domingo, 19 de julho de 2020

As certezas quando se tem e a realidade quando não há. E mais uma manhã surpreendente!

É curioso como mudamos as nossas certezas, dependendo quando temos o que queremos ou quando o que tínhamos acabou.

Vem isto a propósito de quando podia correr, e julgava que era algo que me iria acompanhar para o resto da vida, se ouvia alguém dizer "se um dia já não se poder correr, caminha-se", essa frase não encaixava em mim pois não via a caminhada como uma alternativa ao grande prazer da corrida. 

E porque não via como alternativa? Pela simples razão que dava como certa a possibilidade de poder correr enquanto cá andasse. Mas a partir do momento que perdemos algo que damos como certo, a nossa visão muda e passamos a encarar as restantes possibilidades como tábuas de salvação.

Foi assim que agarrei com as duas mãos a possibilidade de fazer caminhadas, enquanto as puder fazer dado que o futuro não é certo.

Claro que não é correr mas isso é o que não posso matutar. Ou penso que não é a mesma coisa, ou fico agradecido por poder praticar algum exercício que me permite mexer e ir criando objectivos pessoais.

Algumas pessoas já me questionaram porque controlo os tempos na caminhada. Ora as caminhadas que faço não são a passear, são a tentar andar o melhor que possa, por todos os benefícios daí inerentes. Além disso é uma forma de mitigar o não poder competir a correr. 

Nunca competi com ninguém nos 15 anos de corridas, apenas e sempre comigo próprio. É a minha forma de estar e de tentar melhorar a cada momento. 

A propósito disso, na semana passada relatei a minha caminhada de 15 km pelo percurso da Corrida do 1º de Maio e onde registei marcas que não julgava possível. 
Hoje tive nova caminhada de 15, desta feita no Passeio Marítimo de Oeiras e não sabia como seria possível fazer melhor do que o anterior "louco" domingo.

Pois não sabia mas... arrasei as melhores marcas em todas as distâncias! O que me deixa orgulhoso e feliz com esta tão rápida evolução desde que me iniciei nas caminhadas, apenas há 7 semanas.
Vamos a números, referindo como estava a melhor marca em cada distância e o que fiz hoje:

- 5 Km: Estava em 49.05, passei aos 5 em 47.36 (média 9.31)

- 10 Km: Estava em 1.39.26, passei aos 10 em 1.34.35 (média 9.27)

- 15 Km: Estava em 2.26.26, fiz 2.20.52 (média 9.23)

- Km mais rápido: Estava em 8.48 e o 14º de hoje foi em 8.40

Como se pode ver, a média veio sempre a descer e se antes de iniciar os 15 na semana passada o Km mais rápido estava em 9.27, a média de hoje aos 15 foi de 9.23…

Para fugir ao calor, comecei às 6 da manhã (para ser rigoroso, o relógio marcava 5.59). 

É a estas alegrias a quem me devo agarrar, com a certeza que, a menos que haja algo verdadeiramente inovador na medicina, a corrida acabou para mim.
Apenas um exemplo: Um dia desta semana, dei um toque com a biqueira do sapato esquerdo num degrau. Esse impacto originou logo uma dor forte no joelho. Tive uma percepção do que seria um impacto da perna a bater no chão quando se corre...

Uma boa semana a todos e a quem vá de férias, umas ricas e bem merecidas férias!
  

8 comentários:

  1. Já fiz trails bem mais lentos que 10'/km eheheh Percebo perfeitamente que as controles, fazes tu muito bem! Força, João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh, Filipe, mas acredito que o teu percurso fosse "imperceptivelmente" mais difícil! :)

      Um abraço e obrigado!

      Excluir
  2. Sempre a evoluir! =)
    Que continues a superar-te amigo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser, lutar para melhorar sempre, independentemente da situação.
      Obrigado Isa, beijinhos e bons treinos! :)

      Excluir
  3. Cruzei-me contigo ali perto de Caxias há umas 2 semanas e lá ias tu a caminhar. Desejo que a medicina muito em breve invente algo. Ninguém merece parar de correr quando ainda temos tanta vida/kms pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cruzaste? Na próxima diz quem és para te ficar a conhecer :)
      Obrigado, um abraço e boas corridas!

      Excluir
    2. Olá de novo João. Ok da próxima direi. E no domingo passei outra vez por ti quando ia começar o meu longo. Ias com um amigo teu ali em Caxias. Ainda pensei dizer algo mas não quis interromper :D Ok fica combinado para uma próxima. Abraço.

      Excluir
    3. Diz diz!
      Um abraço e boas corridas :)

      Excluir