Os 4 ao Km presentes: Eu e o casal Aurélio (Meia) e Conceição (caminhada) |
Muito gosto eu deste novo percurso da Meia de Setúbal, estreado no ano passado!
Um percurso desafiante, ondulante e com paisagens muito bonitas no caminho na serra para a Arrábida.
Juntando-se a estes pontos, uma organização profissional, cuidada, atenta aos pequenos pormenores, e temos tudo para ser uma Meia marcante no calendário.
E quando digo atenta, não é só em relação aos atletas mas incluindo os acompanhantes pois, dado que a partida e chegada são distintas, disponibilizam autocarros para levar após a partida os acompanhantes e familiares para a chegada.
Os avisos meteorológicos eram preocupantes e a cerca de 2 horas a organização confirmou no Facebook que, em conjunto com a Protecção Civil, a prova poderia avançar.
E, uma vez mais, S.Pedro foi amigo dos atletas! Uns ligeiros borrifos na altura da partida, que mal se sentiram, e uma chuva ligeira cerca da hora e meia de prova, chuva que durou uns 2 minutos e até serviu para refrescar. Alguns sítios com vento mas nada que prejudicasse. De resto, tudo perfeito para uma muito agradável manhã.
Registou-se uma ligeira modificação no percurso, que em nada fez perder a sua característica e melhorou o único ponto menos bom do ano passado, onde no final tínhamos que ir dar nova volta ao Bonfim. Ora hoje fomos mais longe após o Bonfim e assim evitou-se essa 2ª volta.
A minha intenção para esta prova era fazer uma prova agradável e tentar bater a marca do ano passado, 2.06.15 o que para mim e para a dureza do traçado, foi uma rica marca. Hoje bastava fazer um segundo menos.
Parti bem e solto e lá fui andando bem disposto e contente. Apenas por volta dos 4 km senti um ligeiro cansaço nas pernas mas, tal como veio, foi-se.
Sempre certinho e com boas sensações, fui fazendo a minha corrida sem entrar em loucuras. No final, a alegria de 2.03.58, bem melhor do que a já boa marca de 2015, e que em 45 Meias que o meu currículo soma, é a minha 8ª melhor de sempre. Sendo num percurso tão exigente, é uma grande marca para mim e um magnifico indicador.
E estando no escalão M55 desde Abril 2015, foi a minha melhor marca neste escalão!
No final, havia uma certa discussão sobre se esta Meia é mais ou menos dura que a famosa Lampas. Pessoalmente, considero as Lampas mais duras mas, curiosamente, a maioria dos atletas ouvidos referia esta.
Há aqui dois pontos a ter em conta. Por um lado, tinha-se acabado de fazer esta e sentia-se ainda o cansaço, o que poderá influenciar na escolha. Por outro lado, também tenho que admitir que as Lampas custam-me sempre mais pois coincidem com o dia que regresso de 2 semanas pelas praias algarvias, o que acaba por influenciar o meu rendimento.
Seja uma ou outra, ambas são muito boas, bonitas e imperdíveis.
A minha próxima prova é na 4ª feira 18 de Maio na pista do Estádio do Restelo, no evento Noites Quentes do Restelo, com séries de 3.000 metros por desafios (sub18, 15, 12 e 10, indo eu ao sub15).
E assim passo de 21 para 3 km!
Não quero terminar sem congratular o nosso atleta João Cravo que ontem se estreou, brilhantemente, no Triatlo com distância olímpica. Parabéns João, foste fantástico!
Excelente João. Bons indicadores. Parabéns.
ResponderExcluirAbraço
Há que passá-los de indicadores a certezas :)
ExcluirObrigado e um abraço, Carlos!
O Queniano de Tomarsalvo está cada vez melhor! Alta competição é outra coisa!
ResponderExcluirNão conheço esse percurso para o comparar com as Lampas mas em São João das Lampas há sempre um factor extra que é o calor que se pode vir a sentir e tem muita influencia na prestação na prova! Mesmo com primaveras "malucas" esta prova sempre tem condições para ser mais fresca!
Um abraço.
O ano passado, excepcionalmente, Setúbal foi uma semana depois das Lampas e estava muito calor.
ExcluirMas olha que hoje em dia tudo se espera, nem que seja inverno no verão e verão no inverno.
Um abraço e obrigado
Grande prova João!
ResponderExcluirMuitos parabéns :)
E ainda por cima nesse percurso que é bem duro!
Quanto a Setúbal/Lampas venha o diabo e escolha. Não sei qual delas a mais dura, a de Setúbal tem um problema, é que elas estão mais concentradas, nas Lampas as rampas estão mais distribuídas ao longo da prova.
O que sei é que são ambas provas lindíssimas.
Beijinhos
Obrigado Isa!
ExcluirPara mim são as duas imperdíveis e pronto :)
Beijinhos e uma excelente semana rumo a... :)
Continuas em grande forma João!
ResponderExcluirEsta prova é bem dura, mesmo assim fizeste um grande tempo.
Abraço
Obrigado Vitor. As coisas estão a ir ao sítio. Se dará para conseguir os sub50, logo veremos :)
ExcluirUm abraço
Boa João!!! Parabéns pelo resultado!
ResponderExcluirNem me fales em Lampas. Próximo domingo tenho de ir lá mastigar 20km (Trilho das Lampas) e não sei como... Ainda me sinto muito fatigada da Madeira. Vamos lá ver...
Beijinhos
Obrigado Anabela!
ExcluirVais nas calmas e a retirar todo o prazer de corrida :)
Mas, de preferência, vai é no sábado e não no domingo, senão não fazes a prova :)
Beijinhos e força!
Eu não digo?? Já estou chéché!! LOL
ExcluirEstás em grande forma João, e novamente com um grande resultado.
ResponderExcluirObrigado pela referência e mais uma vez muito obrigado pela disponibilidade e apoio que deste durante toda a prova.
Grande Abraço
Obrigado João!
ExcluirE não tens nada que agradecer pois foi um enorme prazer assistir ao grande feito!
Um grande abraço
Parabéns João. Um abraço
ResponderExcluirObrigado Mário! Um abraço
ExcluirMais uma grande prova João! Parabéns!
ResponderExcluirAbraço
Obrigado Luís!
ExcluirUm abraço
Já ouvi falar que a meia foi dura, mas ser mais dura que as Lampas? Não acredito... :)
ResponderExcluirParabéns João, excelente resultado!
Abraço
Eu também acho que as Lampas são mais duras mas a sondagem até está a favor de Setúbal. Vais lá em 2017 e logo decides :)
ExcluirObrigado e um abraço
Parabéns pela tua marca, estás tipo vinho do Porto...
ResponderExcluirQuanto à disputa Lampas/Setúbal e apesar de só ter feito Setúbal em versão dura uma vez (no ano passado) e 9 vezes as Lampas penso que estão praticamente ao mesmo nível em termos de dureza se bem que no percurso das Lampas a dureza está mais distribuída e em Setúbal mais concentrada.
Uma coisa é certa, são de longe as 2 provas de meia-maratona mais duras que por cá se correm.
Abraço,
António
Boa observação!
ExcluirUm abraço e muito obrigado
Engraçado que entrei aqui por acaso e dou de caras com a foto que eu lhe tirei com o seu telemóvel minutos antes de partirmos. Parabéns pela superação na prova. Abraço do dorsal 903
ResponderExcluirMuito obrigado Jorge Robalo e parabéns pelo fantástico 3º lugar! :)
ExcluirUm abraço
Parabéns João, estás em grande forma.
ResponderExcluirEm relação á votação...não conheço a meia de Setubal, mas custa-me a crer que seja mais dificil que São João das Rampas. :-) Abraço
Obrigado Tiago!
ExcluirUm abraço