domingo, 28 de outubro de 2018

Os meus melhores 20 Km de Almeirim

Os 4 ao Km presentes na corrida (Aurélio, eu, Vitor e Isa) a ladearem a colega Sofia que foi dar o seu apoio

E agora com o companheiro de viagem  Manuel Sequeira

Final de Outubro é altura dos clássicos "20 Quilómetros de Almeirim", prova emblemática pelo seu historial, organização, ambiente e convívio final à volta duma sempre deliciosa sopa da pedra.

Foi a minha 6ª presença e não podia ter sido melhor.

Ao contrário do calor do ano passado, este ano tivemos direito a frio, apesar dum lindo dia de sol, oferta das correntes de massa fria oriundas da Islândia que, ao ouviram que Portugal está na moda em termos de turismo, também quiseram ter o direito de se deslocarem a este cantinho da Europa. 

O frio até ajuda na corrida. O problema foi o vento, em especial aqueles 5 quilómetros entre Almeirim e Santarém com rajadas bem fortes e de frente! Mas já lá vamos.
Curiosamente ao chegarmos muito cedo, numa viagem com a sempre agradável companhia do Aurélio e Sequeira, regozijámos com a ausência de vento, pois a essa hora as árvores não mexiam o que quer que fosse. Mas foi acalmia de muito pouca dura.

Pouco depois chegaram a Isa e Vitor, a que se seguiu a visita da Sofia que nos foi apoiar na fase inicial.

Quais eram os meus objectivos para esta prova? Duas opções, dependia do primeiro quilómetro e suas sensações. Por um lado, queria fazer uma prova mais de ataque e melhorar o meu melhor tempo nesta corrida e que estava em 1.59.36. Como comparação, o meu record aos 20 foi alcançado na passagem aos 20 na Meia-Maratona dos Descobrimentos 2017 com 1.45.48 (sim, segundo as regras da IAAF, os tempos de passagem são considerados records caso exista tomada de tempos). Mas como sabemos, isso foi na melhor altura de forma de sempre. Nesses dois anos super, em 2016 não participei em Almeirim e em 2017 fiz a ritmo calmo por ser uma semana antes do Porto.

Ora bater os 1.59.36 estavam perfeitamente ao meu alcance neste momento mas a minha dúvida era como reagiria a tanto treino, em que termos o desgaste iria influenciar. 
Como se sabe, a minha prioridade é a Maratona de Valência a 2 de Dezembro e toda a minha preparação é feita para conseguir cortar essa meta. Daí que o mês de Outubro esteja a ser o mês de toda a carga. Basta dizer que nestes 28 dias corri em 25. 

Daí a outra opção. Se visse no quilómetro inicial que estava desgastado para conseguir uma marca melhor, e não querendo estragar nada, iria efectuar uma prova calma.

Deu-se a partida e fui no primeiro quilómetro a analisar-me. Há dias que basta o início para aperceber-me como irá ser o resto da prova. Hoje foi um deles. Ao fim dos primeiros mil metros já sabia que poderia atacar que a coisa iria correr bem.

Assim, ao fim de mil metros, estava a "meter uma abaixo" e a impor um bom ritmo. Logo decidi que não bastava baixar das tais 1.59.36, queria baixar da 1.55

No final da volta inicial (cerca de 4,5 Km)
A dúvida prendia-se como estaria o vento na quase recta de 5 quilómetros entre Almeirim e Santarém. Estaria contra num sentido ou então de lado o que prejudicaria ambos? Mal entrei na tal recta, já com 7 quilómetros corridos, constatei que era nesse sentido. E foi o único momento de dúvida. Em quanto iria prejudicar o ritmo?

Fui andando e quando controlava o relógio apercebia-me que a média mantinha-se igual, o que era muito bom. E assim foi, inclusive na Ponte D.Luís (este ano com um Tejo não tão estreito como no ano passado) pois esses mil metros foram os piores. O chapéu teve que ir na mão, caso contrário voava. Aí bateu mesmo com muita força!

Fiz o retorno e ao constatar que não tinha perdido sequer um segundo na média durante os 5 contra o vento, agora daria para aumentar mais a passada e melhorar essa média, passando a visar o minuto 53 e já não o 54.

Estranhamente, e com quem comentei referiu o mesmo, em sentido contrário não se sentiu o vento a favorecer... 

Perto de acabar a recta no regresso, novas contas e com a média que o relógio mostrava, passei a visar o minuto 52. O que durou até reentrar em Almeirim e decidir ir para o 51, o que seria ainda melhor pois dava melhor média que na Meia de Leiria muito bem efectuada 3 semanas antes.

Quase a reentrar em Almeirim (cerca de 17 Km)
As sensações continuavam óptimas, o ritmo cardíaco muito bem controlado, nada de qualquer sinal de quebra, e já a chegar à placa indicativa de 19 km, entrando assim para o derradeiro, pensei que o bonito era chegar aos 50. 

E foi com essa ambição que dei tudo nesse final, sendo recompensado na meta com 1.50.20, dizimando o meu melhor Almeirim por 9 minutos e 16 segundos.

No entanto, se na placa dos 19 sonhei com o minuto 50, ao ver no final 1.50.20, o que pensei foi "bem poderia ter tirado 21 segundos que entraria na casa dos quarentas..." Vá-se lá satisfazer esta gente!

Fiquei a 4.32 do meu record efectuado, repito, numa altura louca, o que me deixou muito feliz e surpreendido pois não acreditava ser possível nesta altura chegar a esta marca de 1.50.20. Sendo que se fosse Meia daria 1.56, menos 2 minutos que Leiria e acabando mais fresco.

Esta semana há mais trabalho profundo a efectuar em treinos, sempre com a mira em Valência, cidade que hoje viu ser batido o record mundial da Meia-Maratona, destronando o anterior registado em Lisboa 2010 (58.18, tendo Abraham Kiptum retirado 5 segundos à marca de Zerzenay Tadese).

No próximo fim-de-semana irei estar no Porto, participando na Family Race (15 Km) integrada na Maratona do Porto, já que fui convidado para participar numa palestra no sábado sobre a evolução da Maratona em Portugal.

Uma boa semana a todos (com feriado de permeio)




O bonito troféu oferecido a todos os participantes

21 comentários:

  1. Excelente prova. Gostei muito de te ver e das boas sensações que tiveste. Também tive que agarrar o chapéu com medo de ficar sem ele.
    Ora bolas, a Sofia apareceu lá? Não tive a oportunidade de a conhecer pessoalmente.

    Continuação de bons treinos! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que pena! Fica para a próxima, ok?
      Bjinhos e boas corridas!

      Excluir
    2. Força para o que tens daqui a 6 dias!!!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Excelente!! Muitos parabéns!!!
    Vemos-nos para a semana!!

    **

    ResponderExcluir
  3. Estás uma máquina! :)
    Parabéns! Aliás, toda a equipa está de parabéns!

    bjinhos e bons treinos!

    ResponderExcluir
  4. Espetáculo! Fico contente que tenha corrido bem. Gostei de te ver! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe! Também gostei de te ver!

      Um abraço e força para os teus desafios

      Excluir
  5. Fizeste uma excelente prova!
    Foi uma manhã muito bem passada culminando num alegre convívio à volta da sopa da pedra :)
    Beijinhos e...AI CA MEDO...que já faltam menos de 5 semanas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa!
      Ai ca emoção! :)

      Beijinhos e força!

      Excluir
  6. Uma grande manhã desportiva!
    Excelente convívio entre o pessoal da equipa e todos os outros amigos que encontrámos.
    Mais uma vez, fizeste uma grande prova. Estás no bom caminho para outros objectivos;)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor!
      E vocês foram espectaculares uma semana apenas após a ultra!
      Um abraço e força para o que aí vem!

      Excluir
  7. Caro João,
    Mais uma vez uma grande prova a confirmar a grande forma que vai ter ter o seu epílogo em Valência.
    Parabéns, campeão.
    E então no Porto no próximo fim de semana !
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike! Vamos ver...
      Como te correu Valência?
      Para já, registei que o queniano, ao sentir que vinhas atrás dele, acelerou de tal forma que bateu o record do mundo. Mal ouvi a notícia, entendi logo que ali havia dedo de Mike! :)
      Um abraço e a ver se nos vemos domingo

      Excluir
  8. Maquina cada vez mais afinadinha. Agora é continuar assim. Vemo-nos pelo Porto :)
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  9. Grande João! Parabéns pela prova! É sempre um gosto ver-te :)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor!
      Faço minhas as tuas palavras :)

      Um abraço e força para o que aí vem :)

      Excluir