Faltando duas semanas para o que, espero, seja o grande dia, hoje fiz o último longo, agora já em versão mais curta, 20 quilómetros.
E o que me deu este treino? Um enorme alívio após uma semana de susto!
2ª feira foi dia de folga, após a excelente Meia da Nazaré, e na 3ª feira fui para o meu treino de recuperação que acabou por ficar reduzido a apenas 3 quilómetros. Apareceu uma dor na zona do tornozelo do pé esquerdo (o mesmo que torci em Junho) que não sendo impeditiva de continuar, obrigou-me a parar por uma questão de salvaguarda pois nesta altura estou de tolerância 0 com o risco.
Não sei se teve alguma influência mas recordo que nas primeiras passadas na Meia da Nazaré senti os pés, em especial o esquerdo, gelados pela forte e fria chuvada que se abateu um quarto de hora antes da partida e que apenas acalmou menos de 5 minutos antes, impedindo um reaquecimento.
Naturalmente que o pé foi deixando de estar gelado e durante a corrida nada senti. No entanto ignoro se acabou por ter alguma influência para o que sucedeu.
O que é certo é que na 3ª ainda associei a talvez alguma fadiga pela prova e só quando me aconteceu o mesmo no treino de 4ª, onde parei com apenas 1 quilómetro, é que comecei a panicar a sério, com receio de estar tudo estragado a tão pouco tempo da prova.
Intensifiquei as massagens e pomadas e na 5ª não treinei, apesar de já não sentir dor ali.
Como tinha planeado 20 para hoje, ontem decidi fazer um teste de 2 quilómetros para avaliar a possibilidade de manter o treino e o que é certo é que fiz sem problemas esse par de quilómetros, decidindo assim ir tentar os 20, com a condição de se sentisse a mínima dorzinha, parar de imediato.
Para ajudar à festa, na 5ª notei que o regulamento de Valência coloca como tempo limite 5 horas e meia e não as 6 que estou habituado. É certo que nunca fiz mais que 5.25, mas pensando na hipótese de ir com problemas no pé e ter que fazer uma prova condicionada, gerindo a coisa para chegar ao fim, esse limite passava a ser um stress.
Estava muito tenso antes do treino de hoje, receando que a dor reaparecesse, estando tão em cima da hora da Maratona. Felizmente que neste ia ter companhia. A Tânia ia treinar 25 e combinámos que esperava por ela no Inatel onde passaria com 5, fazendo assim com ela os seus últimos 20. E o quanto lhe agradeço a companhia pois, em especial no início, hoje seria complicado sozinho.
No primeiro par de quilómetros ia demasiado tenso, a Tânia até pensava que estava com dores por ir calado, mas como nada sentia no pé, fui relaxando, aproveitando o prazer de corrida e comecei a falar para não mais me calar, sinal que ia bem.
Iríamos até Algés e regressávamos mas como estava muito vento contra no Passeio Caxias-Cruz Quebrada, optámos por dirigir para o Jamor, o que se revelou uma boa opção pois ali estava calmo, em claro contraste junto ao mar, para depois retornarmos.
Terminei aliviado, apesar de só amanhã ter a garantia de tudo estar bem se continuar assim, e espero que tenha sido apenas o habitual susto que aparece nas vésperas dum grande evento. E este assustou mesmo!
Espero que para a semana esteja aqui a fazer o último artigo antes da que desejo seja a minha décima Maratona concluída. Mal posso esperar! :)
Resta-me renovar o meu agradecimento à Tânia, além de lhe dar os parabéns pelo seu treino, que só revela estar no muito bom caminho para a sua estreia em Sevilha!
Uma boa semana a todos!
Já passou, já passou, agora nada de mais sustos!
ResponderExcluirResto de boa preparação!
Assim espero :)
ExcluirMuito obrigado, beijinhos
O trabalho está feito! Agora é o nervoso miudinho a falar através do corpo! Muita transquilidade (ou nervoso miudinho ao rubro: tão bom :) ) e venha lá a tua décima!E ainda vais ver que essa preocupação com o tempo limite não tem razão de ser! Tudo a correr muito bem João!
ResponderExcluirMuito obrigado Ana!
ExcluirHoje sinto novamente uma coisinha no tornozelo mas muito ligeira. Há-de passar :)
Beijinhos
Uma pessoa está duas semanas fora e é todo um rol de novidades!
ResponderExcluirMuitos parabéns pela prova do Porto e pela palestra! E ainda mais parabéns pela Nazaré! Que grande tempo :)
Os problemas no pé já estão a passar pelo que não te preocupes com os limites de tempo em Valência... Não tenho dúvidas de que farás uma excelente prova, fruto do treino que tens feito e que tem dado provas de bons resultados :)
Agora é mesmo dar o merecido descanso ao corpo e deixar (ainda mais) o entusiasmo chegar!
Um beijinho
O entusiasmo... está cada vez mais no máximo! :)
ExcluirHoje sinto uma coisinha no tornozelo mas muito menor.
Beijinhos, muito obrigado e espero que esteja tudo bem
Siga a camioneta João. Tudo a correr bem e TIC TAC TIC TAC
ResponderExcluir:):):)
Grande abraço
Obrigado Carlos! Um abraço :)
ExcluirCaro João,
ResponderExcluirComo era previsível, em grande forma para a próxima prova.
A tua grande vantagem é que vais correr com as tuas pernas, é verdade mas, não vais correr só com um coração.
Não, vais ser "empurrado" mentalmente por todos os teus amigos que te vão ajudar a "galgar" os quarenta e tal k de uma maratona :)
Valência espera por ti.
Abraço
MIKE
Happyrun
Muito obrigado Mike! Sei que sim :)
ExcluirVamos ver... Já começo a andar com todas aquelas dúvidas e receios. Mas também tive nas anteriores e concluí :)
Um abraço
Que orgulho em ti e na tua caminhada João. Já não me chegam as palavras para te agradecer e para manifestar que estaremos sempre por aqui para te acompanhar. E acima de tudo, obrigada eu. É tão diferente fazer isto acompanhada e é tão bom poder caminhar contigo. E vais brilhar tanto em Valência mas tanto!! Um grande beijinho.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas tuas palavras, Tânia!
ExcluirO brilhar em Valência é conseguir cortar aquela meta. Isso sim, isso é que é um brilho :)
Força para a tua caminhada, cada vez mais em grande evolução :)
Beijinhos
João, ainda bem que foi só um pequeno susto.
ResponderExcluirO treino está feito, vai correr tudo muito bem:)
Venha o passeio e mais uma maratona no currículo!
Grande abraço
Não diria que foi pequeno... :)
ExcluirVenha sim! Mal posso esperar!
Um abraço e força para o grande dia!!!!
'Tá quase João, vais estar imparável.
ResponderExcluirAi do tornozelo que se meta no meio da partida e da meta!
Espero que hoje já tenha tido juízo e caladinho.
Um Abraço
PS: desculpa o bulling ao tornozelo mas por vezes temos que ser duros ;)
Bulla o gajo, bulla que é merecido! :)
ExcluirAinda tem qualquer coisita mas julgo que controlado.
Muito obrigado, um abraço!