terça-feira, 16 de março de 2010

Exposição 20 anos da Meia da Ponte

Desde o passado dia 12 e até 6 de Abril, está patente no Aeroporto de Lisboa uma exposição denominada "20 anos da Meia Maratona de Lisboa".

Esta exposição exibe imagens dos momentos marcantes das 19 edições já decorridas e onde se pode testemunhar a evolução da vida desta prova que, conjuntamente com a Mini-Maratona, é o maior evento desportivo do país, reconhecido internacionalmente com grau máximo.

É uma iniciativa em colaboração com a Adidas que celebra 10 anos de apoio a esta corrida.

Curiosamente, se for feita uma estatística aos atletas de pelotão, um bom número aponta esta prova como aquela onde se estreou. Como por exemplo, o meu caso a 26 de Março de 2006, ainda sem ter a mínima noção de quantas viria a correr no futuro. Participei na Mini, e já era um grande esforço na altura correr quase 8 quilómetros, e uns dias antes quando um colega me perguntou se eu ia à Mini ou Meia, a minha resposta foi "Mini! Meia não consigo nem nunca conseguirei fazer...". Exactamente um ano depois, estava a estrear-me na Meia, nesta mesma prova. Quantos casos mais haverá? Suspeito que muitos!

Mas sobre os atletas de pelotão, algo há a acrescentar. Mediática como é esta prova, tem honras de transmissão televisiva em directo e direito a bloco de imagens nos diversos noticiários. E o que se vê sempre? Os atletas de elite e quem vai a caminhar na Mini, de preferência os mais "apalhaçados" ou "exóticos". .Qualquer atleta de pelotão, e ainda o ano passado foram mais de 5.000, nunca aparece durante o seu percurso na Meia. Não que o atleta de pelotão se preocupe com isso mas quem está por fora, a sensação com que fica é que ou se é de elite ou é para andar, de preferência a brincar. Um bom serviço público era mostrar que qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, desde que devidamente treinado, pode correr, e isso poderia chamar mais pessoas para a actividade física. Será que este ano darão outra ideia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário