quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Venha a 13ª meta em Maratona!

Há que lutar muito para conquistar esta bonita medalha!
A preparação para a Maratona do Porto a realizar no próximo domingo, seria a mais puxada em termos de ritmo. Era o que o plano ditava.

A intenção era uma. Quanto mais rápido fizesse os longos, durante a Maratona com um ritmo mais defensivo, melhor e mais aguentaria.

E o início do plano assim foi. Mas muito no início pois a 6 de Julho, num treino de 25 que estava a decorrer num excelente ritmo, aos 21 tive uma violenta queda que deixou vários problemas internos que demoraram quase 2 meses a passar. Após quase duas semanas de paragem, pude continuar a correr mas debilitado e muito muito mais lento. 

E tudo mudou, o plano deixou de ter qualquer sentido e passou a ser um de recuperação e sobrevivência. 

Para mim, correr sempre foi prazer mas o mês de Agosto foi muitas vezes um sacrifício pela maneira como me sentia. A Mafalda é bem testemunha do esforço que fiz em muitos dias para ir correr. E o que fiz nesse mês? Bati o record de quilómetros num mês, totalizando 276 km. Foi bem duro! Mas essa foi a única forma de conseguir ir recuperando o mínimo para tentar vencer a distância.

Vaidade à parte, reconheço que pelo esforço e sacrifício nesse mês, já merecia a medalha do Porto. Mas isso não conta, conta é o próprio dia. E para tal, terei que lutar muito, como sempre sucede nesta distância.

Estou preparado para lutar, para sofrer, para fazer o tempo mais lento de todas as Maratonas, para tudo o que seja necessário. Só não estou preparado para uma coisa. É que desistir não é opção.  

Como sempre, a meta é o grande e único objectivo. Venha ela!

Confesso que estou muito receoso (e já bastante nervoso). Mas também não me recordo de alguma vez não o ter estado antes duma Maratona...
Seja-se atleta de elite ou de pelotão, nunca sabemos como iremos estar no dia. Mas se pudesse escolher, só queria sentir-me como senti no último treino de 30, realizado a 6 de Outubro. 

Um grande muito obrigado pelo vosso sempre constante apoio. Levo-vos comigo! Uns dias após a Maratona, aqui estará o relato. Espero que a descrever como cortei a meta duma Maratona pela 13ª vez!


A imagem do meu dorsal

14 comentários:

  1. João, ainda estou com uns quilinhos a mais, queres mesmo levar-me? Pensa bem! ahahaha

    Se tudo correr como planeado devo conseguir ir fazer de claque e quem sabe um dia faço-te ( e a todos os outros corajosos) companhia.

    O treino está feito, como de costume e como bem indicas, vaidade à parte, a medalha está como entregue e com o teu nome marcado a fogo.

    Abraço

    PS: qual a tua opinião sobre maratonas à chuva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada entregue! Ainda falta batalhar muito...

      Em 12 Maratonas, apenas fiz 7 km à chuva, os últimos 7 da 3ª Maratona (Porto 2014). Mas foi logo uma chuvada torrencial e gelada.
      Fazer uma Maratona sempre à chuva, não sei como será.

      Um abraço e muito obrigado!

      Excluir
  2. Caro João,
    Assim tivesse eu tanta certeza no demais como na tua capacidade de sofrimento.
    Claro que vais terminar e,................ bem.
    Como senmpre.
    Nem por ser a 13ª a malapata irá aparecer, aliás, já apareceu na preparação, não é?
    Já chega.
    Não te esqueças é de trazeres os penus de chuva pois vais precisar muito deles.
    Faz-me lembrar uma prova que fizemos na Wings for life world run em 2016, chovia torrencialmente e, numa paragem de autocarro estavam n pessoas a abrigarem-se cheias de frio e nós ali, á chuva, cheios de calor :)
    Cá te esperamos
    Gr abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
  3. Por todas as dificuldades que passaste, e ultrapassaste, esta vai ter um gosto especial! Sei que os imprevistos podem acontecer, mas também sei que vais fazer o possível e o impossível para cortar aquela meta no domingo!

    Lá estarei, para te ver conquistar a 13ª!

    Um beijinho e até já!

    ResponderExcluir
  4. 5588. Quase era uma capicua, mas é um número fabuloso para um atleta fantástico.
    IC

    ResponderExcluir
  5. Uma boa maratona, grande abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
  6. AI CA MEDO!!! =)
    Mas é um "medo" bom, umas borboletas na barriga que são sinal que algo grandioso se aproxima. Uma maratona é uma maratona, 42 km e 195 m de variadas emoções onde todos se superam! Homens, mulheres, magros, gordos, altos, baixos, uns mais rápidos outros mais lentos, uns ricos outros pobres mas TODOS correm para viver um momento único e cortar aquela meta!!!
    Oh pá já fiquei com os olhos húmidos.
    Gosto mesmo de correr, tal como tu, e vai ser muito bom novamente alinharmos todos à partida de uma maratona.

    Venha ela!!!

    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bonitas palavras! Descreve na totalidade o que é uma Maratona

      Vamos ser todos felizes no Porto :)

      Beijinhos e força!!!

      Excluir
  7. VAI CORRER BEM .
    És um campeão , os objectivos vão ser atingidos .
    Grande abraço.

    ResponderExcluir