O quarteto 4 ao Km presente (eu, Vítor, Isa e João Cravo) |
Começando por explicar o título, o "oh yeah" tem dois significados, um de alegria pelo privilégio de ter participado uma vez mais nesta FANTÁSTICA Meia que o Fernando Andrade e sua equipa coloca todos os anos de pé (e já lá vão 39) e a outra de alívio por a ter concluído depois da coisa ter estado complicada durante a semana.
Quanto à lógica, tal como se costuma dizer, por vezes é uma batata, e se tinha tudo para hoje registar o meu pior tempo em 4 edições desta (nunca é demais dizer FANTÁSTICA) Meia, acabei por marcar o melhor!
Passando a detalhar, sem recorrer ao "era uma vez", após a lesão que me impediu de correr 2 semanas e meia em Agosto, tudo parecia estar a regressar à normalidade e domingo passado iria para um longo. Dos 25 a 26 km planeados... fiz 3... e digo em extenso três para não pensarem que estou a gralhar.
Recordam-se daquela infecção pulmonar mês e meio antes da Maratona de Sevilha 2014? Pois tal como disse na altura, fiquei com marcas permanentes, em forma de bronquiectasias. Felizmente a maior parte das vezes estão sossegaditas, mas noutras despertam. Foi o que aconteceu e daí ter feito aquele hiper-curto longo, pois este problema é muito debilitante, em especial em subidas. Ora o que há nas Lampas? As famosas Rampas.
Tenho estado a tentar debelar o problema mas ainda cá está. Com tratamento adequado, penso daqui a duas semanas estar a 100% novamente. Mas o receio sobre esta Meia adensou as muitas dúvidas. Durante a semana apenas consegui fazer um treino de 8 e outro de 10 mas ambos a muito custo.
Será que terei que ficar no km 12 quando se passa novamente pelas Lampas? Será que conseguirei ir mas quando cortar a meta já todos tomaram banho, jantaram e cearam?
Pois essas eram as minhas dúvidas pertinentes.
Só que desde manhã sentia-me com mais força do que nos últimos dias. Para ajudar à festa, e além dos membros e tronco, também temos cabeça, e se ela nos derrota algumas vezes, noutras é uma inesperada aliada. Já perceberam que foi o que sucedeu, para mais ajudado por rever velhos amigos, eu que não fazia uma prova desde 11 de Julho (2 meses e 1 dia) e sabemos o que aquele ambiente nos inspira.
Com a preciosa ajuda da armada 4 ao Km, fomos em formação cerrada durante 16 km. O muito público presente (penso que hoje estiveram ainda mais), presenteou-nos com reconhecido apoio, frisando algumas vezes o bonito de irmos em equipa.
E os Km foram passando e as subidas feitas bem melhor do que a expectativa mais optimista. Cedo concluí que iria terminar e, surpresa, nunca iria andar um metro que fosse. Sem nada dizer, ia olhando para o relógio, pensando "queres ver que?".
Aos 16 o João Cravo teve que se atrasar um pouco e aos 19 comecei a descolar da Isa e do Vítor, seguindo a menos de 100 metros deles mas sem conseguir acompanhar o seu passo final.
Ao aproximar-me da meta, realizei que iria mesmo bater as 2.14.33 que desde 2010 detinham a honra de ser a minha melhor marca nesta Meia (que não sei se já disse mas é FANTÁSTICA!) e não seria por escassos segundos mas sim por 1 minuto e 21. Tempo de chip 2.13.12 com grande alegria na meta. Pela prova, pela marca e pelo bem que me senti (logicamente cansado mas feliz).
Há 2 maneiras de ver a coisa. Uma pela veia pessimista: " Eh lá... como fazer mais 21 km em cima destes para completar aquela receada Maratona?" E a outra pela veia que prefiro, a optimista: "Se mesmo com este problema fiz assim bem esta Meia (que é FANTÁSTICA!), estando curado dele, o dia 18-10 será para festejar"
(mas aqui que ninguém nos ouve, além da pessimista e optimista, também há a veia realista, e a realidade é que continuo "borradinho" com esta Maratona. Mas também já percebi que isso só passará quando ajustar as contas com ela. Me aguardem!)
Como curiosidade, foi a minha Meia nº 41 e a minha corrida nº 341. Ou seja dominado pelo número 41. E quando se chega ao 41... a meta da Maratona já se avista!
E para terminar, e apesar de saber que já o disse, tenho que reafirmar que esta Meia é FANTÁSTICA!
E porque tenho que o dizer tantas vezes?
Porque o Fernando Andrade merece.
Porque a sua equipa merece.
Porque o público merece.
Porque São João das Lampas merece.
E sabem porque todos merecem? É por ser FANTÁSTICA! :)
Parabéns João, pelo texto, pelo tempo e sobretudo porque está melhor e vai concerteza continuar, gostei de o ver, beijinho
ResponderExcluirObrigado Eugénia.
ExcluirTambém gostei de te rever
Beijinhos e até uma próxima
Tu és um corredor ilógico!
ResponderExcluirJá desisti de tentar prever seja o que for no teu caso! hi hi hi
Mais fácil seria acertar no euromilhões! :))))))))))))))
Grande prestação a tua, grande prova e grande MESTRE Fernando Andrade.
Um abraço.
(Conheço um sujeito que mal consegue correr e sonha um dia dar duas voltinhas a esse percurso. he he he he)
Essa é uma grande verdade, Jorge, e o melhor exemplo foi Sevilha.
ExcluirOlha que às vezes até penso que pode haver quem acredite que faça bluff, o que como bem sabes, não é a minha maneira de ser.
Força para os sonhos "desse sujeito" :)
Um abraço e obrigado
Muitos parabéns caro João.
ResponderExcluirontem pela primeira vez estive nesta clássica e adorei. Não é uma 1/2 fácil mas as rampas foram suavizadas com o apoio popular que até parecia estarmos noutro pais. terminaste bem e com boa disposição e só por isso é motivo de alegria . forte abraço e boa sorte para dia 18.
Obrigado Jorge, gostei de te rever
ExcluirUm abraço
Parabéns pela melhor marca nesta meia maratona FANTÁSTICA. :-)
ResponderExcluirGostei de o conhecer, apesar de ter sido muito rápido. É bom ver ao perto grandes atletas com este gosto enorme por correr. Continuação de bons treinos e se não for antes conto voltar a vê-lo dia 18. Abraço
Olá Tiago
ExcluirDesculpa de não te ter dado mais atenção mas estava um pouco atrapalhado com a parte logística dos sacos. Para a próxima falamos melhor :) (vais à Meia de Setúbal?)
Correu-te bem a prova? E como vai essa preparação para o grande dia?
Um abraço e força, tudo a correr pelo melhor!
Não tem problema :-) Voltaremos a cruzar-nos em mais provas, assim espero. Não vou á meia de Setubal, a unica prova que tenho planeada até á maratona é a Corrida do Aeroporto dia 27. Vai a essa? A prova correu me melhor do que esperava, fiz poucos segundos abaixo de 1h50. Mas gostei principalmente das pessoas, do apoio da organização, foi tudo 5 estrelas. Sem duvida uma prova que conto fazer mais vezes. A preparação para a maratona tambem vai indo bem, esta meia por ter corridor tão bem ajudou a dar confiança. è continuar a treinar até ao grande dia.
ExcluirTudo a correr bem e boa sorte para Setubal e para os treinos.
Abraço
Já fui 4 vezes à Corrida do Aeroporto. É uma boa corrida!
ExcluirEste ano não vou pois vou fazer um longo para a Maratona.
Fizeste uma excelente marca nas Lampas. Força para o dia 18!
Um abraço
Bem vindo de volta:)
ResponderExcluirEsta meia ( Fantástica :) ) tem um traçado muito duro, a Maratona em termos de subidas ( e descidas) não se compara.
Assim, e não havendo complicações, essa Maratona são favas contadas ;)
Abraço
Permite-me que te corrija. Uma Maratona nunca são favas contadas. Caso contrário não era uma Maratona :)
ExcluirO que aprendi há 2 anos é que podemos estar muito bem preparados, como estava, e aparecer qualquer coisa que desmorona tudo
Obrigado e um abraço
Estava a escrever o meu comentário e já sabia a resposta :)
ExcluirClaro que acredito nisso, mas o objectivo do comentário anterior é mesmo esse, é sempre improvável e dificil, senão todos éramos maratonistas, mas com a tua garra e força mental vais concretizar mais este objectivo!
Vamos ver se a cabeça não me trai...
ExcluirUm abraço e obrigado :)
:):):):) ... muitos parabéns João. Gostei muito de ler esta posta, cheia de boa disposição ... adorei a dissecação da optimista e da pessimista, rematada com a realista :):):)
ResponderExcluirAquele abraço e força para o mesito (e uns trocos) que falta
P.S. Já andava a ficar preocupado com a falta de noticias ´;)
Obrigado Carlos
ExcluirA falta de notícias foi porque estive fora em férias :)
Um abraço e força para ti para este fim-de-semana... louco :)
Que espectáculo de prova fizeste tu amigo!
ResponderExcluirNas subidas tu é que ias a puxar pela armada 4 ao km! :)
Adorei regressar à estrada e logo nas Lampas! E adorei rever amigos e correr entre amigos.
Venha a maratona que a gente já lhe diz!!!!
Beijinhos e bons treinos
Venha a Maratona... mas daqui a 34 dias que tenho que me preparar melhor :)
ExcluirFoi uma excelente corrida para todos! :)
Beijinhos e força!
Muitos parabéns, João! Prova superada! Agora, sem estragar, até à maratona! :)
ResponderExcluirGrande abraço
Obrigado Paulo
ExcluirUm abraço
Parabéns por mais uma prova. Começo a ficar com curiosidade de fazer a "Meia das Lampas".
ResponderExcluirContinuação de bons treinos rumo à Maratona!
Um abraço
Vai lá pro ano que merece bem!
ExcluirObrigado e um abraço
Tens razão João, esta meia é fantástica!
ResponderExcluirE tu fizeste uma grande prova, como a Isa já disse, tu é puxavas nas subidas.
Foi um prazer ter a tua companhia.
Vai tudo correr bem dia 18 de Outubro.
Abraço
Para mim, foi um prazer e uma alegria ter corrido ao vosso lado :)
ExcluirUm abraço e esperemos que sim
Opá, João, tens de ter mais confiança em ti. Eu percebo. O "trauma" está lá e só dia 18/10 é que te libertas desse fantasma.
ResponderExcluirMas acredita porque estás em boa forma, os resultados estão à vista. Vá, confia!!!
Eu confio!!
F O R Ç A
Obrigado Anabela. Nesta, não consigo ser racional...
ExcluirBeijinhos e obrigado pela tua confiança
Parabéns, João! Espero que recuperes a 100% e estou contigo no pensamento optmista. Não sendo esta uma Meia fácil e apesar de tudo correu tão bem... É continuar na luta! ;)
ResponderExcluirBeijinhos
Continua a luta! :)
ExcluirObrigado Rute!
Beijinhos
Se aguentaste as Lampas, dia 18 é para festejar!
ResponderExcluirEsperemos que sim! :)
ExcluirUm abraço e obrigado
Muito obrigado João. FANTÁSTICOS são os atletas que fazem esta prova difícil e lhes fica qualquer coisa agradável na mente. A parte que nos compete é marcar uma data, preparar o terreno, tratar de umas papeladas e esperar por vós. Na partida e na chegada, com o desejo de que esta vossa prova vos tenha corrido de feição. Mas quando nos dizem que gostaram da prova, ficamos, obviamente, cheios de orgulho, mas também com a responsabilidade redobrada de não decepcionar quem nos visita. Grande abraço, João. E volta sempre.
ResponderExcluirSempre modesto, caro amigo :)
ExcluirUm abraço