domingo, 28 de março de 2010

Chebet e Ebuya campeões do Mundo, Jéssica Augusto a melhor europeia nascida na Europa

Decorreu hoje em Bydgoszcz, Polónia, o Campeonato Mundial de Cross, prova que assistiu a um domínio completo do Quénia que nas 4 provas (séniores e júniores, femininos e masculinos) venceu todos os 8 títulos (4 individuais e 4 colectivos).

No sector feminino, esperava-se uma luta Dibaba / Masai mas Dibaba acabou em 4º sem poder dar luta às 3 primeiras que foram na maior parte da corrida lideradas por Masai mas que no sprint final foi ultrapassada pela compatriota Emily Chebet que alcançou assim um inesperado triunfo.
As nossas valorosas atletas fizeram o que puderam frente às africanas e justificaram o porquê de serem campeãs da Europa, ao terminarem como a melhor equipa europeia, apenas suplantadas pelo Quénia, Etiópia, Estados Unidos e Marrocos, com quem ficámos empatados pontualmente mas perdemos no factor desempate, a equipa que primeira fecha as suas 4 atletas.
Jéssica Augusto esteve uma vez mais muito bem, sendo a 2ª melhor europeia, apenas batida pela Hilda Kibet da Holanda, mas sendo esta atleta queniana de nascença (e vivência), Jéssica foi a melhor atleta nascida na Europa. Terminou em 21º. Sara Moreira foi 27ª, Anália Rosa 35ª e Ana Dias 44ª. Fora da pontuação ficaram Daniela Cunha, 60ª e a triatleta Vanessa Fernandes, 62ª. De destacar a estreia de Daniela Cunha, uma jovem sénior de primeiro ano que, com apenas 19 anos, muito promete para um futuro brilhante.
Resultados: Individuais, Equipas

No sector masculino, o Quénia não vencia desde 1999, muito por culpa de Keninisa Bekele, que este ano esteve ausente por lesão, tal como o recente recordista da Meia-Maratona, Zerzenay Tadese, dedicado agora à estrada. Disso se aproveitaram o queniano Joseph Ebuya e o eritreu Teklemarian Medhin para fugirem , com o queniano a suplantar-se a meio da última volta.
Os portugueses terminaram na 13ª posição colectiva, 3ª europeia com Youssef el Kalai em 42º, Fernando Silva 58º, Lícinio Pimentel 60º, Manuel Damião 69º e Hélder Ornelas 75º. José Rocha desistiu.
Resultados: Individuais, Equipas

Em júniores masculinos, a presença do muito promissor Rui Pinto que foi 46º e 3º europeu e de José Costa, 63º
Resultados: Individuais, Equipas

Nos júniores femininos, apenas se deslocou Débora Santos que teve uma estreia muito dura. Terminou em 91º entre as 93 classificadas, das 95 que partiram.
Resultados: Individuais, Equipas

Nenhum comentário:

Postar um comentário