A espectacular meta sobre a água |
E estou a uma semana de Valência a escrever o último artigo antes do grande dia que há tanto anseio!
Preparado? Nah... Nunca julgo estar devidamente preparado para uma extensão daquelas.
Há sempre receios e muitas dúvidas. Neste caso ampliados pelo tempo de espera. Mal corto a meta numa Maratona, começo logo a pensar na seguinte e neste caso a espera foi bastante maior pois vem desde Novembro do ano passado. Na próxima, será mais fácil pois serão apenas 2 meses e meio até Sevilha. O que não vai obstar a que nas vésperas esteja daquela forma que os cientistas definem na sua linguagem muito técnica de "cagadinho".
Para somar aos habituais receios, há nesta a preocupação do tornozelo e do tempo limite. O tornozelo tem dado um sinalzinho mas não parece ser nada de preocupante. A dúvida é como se comportará numa extensão tão longa. Em relação ao tempo limite, a dúvida prende-se caso tenha que gerir por algum problema (são 5.30 em vez das habituais 6 horas).
Os últimos treinos têm decorrido dentro da normalidade habitual em véspera de Maratona. A achar que já não estou em boa forma, a achar que perdi a resistência, a achar que perdi a força muscular. Mas se acho isso tudo, também tenho a certeza que em todas as anteriores tive esses "achos" e afinal não passavam de "macaquinhos no sótão" e cortei a meta. Desta vez não será diferente.
Cada Maratona é única e especial e esta tem um aliciante bónus, se cortar a meta. Será a minha décima!
(abro aqui um parênteses sobre dizer se cortar. Sei que não gostam que diga isso mas sabemos sempre como começa mas nunca sabemos como acaba e o que poderá suceder e eu nunca gostei de contar com o que não está ainda feito, o chamado preto no branco. E se isso se encaixa em qualquer corrida, numa Maratona muito mais. Além de que sendo a Maratona a rainha das corridas, uma rainha deve ser o mais respeitada possível!)
Ora ser a décima é tão mais surpreendente se recordar o meu percurso. Quando comecei em 2006, tinha a certeza que nunca faria uma Meia pois não via como conseguiria passar os 10 que já eram uma dificuldade extrema na altura. Em 2007 estreei-me em Meia e ao ler um livro do Dean Karnazes, comecei a sonhar um dia fazer uma Maratona. Um dia... E apenas uma.
Sucedeu em 2012 e tinha a certeza que seria a única. Não imaginava que quando cortamos a meta na primeira Maratona, há um bichinho invisível que nos pica e contagia para todo o sempre!
Em 2014 recordo que escrevi aqui um artigo a dizer que iria cortar a meta no Porto a fazer o 3 com os dedos, como cortei, pois para mim era já um número incrível.
O que poderei agora dizer se conseguir a décima?
E não me fico por aqui... Em 2019 já estou inscrito na de Sevilha e estou a aguardar a abertura das inscrições para inscrever no Porto.
2019 fica assim completo em termos de Maratonas? Talvez não...
Sempre disse que não passaria de duas por ano mas também sabemos que não há regra sem excepção. 2019 poderá ter 3 (acaba por compensar 2018 com apenas uma).
É que na 6ª feira fui surpreendido com uma notícia que a Global Sport publicou no seu "livro da cara" (vulgo Facebook) sobre uma Maratona que vai organizar em Abril.
Para os mais distraídos, a Global Sport é a organizadora do circuito de Meia-Maratonas de patrimónios mundiais (Douro Vinhateiro, Évora, Coimbra, Guimarães e Dão).
Segundo publicou, será a Maratona da Europa e na 5ª feira às 17 horas anunciaram onde.
Resta saber, mais do que o local, o percurso. Se for do meu agrado, gostaria muito de estar na primeira edição.
Mas... há (ou havia) um problema. Diziam Abril mas se fosse no início, era demasiado perto de Sevilha, portanto não daria. Logo pensei que se se realizasse a 28 de Abril, a distância temporal era a mesma que entre Valência e Sevilha e aí já seria possível.
Ora ontem colocaram a data e é a... 28 de Abril!
Vou aguardar pelo percurso para tomar a decisão.
É assim, ainda não sei como cortarei a meta em Valência e já estou inscrito para Sevilha, em vias de inscrever para o Porto e a equacionar essa em Abril...
O bichinho mordeu forte ou não?!?
E pronto, resta-me agradecer o vosso apoio, que é muito importante. Levo-vos todos no coração.
Não se admirem mas o artigo de Valência só irá aparecer a 10 ou 11. Mas no dia publicarei no Facebook o que sucedeu (para meu Facebook clicar aqui).
Até à próxima, fiquem bem! (ai ca nervos... bons!)