domingo, 11 de junho de 2017

Mais um batido. Agora foi a vez dos 30 :)

Eu corro pelo prazer que a corrida me dá. Não corro atrás de records.  

Agora, claro, se sinto que posso chegar lá, é evidente e natural que dou o que tenho. Em 12 épocas de Atletismo aprendi diversas coisas e uma é que temos vários ciclos. E se um é negativo, demora a sair, mas quando é positivo, basta um pequeno nada para terminar. Por isso, enquanto está a dar, é aproveitar a maré.

Maré que resulta de ter transformado uma situação negativa em algo de positivo pois, ao ter agora toda a disponibilidade em termos de tempo, pude passar a treinar de outra forma e com uma carga incomparavelmente maior.

Hoje era dia de treino de 30 e o plano marcava um ritmo que seria record na distância. Mas neste caso a intenção não era o record mas sim seguir um plano de ataque para o Porto. Quero chegar à Invicta o melhor possível. E esse melhor possível é com a intenção de "morrer" apenas aos 42.196 e não antes como tem sucedido.

Para tal, há que intensificar o ritmo nos 30 km. Treinos de 30 onde não tenho companhia do resto do pelotão, não vou na estrada, não tenho geis nem reforço de massa nos dias anteriores. Assim, ao treinar sem essas benesses e a um ritmo mais vivo, poderei chegar lá e, com tudo a que tenha direito, a coisa tornar-se mais fácil quando na realidade começar a Maratona (a partir dos 30).

A minha melhor marca aos 30, e até Agosto passado, vinha da passagem na primeira Maratona (2012) com 3.14.47. Apenas em Agosto passado, em treino, baixei e logo para 3.09.11. Seguiu-se a passagem no Porto em 3.08.16 e em Sevilha com 3.06.03 que era o record que durava até hoje. Em treino, o mês passado fixei-o em 3.07.30

Ora o meu plano para o Porto, além de 10 treinos de 30 (este foi o 3º), aponta para 4 especiais. Em Maio um a média de 6.15 (o que dá 3.07.30), Junho em 6.10 (3.05.00), Julho a 6.05 (3.02.30) e Agosto 5.59 (2.59.30). Algo de demasiado ambicioso à partida.

O que é certo é que o de Maio foi cumprido ao segundo certo (os tais 3.07.30) e hoje se lograsse a média estipulada, até seria record, mas sendo secundário esse ponto pois o principal é cumprir o plano para o Porto.

Acontece que demorei a recuperar do esforço brutal de sábado passado com o novo record aos 10 e onde deixei lá tudo, tudo sem sobrar uma gramita de esforço. Os treinos na semana tiveram que ser sempre de recuperação. 

Ando a treinar todos os dias menos na véspera de corrida ou de treino longo (sempre com a máxima de a seguir a um puxado, um leve). 
Esta semana decidi que, além do Sábado, descansaria também na Sexta pois a recuperação estava difícil.

Acordei às 5 para começar por volta das 6. E estava receoso pois não sabia se já estaria a 100%.
Cheguei às 6 ao Inatel de Oeiras mas iniciei o treino apenas às 6.16 pois antes estive numa longa conversa comigo mesmo para ganhar confiança (nem a propósito, Sofia, as conversas interiores!).

Lá comecei e, apesar de ir bem, até aos 3 estava com muitas dúvidas e receios. Depois, isso desapareceu tudo e foi questão de ir a desfrutar até ao quilómetro 27, sempre com ritmo certinho, e até melhor em relação ao planeado.

Aos 27, comecei a acusar o cansaço e, especialmente, o calor. Parecia que estava a quebrar o ritmo mas o relógio dizia que estava igual. 

Estes 3 finais fizeram que terminasse desgastado mas feliz por mais um treino de 30 realizado e com o objectivo não só alcançado mas bem ultrapassado. 

Se a média de 6.10 parecia ambiciosa para 30 quilómetros, acabei por fazer 6.07,3 o que deu um tempo final de 3.03.39 e um novo máximo batendo o anterior por 2.24

Para já esse plano está a ser cumprido, vamos ver o que dará o de Julho (e em especial o tão esticado de Agosto. Aí é melhor começar às 5 para evitar o calor na parte final).

Durante a semana, treinos de recuperação e sábado terei um de 20 mais sossegado. 

A próxima corrida é a 24, a mítica clássica Corrida das Fogueiras em Peniche.

Uma boa semana a todos! (com 1 ou 2 feriados no meio, consoante a zona do país onde trabalhem)


17 comentários:

  1. Quando fizeres 2:40 fala comigo! (Eu avisei-te, sou doido!). :) Já agora e os desempregados? Eu não tenho feriados, não tenho trabalho, não tenho dinheiro e pior que isso estou cada vez mais doido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso falar com o George White (eu avisei) quando fizer 2.40? Até lá não posso falar? Ui... :)
      Um abraço

      Excluir
    2. John Lime vai falando com o Jorge Branco! :)

      Excluir
  2. Parabéns pelo tempo conseguido - e em treino!
    Excelentes indicações para próximos treinos e para o objectivo final!
    É, precisamos de falar connosco, seja para incentivar, mentalizar, relativizar ou dar na cabeça! :)

    Beijinhos e continuação de bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sofia!

      Nem imaginas o quanto tenho que falar comigo numa Maratona :)

      Beijinhos e bons treinos

      Excluir
  3. Grande treino João!
    Estás numa forma fantástica! É pra continuar! :)
    E muitos parabéns pelo novo recorde aos 30.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa!
      Espero que continue assim até Dezembro :)

      Beijinhos

      Excluir
  4. Fantástico João, mais um record batido!

    Estás muito bem encaminhado, continua assim.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado João!

      Vamos ver até quando posso continuar :)

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  5. Boa João! Isso é resultado de muito esforço e dedicação!
    Continua a aproveitar a maré! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Fantástica, a tua progressão! Força, João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paulo!
      Espero que esteja tudo bem com todos :)

      Um abraço

      Excluir
  7. Toca a aproveitar a onda e até dia 24 ;)
    Abraço

    NOTA: Não esquecer de tirar uma fotografia para a posteridade, devidamente equipados ... pomo-nos na conversa e depois esquecemo-nos sempre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou já lembrar a fotógrafa oficial para que tem que ser desta! :)
      Grande abraço e até ao dia 24!

      Excluir
  8. Neste seu treino foi a primeira vez que o vi fora das provas, eram 8:30 e eu ia iniciar o meu treninho de 15kms e você passou por mim em Algés, cumprimentei-o e por certo serei só mais um que o cumprimenta sem você conhecer. Tenho um orgulho imenso em si!
    Uns quilómetros mais à frente passei por si e pensei, olha lá vai o João para um dos seus treinos longos, longe estava eu de saber que já ia com uns 26kms nas pernas, ia bem fresco, ou aparentava :).
    Obrigado por ser uma referência para todos nós que fazemos parte do pelotão, os que correm apenas por prazer :).

    Boas corridas João!

    Ps: desculpe a distracção que lhe causei ao cumprimentá-lo, mas foi mais forte do que eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Raul, pelas palavras!
      Lembro-me que falei a várias pessoas e algumas não consigo decorar quem são. Há tanta gente que me fala que depois receio que da próxima vez que nos cruzamos, já não me recorde da cara e passe por mal educado...
      E falar-me não foi uma distracção mas é sempre um prazer.
      Força para boas corridas!
      Um abraço

      Excluir