sábado, 22 de dezembro de 2012

São Silvestres


Silvestre I foi Papa entre 31 de Janeiro de 314 e 31 de Dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I e que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio.
Tendo nascido em 285, foi eleito o 33º Papa com apenas 29 anos, falecendo com 50 anos, no último dia do ano, tendo este ficado como o dia de São Silvestre.

16 séculos depois, a 31 de Dezembro de 1925, disputou-se a primeira edição duma nova corrida pedestre que ficaria famosa em todo o mundo, a São Silvestre de S.Paulo, e que se realizou ininterruptamente até aos nossos dias. 

Um pouco por todo o lado, foram aparecendo corridas no último dia do ano e que adoptaram o mesmo nome de São Silvestre. Num país pequeno como o nosso, muitas provas no mesmo dia faziam os atletas dispersar-se e foram sendo espaçadas nos dias anteriores, sendo que o nome deixou de ter o significado do próprio 31 de Dezembro mas festejando as últimas provas do ano.

É assim que, salvo alguma omissão, contabilizam-se este ano 16 provas em Portugal com a designação de São Silvestre entre 14 e 31 de Dezembro.

Algumas já se realizaram como as de Braga a 14 (com 493 atletas e vitórias de José Rocha e Chaultu Waka), Ponta Delgada a 15 (174 atletas e vitórias de Roman Prodius e Sandra Teixeira), Porto a 16 (4.872 atletas, vitórias de Rui Pedro Silva e Catarina Ribeiro), Vila Real a 21 (194 atletas, vitórias de Bruno Jesus e Chaultu Waka) e Crato a 22 (189 atletas, vitórias de Roman Prodius e Solange Jesus).

As restantes onze estão agendadas para os últimos 4 dias do ano. A saber: 28 - Coimbra; 29 - Angra do Heroísmo, Avis, Covilhã, Lisboa, Santa Luzia e Santo Tirso; 30 - Olivais, Santarém e Serra da Estrela; 31 - Amadora

Apesar de não ter o nome de São Silvestre, a Volta ao Funchal, que vai já para a sua 54ª edição, é frequente englobar-se nesta relação de São Silvestres pois o espírito é o mesmo. Disputa-se a 28.

E por ter falado em espírito, é exactamente o que estas corridas têm de diferente entre o pelotão pois funcionam como uma espécie de réveillon atlético. Nalguns casos, de vários réveillon pois muitos atletas disputam mais do que uma, ou duas... ou três...  ou...

6 comentários:

  1. Olá João,

    Santarém também terá pela primeira vez uma São Silvestre, no dia 30 de Dezembro deste ano.

    Feliz Natal! :-)

    ResponderExcluir
  2. Um Santo Natal e um ano próspero.
    João Lopes

    ResponderExcluir
  3. O que aqui se apreende!
    E tivemos a São Silvestre Pirata de Monsanto (Lisboa) que não é uma prova mas é um caso serio de popularidade e participação!
    E temos um terra com o nome de São Silvestre, no concelho de Coimbra (não sei se há mais alguma em Portugal). Lá seria o sitio ideal para organizar a "verdadeira" São Silvestre!
    Feliz Carnaval para ti e toda a família incluindo os gatos! (Ooops era Natal!...).


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que se aprende aqui. Não fazia ideia que havia uma terra São Silvestre em Coimbra!

      Boa Páscoa! (ihih)

      Excluir