sábado, 6 de julho de 2013

Correr onde os Formula 1 aceleravam


Vai realizar-se a 8 de Setembro a Corrida Jumbo, de 10 quilómetros, prova que tem a particularidade de ser disputada na pista do Autódromo do Estoril.

O Jumbo já teve a sua prova entre 1989 e 1995, na altura disputada entre os dois hipermercados de Alfragide e Cascais, na distância de 25 quilómetros e cujo palmarés pode ser visto aqui.


É o regresso do Atletismo a esta pista, após as duas primeiras edições da Maratona Spiridon, disputadas em Dezembro de 1982 e 1983.

Nessa altura o circuito estava em estado de semi-abandono, situação que se manteve até Abril de 1984, altura em que foi anunciado que seria o palco do último grande prémio do mundial de Formula 1 dessa época. Em tempo record, menos de 6 meses, o circuito foi remodelado e o expoente máximo do automobilismo visitou anualmente o Estoril até 1996.


A nível de desportos, os meus dois de eleição são o Atletismo e o Automobilismo. Desde a minha adolescência, passei muitos dias naquele circuito a ver os pilotos das diversas especialidades evoluírem e em relação às 13 edições da Fórmula 1, em todas estive presente nos 3 dias do evento.

Uma velha ambição que sempre tive desde que comecei a correr, foi o de um dia poder entrar numa prova de Atletismo no autódromo. O máximo que já tinha conseguido foi a 29 de Março de 2008 dar uma volta a correr num dia que abriram o circuito para a actividade física, conforme se pode ver na fotografia em baixo.

Assim, mal vi o anúncio desta prova, confesso que dei um salto de alegria na cadeira. Porém... logo me sentei decepcionado ao ver a data. Não estou cá nesse fim-de-semana! Fica para uma próxima oportunidade poder correr onde os Formula 1 aceleravam. 


4 comentários:

  1. João, há unas anos atrás, onde eu ainda não corria mas já fazia caminhadas a ritmo rápido, fui a um evento desses aqui no autódromo do Algarve. A pista estava aberta ao público e cada um a percorria como achasse melhor: a correr, a andar, de bicicleta ou mesmo de patins. Foi giro. E uma oportunidade única de ver um pormenor nas curvas que nos espcapa na televisão: aquelas zonas pintadas a vermelho e branco não são lisas, mas sim, em escada, para evitar que se use e abuse delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exacto. Fazem vibrar imenso a suspensão, podendo levar à ruptura se se abusar.

      Um abraço

      Excluir
  2. Eu corri lá a maratona Spiridon em 1983 para alem de ter feito um treino para a mesma também no autódromo.
    Nem imaginas o que me custou fazer a recta da meta no fim da prova!
    Mesmo assim baixei, ligeiramente, dos 5 ao km de média final o que quer dizer que, na altura, poderia, fazer parte da tu equipe!
    Dá-me um certo gozo apesar de só ter corrido 4 maratonas ter feito todas abaixo dos 5 ao km.
    Velhos tempos que agora nem a 6 ao km consigo correr!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chamas "só" a 4 Maratonas?!? Isso é um número incrível para muito boa gente...

      E juntaste uma qualidade enorme com esses tempos!

      E depois chamas-me exagerado a mim quando elogio a tua carreira... :)

      Um abraço amigo

      Excluir