parte do caminho...
ResponderExcluirjá que tens a preparação feita porque não vens fazer a maratona do Porto?
cumps.
José Paulo
Obrigado.
ExcluirHei-de ir ao Porto mas este ano não, talvez 2014.
A próxima será Sevilha em Fevereiro
Um abraço
Lamento João Lima o que lhe aconteceu , sei o desconsolo que isso é...senti isso quando a Natércia desmaiou na maratona.Espero que recupere ...eu nunca desisti mas nem quero pensar nisso.Vá em frente já passou , força para sevilha e um grande abraço
ResponderExcluirObrigado! É muito duro.
ExcluirUm abraço
Lamento muito pelo que aconteceu, João... Deve ser, sem dúvida, muito difícil tendo ainda mais presente que seria a prova em que estaria a acompanhar a Isa na sua estreia. Venha então a vingança em Sevilha ;) Força!
ResponderExcluirObrigado Fiona.
ExcluirFoi muito duro, foi.
Beijinhos