quarta-feira, 1 de maio de 2019

Aveiro: A dúzia de Maratonas num excelente evento em estreia

Antes da partida, com o Vitor e Isa que foram à Meia

Portugal tem uma nova Maratona. E quão promissora é, pelo revelado nesta edição de estreia!

Com uma muito esforçada organização que em poucos meses montou um evento desta dimensão com 4 provas (Maratona, Meia-Maratona, Mini e Caminhada), servida por uma bela cidade como Aveiro (bela e com uma doçaria de chorar por mais...), público participativo, tudo há para elevar esta Maratona para um patamar superior.

O percurso é desafiante, onde se realçam as passagens pelo centro da cidade, Gafanha da Nazaré e Praia da Barra, com as ruas a terem um nível de público muito superior ao habitual no nosso país. O desafio prende-se com as partes desertas entre as localidades e a subida, dum lado e outro, para a Ponte da Barra. 
Só não apreciei totalmente os últimos 3 ou 4 km. É bonito passar-se pela Universidade mas estamos a falar dum espaço vazio ao domingo. Julgo ser preferível esses quilómetros irem pelo centro da cidade para termos novamente apoio, que tão bem sabe nessa parte crítica da distância.

2 dias antes, com o dorsal na mão

A verde ao centro, uma frase de apoio à equipa!
Que há um ou outro pormenor a alterar, claro que há, mas isso sucede em todas as Maratonas, mesmo aquelas com dezenas de edições. Ora mais facilmente acontece numa de primeira edição e que não teve um ano para se preparar.

Em resumo, nota muito positiva e uma Maratona a regressar. Só não será em 2020 pois nesse 26 de Abril já tenho tudo combinado para completar o quarteto das 4 maiores Maratonas espanholas com a de Madrid. Mas em 2021 voltarei de certeza.

Falta só falar do que a organização não consegue controlar, condições meteorológicas. Quando chegámos na 5ª feira, Aveiro estava fustigada por uma forte ventania. Ora se ali estava muito vento, nem imagino o que estaria na Barra. Mas o característico vento desta região acalmou e esteve quase inexistente no domingo. Faltava só o previsto calor. E também aí tivemos sorte pois o dia amanheceu com nevoeiro e fresquinho, tendo só ficado calor para o final da prova. Portanto, até isso foi óptimo! 

Já aqui tinha confessado os meus receios para esta Maratona. E esses receios mantiveram-se até à hora de partida. Estava nervoso sim (mas em Maratona estou sempre...). 

Além dos receios sempre presentes para uma distância desta natura, não sabia as partidas que a parte gástrica (que 4 dias antes esteve em crise) iria provocar, além da dúvida sempre presente do que teria sucedido no último treino de 30 km, realizado 3 semanas antes, com os gémeos a ficarem duma estranha forma como nunca se tinha dado.   

Pode-se ser estreante, fazer a 5ª, 12ª ou 40ª Maratona, mas os receios estão sempre no nível mais alto pois não se trata duma corrida, é uma Maratona, com tudo o que implica de esforço, dedicação, vontade, esgotamento, obrigando a irmos buscar o que temos, o que não sabíamos ter e o que não temos.

Como sempre, a noite foi muito pouco dormida. Às 4 já estava bem acordado, o que tem a vantagem de poder fazer os necessários preparativos com toda a calma (calma?!? que calma?!?).

Antes da corrida, com a mítica placa a 195 metros da meta. Passadas umas horas, nunca poderia estar assim tão fresco quando ali passasse, mas o sorriso haveria de manter-se. Ou melhor, este era de esperança, passadas umas horas seria da certeza de concretização
A irmos do hotel para a zona de partida/chegada, achámos piada passarmos pela rua Senhor dos Aflitos. Nada mais propício!

Encontramo-nos com a Isa e Vitor, sendo que os 4 ao Km iam estar representados em 3 provas. Eu na Maratona, Isa e Vitor na Meia-Maratona e Mafalda na Caminhada, só faltando ter alguém nos 10 Km. 

Muita gente conhecida e o reencontro também com a Inês com quem tinha combinado irmos juntos no início, a ajudarmo-nos mutuamente até algum ir para a frente ou ficar mais atrás.

Antes da partida, com os bombos atrás
A pulsação a aumentar nos momentos finais de espera e, finalmente, é dada a partida! Altura de despir os nervos, deixando-os ali no alcatrão, e focar no controlo e gestão da corrida.

Nos primeiros metros

Bem disposto e feliz por estar noutra Maratona
Volta inicial por Aveiro e tudo bem com os gémeos mas a barriga inchada pelo que tem sido costume ultimamente. 

A descer a Lourenço Peixinho em Aveiro, feliz por rever a Mafalda

Um apoio e força muito especial!

E lá seguíamos os dois, eu e Inês


Sempre bem disposto
Depois saída no sentido da Gafanha da Nazaré, tudo controlado, ritmo constante e sempre na conversa com a Inês que por volta dos 15 começou a indicar algum cansaço, para aos 16 dizer que tinha de abrandar um pouco e para eu seguir. 

Custou-me deixá-la ali mas era o que estava combinado. Para trás ficaram 16 muito agradáveis quilómetros, que mal dei por eles. Agora sozinho a coisa ia começar a custar.

Últimos metros, nesta fase, com a Inês 
Fui passando por alguns atletas, metendo conversa, incentivando. Um deles era um espanhol que ia a participar na sua 392ª Maratona!!! E eu todo feliz por fazer "apenas" uma dúzia...

Passagem pela Gafanha da Nazaré na longa avenida de 2,5 km, com muita gente a aplaudir. No final da recta, cortar à esquerda em direcção a uma das duas maiores dificuldades da prova, a subida para a Ponte da Barra (a outra dificuldade foi a subida para a mesma ponte no regresso, sendo que desse lado era mais inclinado). O meio da ponte estava com nevoeiro mais forte, tal como a Praia da Barra. Devido ao nevoeiro, não se via a parte de cima do farol mais alto da Europa (62 metros).

Foi aqui, na Barra, que tudo começou a complicar. Ia nos 25 e o peso do inchaço na barriga ia massacrando e chegou a um ponto onde tive que andar um pouco, aproveitando a zona de reabastecimento.

É sabido que tendo que andar um pouco, tudo se complica pois o ritmo certo e mecânico foi interrompido e nada mais será igual para a frente. Altura de começar a gerir. 

Aos 30 o sol abriu e começou o calor mas não tão forte como se receava. Também foi por volta desta distância que o inchaço sossegou e pouco mais dificultou. Lá segui para a frente sempre focado na meta.

Aos 37. "Morto" mas feliz 
Aos 38, já em Aveiro e no caminho que ia dar à Universidade, estava a Fabiana a aplaudir e incentivar entusiasticamente, tendo corrido uns 100 metros ao meu lado o que foi uma força extra. A aproximar-me dela, perguntou-me como estava ao que respondi "morto" mas a rir pois é sempre uma felicidade sentir mais uma meta de Maratona a chegar. Ao pé da Fabiana estava um polícia que, contagiado pela boa disposição da Fabiana, comentou "nunca vi um morto a rir!"

Antes, passei por uma atleta inglesa a quem lhe disse que a maior verdade que descobrimos numa Maratona, é que a matemática não é, como se diz, uma ciência exacta pois nem todos os quilómetros têm mil metros. 
Façam uma Maratona e descubram o longo que são os últimos!

Passei a placa dos 39, ao lado da Universidade e logo de seguida vi uma placa com o número 40 mas... do outro lado da estrada e com outra cor pois indicava o edifício 40... Ainda tinha que fazer mais "uns quilómetros" para ir do 39 aos 40.

Desde que tinha deixado a Inês, estava preocupado em como iria ela. Por várias vezes olhava para trás para ver se a via mas nada. E eis que ao passar os 40, oiço qualquer coisa que pareceu um chamamento, olhei e ali vinha ela! Foi adicional de felicidade constatar que estava tudo bem com a Inês que se preparava para terminar a sua 2ª Maratona.

E para quem já tinha 40 km nas pernas, vinha bem. Disse-lhe mais do que uma vez para seguir, pois senti que a estava a prender, mas sempre se recusou dizendo que agora era assim até ao final, rebocando-me até à meta. Muito mas mesmo muito obrigado, Inês!

Aos 41, perto da Catedral, aí está a Fabiana novamente que vai a correr connosco até à curva da meta, sempre cheia de força a incentivar. Não correspondi devidamente pois ia mesmo acabado mas sei que a Fabiana terá compreendido, ela que estava num momento agridoce (nada a ver com a Inês...) pois inscreveu-se para esta Maratona e foi obrigada a adiar o seu sonho de maratonista por lesão. Mas esse dia vai chegar! Muito e muito obrigado Fabiana!

A 400 metros da meta, lá vamos os dois com a Fabiana quando reencontramos a Mafalda

E agora também a Isa e Vitor
Entrada para um pequeno troço de terra batida com vários pórticos e a placa dos 42, onde estavam a Mafalda, Isa e Vitor, que já tinham acabado a Meia "há anos". Muito e muito obrigado, amigos!

Aí está a tal placa já em cima retratada 

Quase na curva para que vai dar à meta, com a Inês a rebocar-me

Mais força extra, curva à direita e o sonho de todo o maratonista à nossa frente, a meta! Uma tri-campeã mundial vem ao nosso encontro, a enorme Aurora Cunha, e acompanha-nos até cruzarmos a linha mágica.

Com a grande Aurora Cunha
Meta!!!!
Feita!!! 12ª em 5.12.43. Terminei muito cansado mas imensamente feliz! Altura para os festejos. 

O duo de 16 + 2 km (comigo a mastigar a bela da bifana que nos ofereceram no final)
A habitual foto pós-Maratona, a fazer com os dedos o número que já tenho, 12
Sou apaixonado pelos ovos moles e na 6ª feira queria comprar uma barrica de ovos mas decidi "se concluir a Maratona, venho aqui comprar uma". E assim foi, à tarde, os quatro 4 ao Km presentes foram a um café e aproveitei para a minha auto-prenda!

Com a barrica (nham nham)
Provavelmente pelo que andei, muito calmamente, no resto do dia e depois um belo descanso, a recuperação muscular está a ser, talvez, a melhor de todas as Maratonas. Até ontem, 3ª feira sentia era cansaço geral, o que é absolutamente natural. 

Não deixa de ser curioso que os gémeos estiveram sempre impecáveis e após a Maratona sentia-os soltos. Não consigo mesmo entender o que se terá passado há 3 semanas...

Como sempre, após uma Maratona dou uns dias de descanso à corrida, fazendo apenas caminhadas. Na 6ª recomeçarei os treinos e a próxima corrida é daqui a 2 semanas e meia em Alverca, onde sou totalista (é a 5ª edição).

Muito obrigado a todos pelo sempre presente apoio.

Bom resto de boa semana!



34 comentários:

  1. Muitos parabéns amigo! E vão 12!

    Mais uma vez mostraste a tua fibra. Grande João!
    Adorámos ver a tua/vossa chegada :)

    Para estreia, e pelo que dizes, não foi nada mau. Não foi perfeita mas também não se pode exigir perfeição numa primeira edição. Nós gostámos muito da Meia :)

    Beijinhos e mais uma vez muitos parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amiga!

      E muito obrigado pela vossa presença e constante apoio. Foi muito importante! :)

      De sexta a 6 meses lá estamos noutra :)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Caro João,
    Mais uma prova brilhantemente superada.
    Parabéns ao gr campeão 👏👏👏
    GR abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
  3. Muitos, muitos parabéns João! Não me canso de o dizer :)

    Mais uma vez, mostraste como se ultrapassam as dificuldades e se gere uma prova, mesmo quando o corpo não quer colaborar connosco.

    Foi um prazer ter a tua companhia e fazer parte da tua 12ª Maratona! 12 Maratonas não é para qualquer um ;)

    As nossas barricas foram mais do que merecidas e um excelente prémio por termos cortado aquela meta :)

    Um beijinho e, mais uma vez, obrigada pela companhia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a companhia pois sozinho, teria chegado aos 16 bem mais desgastado. Além do final onde te atrasei.
      Qualquer dia também estarás tu com 12 ou mais :)

      Muito giro ambos termos feito essa promessa da barrica sem sabermos do outro :)

      Beijinhos e força para os teus próximos desafios

      Excluir
  4. Uma dúzia! Parabéns João!
    Uma Maratona nova por aqui, é sempre de louvar. Pelo que conheço da organização, tem tudo para vingar.
    Boa recuperação João
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana!

      Tem sim, tudo para vingar e é muito positivo descentralizar

      Beijinhos :)

      Excluir
  5. João,muitos parabéns por mais uma maratona!
    12 maratonas não é para qualquer pessoa😀
    Foi um prazer acompanhar o teu feito!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor! Vocês também estão quase, quase nas 12, não contando com as Ultras :)

      E muito obrigado pela presença e apoio!

      Um abraço

      Excluir
  6. Àduziaémaisbarato!

    Parabéns!

    Que carrossel de emoções e estados que acontecem no espaço da maratona, mas que, no fim e unidos, cumpriram mais uma.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, que carrossel. Antes, durante e depois.
      E a recompensa é eterna! :)

      Muito obrigado!

      Um abraço

      Excluir
  7. Grande João. Concordo com a apreciação que fazes desta nova Maratona. porém, gosto do mês de Abril, mas não gosto da coincidência com Madrid e Londres. No 2º Domingo (apesar de chocar com Paris) seria melhor. Quanto à tua prestação, chegaste feliz e isso é o mais importante, mas se me permites, acho que treinos de 30 Km não se adequam bem ao que pretendes, pois há sempre alguma dificuldade em recuperar. Eu, por mim, se conseguir manter a regularidade de 3 treinos semanais (entre 45' e 1,30h) e um treino de 2h nos dois meses que antecedem a prova já sinto que levo uma preparação excelente e que me permite estar confiante. Para esta Maratona, apenas fiz um treino de 2h há cerca de um mês e fiz a Corrida dos Sinos e os 20 Km da Marginal. Olha...deu para chegar nas 4h e a sentir-me bem.
    Uma coisa é certa : por mais maratonas que façamos, cada uma é diferente da outra e estamos sempre sujeitos a imponderáveis. Mas venha a próxima, João. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... o mês de Abril é o ideal para Portugal pois foge daquela altura que as de Lisboa e Porto estão praticamente sobrepostas mas tem o problema de haver muitas pela Europa fora. O bom é inimigo do óptimo...

      Quanto aos meus treinos, só andando muito bem treinado é que consigo fazer qualquer coisita. E os treinos de 30 ajudam-me imenso, tanto na vertente física como psíquica. E costumo recuperar muito bem de qualquer um deles. Agora só houve esta estranha situação dos gémeos mas foi a excepção que confirma a regra.
      Aliás, antes de adoptar este esquema tinha 6 Maratonas e todas nas 5 horas e desde então fiz mais 6 com 4 nas 4 horas. Só não consegui no Porto 2017 a dias de fazer a operação à vista e quando já andava com muitos problemas visuais, e agora por estar numa fase crítica dos meus problemas gástricos.
      Tal como as Maratonas em que não há iguais, também nós somos todos diferentes :)

      Um abraço e boa continuação de boas corridas. E na minha próxima Maratona, estou certo que também lá estarás, totalista como és na Invicta!

      Excluir
    2. É isso João: O princípio da individualidade do treino. O que funciona bem para um pode não ser o ideal para outro. Por outras palavras : "cada um é como cada qual" eheh. Abraço.

      Excluir
  8. Parabéns companheiro, uma dúzia de maratonas, muito bom, abraço, António Almeida

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!
    Tens doze maratonas com treino muito esforçado e empenhado e corridas com toda a dedicação amor e sacrifício!
    Comparar o número de maratonas corridas de atleta para atleta é um grande erro!
    Por exemplo muito provavelmente as tuas doze maratonas foram corridas com muito mais esforço e sacrifício que um numero superior de maratonas corridas por um ultra maratonista.
    Em cada uma das tuas doze maratonas correste sempre muito para lá do que é a tua zona de conforto já para um ultra maratonista a maratona será uma prova curta!
    Tens enfrentado imensos (e superado) problemas de saúde na preparação das tuas maratonas, és maratonista com letra grande mas nunca te consideras um maratonista nato, digamos um maratonista de “carreira”! Conforme afirmas só consegues fazer uma maratona com imenso treino e esforço. Morfologicamente não tens o perfil próprio de um maratonista.
    Enfim tudo é adverso a que seja maratonista mas ÉS!
    Muito provavelmente as tuas doze maratonas representam vinte e quatro maratonas se consideramos tudo o que enfrentas para as fazer!
    Por tudo isto, por tudo o que ultrapassas ao completar mais uma vez os míticos 42,195 km tenho um enorme respeito e admiração por ti como atletas, e como ser humano mas isso são outras contas.
    Este maratonista e ultra maratonista da década de 80 do século passado curva-se, respeitosamente, perante o teu exemplo de amor e dedicação para com a corrida. És um enorme exemplo de superação querer e coragem.
    Sinto muito feliz e honrado por te ter como amigo.
    Um grande, grande abraço CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge... deixas-me sem palavras!!!

      Um abraço e muito obrigado

      Excluir
  10. Grande João, parabéns pela 12ª! Gostei muito dessas fotografias na chegada! Um abraço, vamos à próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Filipe e muitos parabéns pela tua épica MIUT!!!

      Um abraço e boa recuperação

      Excluir
  11. Muitos parabéns por mais uma na colecção!!

    ResponderExcluir
  12. Grande João! Não há palavras, mesmo! Já disse e repito que o meu bichinho das Maratonas nasceu e cresceu neste espaço e junta-se aqui mais um exemplo de uma excelente gestão física e psicológica. Tanto mérito têm os quenianos e afins por fazerem pouco acima das duas horas como têm os atletas de pelotão pela força mental para fazer em 5 horas eliminando todo o qualquer pensamento de desistir.

    Venha a 13ª e que o número seja de muita sorte!
    (Estamos desencontrados este ano, em 2019 fiz Madrid e não faço Porto...)

    Abraço e até Alverca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas palavras, grande Nuno, e muitos parabéns pela tua fantástica Madrid!!!

      Um abraço

      Excluir
  13. Obrigado pelo relato e pelo cuidado descritivo que fazes em cada prova, eu não fui mas mais uma vez fui transportado para o ambiente de prova e pelo que li temos maratona para ficar na agenda do próximo ano. parabéns João pela dúzia de maratonas . Estreámo-nos na maratona de Lisboa já lá vão uns anitos. forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 9 de Dezembro de 2012 :)
      Fazes muito bem em colocar na agenda para 2020. Força!

      Um abraço

      Excluir
  14. Já li isto há uns dias mas só agora tive um momento mais descansado para reler, apreciar e comentar (isto das mudanças para o Porto deixa uma pessoa exausta e sem tempo!)

    Antes de mais muitos parabéns, outra vez, pela décima segunda. Deve ser uma sensação incrível acabar uma maratons, quanto mai 12! Foi um privilégio correr aqueles 100m ao teu lado, assim como a recta da meta, é sempre um gosto trilhar caminho com aqules que nos inspiram :)

    Obrigada pelo teu relato que nos motiva a continuar e pelo teu apoio incondicional a todos aqueles que, como tu, descobrem esta maluqueira da corrida :)

    Um grande beijinho e venha a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma mudança é extenuante!

      Eu é que agradeço o apoio que deste na fase crítica. Já me conheces de duas maneiras: vivo e morto :)

      Beijinhos e boas arrumações!

      Excluir
  15. Demorou mas li :) … só hoje consegui aquele tempinho para ler com calma e apreciar :) Excelente, mais uma vez. Muitos mas muitos parabéns pela 12ª que foi feita e bem feita … um bocadinho de "sofrimento" faz parte e valoriza ainda mais a coisa- A minha foto preferida é a que tens com a Mafalda … aquele abraço dá cá uma força :)
    Grande abraço João e uma beijoca para a Mafalda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dá força esse abraço! Se a IAAF descobre a força desse "doping"... :)

      Muito obrigado, grande abraço

      Excluir
  16. Bem tanto tempo depois é que li este teu artigo 🙂 muitos parabéns por mais uma João! Parece facil... Parece 😃

    Depois de ter falhado a inscrição no sorteio da Maratona de Londres (falta de experiência em saber os procedimentos nas major...) esta Maratona está na minha lista de hipótese para 2020... veremos!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse fácil não era Maratona... :)

      Força para 2020!!!

      Um abraço

      Excluir