quinta-feira, 8 de março de 2012

Spiridon 200 - Depoimento de Renato Graça


Desde os primeiros momentos que estive ligado ao chamado “Movimento Spiridon” em Portugal.
Éramos  um grupo reduzido de amigos. Eu, o Prof. Mário Machado, os irmãos Orvalho e mais tarde o António Cabral, que bebíamos a informação do Spiridon suíço (revista que apadrinhou os portugueses) e adoptando um estilo de treino para fundistas baseado na corrida lenta – endurance, então ainda uma inovação em Portugal. Éramos os malucos das sessões longas de duas horas conhecidos pelos “Van Aekens” fisiologista alemão responsável pelo desenvolvimento deste tipo de treino.
Mais tarde e por mérito exclusivo do Prof. Mário Machado e em virtude da excelente relação que tinha com os responsáveis suíços apareceu o Spiridon português. Foi a primeira publicação periódica exclusivamente dedicada ao atletismo nomeadamente aos fundistas.
Entretanto o Spiridon suíço acabou mas o seu filho português cresceu e continua dinâmico enquanto órgão informativo dedicado àqueles que simples corredores de pelotão ambicionam correr uma maratona ou melhorar os seus tempos.

Renato Graça
(Médico, colaborador da Revista Spiridon desde sempre, antigo campeão nacional de Maratona)

Não deixe de ler o depoimento de Orlando Duarte, publicado hoje no Último Km

Um comentário:

  1. Esses treinos do Van Aekens também os fiz. Claro que só podia ser na Spiridon a fonte desses treinos malucos.

    :)

    O Renato Graça é uma figura bastante conhecida do atletismo português. A sua colaboração com a Revista é desde sempre e espero que continue para quem dele necessite de alguma ajuda.

    ResponderExcluir