sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Apresentada a Maratona de Lisboa

(Foto Xistarca)

Na passada 4ª feira foi apresentada aos órgãos de comunicação social a 26ª Maratona de Lisboa, a disputar domingo a uma semana, dia 4 de Dezembro.

Este é um evento que mobiliza milhares de atletas pois, a juntar-se à Maratona propriamente dita, também faz parte do programa, a Maratona por Estafetas, Meia-Maratona, Corrida da Família e, em estreia, Corrida do Pequeno-Almoço.

Estão inscritos cerca de mil atletas estrangeiros para a Maratona, provando o grande segredo da data nesta organização, pois quem pretender correr uma Maratona europeia nestes meses de inverno, esta é a possibilidade.

Como novidades, além da Corrida do Pequeno-Almoço no Sábado com o apoio da Associação Salvador e para onde reverterão as inscrições, coincidindo ser o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, temos chips descartáveis e diversas orquestras de tambores que se colocarão em vários locais para criar um clima festivo.
É que em Lisboa, lamentavelmente, as corridas são desprovidas de calor humano do público, salvando-se apenas os familiares dos corredores espanhóis que não se coíbem de aplaudir e incentivar do primeiro ao último, ou pelo menos até à passagem do seu familiar.

No sábado realizar-se-á um colóquio subordinado ao tema "A corrida no século 21", onde serão abordadas as novas tecnologias ao serviço dos atletas e outros temas de actualidade, como as corridas de solidariedade e o crescente aumento do pelotão feminino.
Neste dia, a habitual pasta-party é antecipada do jantar para o almoço.

No que a mim diz respeito, este dia será de estreia absoluta. Não na Maratona, apesar de partir com o pelotão da Maratona, mas por entrar, pela primeira vez, numa Estafeta. E não sou só eu a estrear-me mas todos os restantes 3 colegas da equipa 4 ao Km, Filipe Silva, Virgílio Oliveira e Carlos Mendes.

2 comentários:

  1. E eu a pensar que o ia ver na partida da meia-maratona :)
    Votos de uma boa prova

    ResponderExcluir
  2. Olá João
    boa estreia na estafeta, só não concordo que partam em simultâneo com a maratona (a rainha deve ser o palco das atenções) mas acho muito interessante essa versão de maratona por estafeta, mais que a existência da prova da meia.
    Este ano porque estive parado mais de um mês irei à meia.
    Quanto ao facto de em Lisboa não haver público a assistir diz-me onde em Portugal (tirando a Amadora, Peniche e também embora menos na Nazaré) isso acontece?
    Boa estafeta apesar de participarem desfalcados de uma atleta de pódio.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir