Acabadinho de regressar, fica aqui um pequeno video de quando cortei a meta, como simbólica forma de agradecimento por todo o apoio que me deram e por tudo que me fizeram acreditar, o que me ajudou sobremaneira a realizar a corrida mais inteligente, divertida e emocional que já alguma vez efectuei.
Estando neste momento cansado pela viagem vou já, e finalmente, descansar em condições. Amanhã lerei os mails, comentários, facebook e escreverei o relato da prova, no que será um artigo muito difícil de transcrever toda a felicidade que senti e as emoções que me dominaram.
Ta' feito !!!
ResponderExcluir...E bem feito.
Obrigado!
ExcluirParabéns, Campeón!! Imagino a alegria, são momentos inesquecíveis, sobretudo depois de tanta luta.
ResponderExcluirBeijinhos grandes e bom e merecido descanso!
Obrigado Rute! Torna-se difícil descrever tudo o que se sente :)
ExcluirBeijinhos :)
Uma vitória bem merecida por tudo aquilo que aconteceu em Lisboa e pelo precalço durante a preparação.
ResponderExcluirMUITOS PARABÉNS !!!
Abraço.
Fernando Varela
Obrigado Fernando
ExcluirTeve um sabor que nem consigo explicar :)
Um abraço
Confesso que quando vi os teus tempos de passagens aos 5 e 10 km me assustei! Depois para piorar as coisas só voltei a conseguir "ver-te" aos 35 km e fiquei mesmo muito aliviado!
ResponderExcluirAinda fiz contas e tentei ver a tua chegada na transmissão da prova em directo via net mas houve um "apagão" na mesma que apanhou a tua chega! Bolas!.
Pelos tempos que vi dos 5 e dos 10 km tenho a ideia que fizeste uma prova a correr da frente para trás num sistema tipo "kamikaze" (!) que embora tenha resultado acho demasiadamente perigoso e não é a minha escola de correr uma maratona! Mas resultou e tudo está bem quando se tem um final feliz!
Pelos tempos de passagens que vi posso dar-te o exemplo da Sandra como uma maratona muito perfeita e certinha como um relógio suíço (e o Nuno deve ter ajudado muito nisso).
Para mim a maratona continua, sempre, a ser corrida de trás para a frente com a segunda parte ligeiramente mais rápida que a primeira e quando não se consegue o tal equilíbrio então que se reduz mais na primeira metade para acabar bem!
Parece que há para ai quem agora tente ganhar tempo até aos 30, 35 km e depois seja o que Deus quiser e aguentar até à meta! Enfim!
Desculpa toda esta teoria da treta mas darem-te os parabéns todos te vão dar e alguém tem de ser o "chato" de serviço com estas coisas!
Pelo menos agora já sei qual é o teu método de correr a maratona e não apanho mais sustos! he eh he he
E claro que quem corre uma maratona nas condições físicas em que tu a correste e nesse sistema nada ortodoxo não tem os seus limites nos 42,195 km mas sim muito mais além. Mas quando as barreiras psicológicas são muito superiores as físicas e nos limitam os sonhos e os horizontes dificilmente alguma coisa se pode fazer (pensavas que te safavas desta parte do discurso? Querias!...).
E agora toca a treinar para o Porto "carago"! Quero-te abaixo das 5 horas mas cuidado com os métodos "kamikaze" que um dia podem falhar!
PARABÉNS TORPEDO AMARELO!
( e aqui só para nós não foi mesmo fácil escrever este comentário aqui no meio dos cacos...).
Nas minhas passagens pelos controlos de tempo sabia que ias ficar com os cabelos em pé. Foi a táctica que idealizei e tenho plena consciência que foi a melhor para fazer um tempo que não pensava ser possível e para me divertir tanto como diverti. E ser feliz, imensamente feliz.
ExcluirCada um é diferente de todos e o que funciona com alguém pode ser o pior para outros. Esta não é a minha maneira de correr mas sem estar preparado e fragilizado, foi a única maneira de ser bem sucedido. Quando eu falava em ser inteligente e corrida de sobrevivência, era isto que idealizava ao contrário do que as palavras sugeriam. Não quis contar a ninguém, absolutamente a ninguém pois sabia que iam cair em cima de mim e eu necessitava de não ser pressionado para fazer a minha táctica perfeita.
E essa "loucura" foi a mais inteligente que já fiz e que tornou na prova mais divertida e feliz que realizei.
Quanto à tua "eterna" luta perdida das ultras, não é barreira psicológica. Tudo tem que ser por paixão e a minha paixão é esta, é esta a minha atracção e as coisas que não nos atraem não podem ser forçadas. Quantas vezes vemos algo extremamente belo mas que não nos toca "daquela maneira"?
Um grande abraço e bom trabalho de reconstrução! :)
ps - Em cada passagem de controlo, havia câmaras. Fazia questão de passar em cada com o polegar para cima para na eventualidade de estares a ver aquele momento sossegar-te vendo que eu estava bem e tudo controlado.
Desafio superado, João. Parabéns. Fica por saber se foste tu que conquistaste Sevilha ou se foi Sevilha que te conquistou. Grande abraço.
ResponderExcluirAmbos!!! :)
ExcluirUm grande abraço, Fernando
Espectacular!! Muitos parabéns Campeon!!!!
ResponderExcluirObrigado, grande campeón!!!
ExcluirGRAAAANDE JOÃO!!!! Muitos, muitos parabéns por este grande feito. Eu não tinha dúvidas, que ias conseguir!! O teu discurso depois do problema pulmonar que tiveste, mudou para muito melhor...aquele João, muitas vezes "pessimista" passou a um João super confiante e motivado....fiquei mesmo muito feliz por teres concluído a tua segunda Maratona. E na 3ª tb lá vou estar contigo!!!
ResponderExcluirGrande abraço Campéon....agora é gozar o "estrelato" e recuperar bem.
P.S. Até me vieram as lágrimas aos olho a ver a tua chegada...a sério....sou um sentimental :)
Carlos... ainda não me digas frases como a do teu ps pois isto ainda anda demasiado emotivo :)))
ExcluirUm grande abraço e obrigado por teres acreditado tanto em mim!!!
Olá João! Passei por si ao quilómetro vinte e tal e disse-lhe "Força João! Não desista"! Respondeu-me que estava tudo controlado.
ResponderExcluirSabia das dificuldades que teve em preparar esta prova porque costumo vir cá espiolhar o seu blog. Fiquei contente por me ter cruzado consigo e ainda mais por saber que concluiu a prova com sucesso. Parabéns!!
Para mim, foi uma óptima estreia na Maratona. Vim de Faro no Algarve. Adorei o ambiente, o percurso, o público fantástico, a dureza (e a beleza da cidade) nos últimos quilómetros... Cortar a meta de uma Maratona é algo mágico, sem dúvida! Fi-lo, pela primeira vez, com 4h37m. Não quero esperar muito para voltar repetir a experiência.
Um abraço e votos de uma boa recuperação!
Daniel Santana
Muitos parabéns pela estreia com um grande tempo.
ExcluirPois é... cortar a meta numa Maratona é algo que só sentido, dificilmente explicado :)
Um abraço e venham mais :)
Também vi na net os tempos de passagem aos 10km e 15km, depois, não apareceram os da meia-maratona, e só voltou a aparecer indicação aos 35km... Só que, depois, não houve mais informação. pelo que fiquei algo 'apreensivo'... até conseguir ver a classificação final, ontem!
ResponderExcluirUm forte abraço de Parabéns!
Muito obrigado Leonel! :)
ExcluirUm grande abraço!
Olá João,
ResponderExcluirAntes de tudo parabéns. Domingo estive atento ao que se passou em Sevilha, fiquei um pouco assustado quando vi que a partir do km 15 não havia mais registos, depois percebi que deve ter havido alguma falha no registo dos tempos e ainda bem.
Agora é desfrutar desse momento.
Abraço
Manuel Nunes
Pelos vistos, andei (involuntariamente) a assustar as pessoas!
ExcluirMuito obrigado pelas palavras, um grande abraço :)
Muitos parabéns Campeão! Nunca duvidámos que seria possivel! Grande abraço e que venha lá esse relato (e a táctica resultou às mil maravilhas :))
ResponderExcluirMuito obrigado! Foi tudo às mil maravilhas :)))
ExcluirO título não podia ser outro! Foi com grande alegria que recebi a noticia do teu término... aliás, nunca eu duvidei de tal feito. Sabia que irias cortar aquela meta. Estou muito feliz por ti! Tu mereceste! Beijinhos e boa recuperação
ResponderExcluirSabias como eu sei que vais ser muito feliz dia 16! :)
ExcluirBeijinhos e obrigado por tudo :)
Muitos parabéns campeão. Que venha a proxima
ResponderExcluirAbraço Marco Lopes
Obrigado, um abraço :)
ExcluirNo domingo, depois da Serra da Estrela, assim que cheguei a casa, liguei o computador e entrei no site da prova. Procurei quatro nomes. Um deles João Lima. Estava lá! Onde tinha de estar: na lista de finishers!
ResponderExcluirUM ORGULHO!
...Para já fico-me por aqui...
E ficas-te muito bem :)
ExcluirMuito obrigado pelas palavras, Anabela
Beijinhos
Muitos parabéns João! Uma marca soberba. Quando anteontem fui ver à noite os parciais e ainda não via o teu tempo final fiquei logo coma sensação que tinhas feito um tempo canhão. Um Ritmo de 06min km logo ao abrir só se consegue com coragem. Embora seja adepto da estratégia que o Jorge Branco partilhou, admiro esta opção kamikaze. :D
ResponderExcluirAbraço e boa recuperação!
Obrigado Bluesboy!
ExcluirNão costumo utilizar esta táctica mas teve que ser, era a minha hipótese após analisar todos os cenários.Tinha era que cumprir tudo à risca como irás ler no relato.
Um abraço :)
Muitos parabéns Campeón, muito bom tempo, Sevilha é mágica...
ResponderExcluirAbraço,
António Almeida
Muito obrigado! Um abraço, António
ExcluirFico bastante contente João. Muitos Parabens Campeão.
ResponderExcluirAbraço
Obrigado João!
ExcluirUm abraço!
Divertiste-te e foste Feliz! Que sorte alguém poder dizer isso após ter completado uma Maratona!
ResponderExcluirQuanto à táctica, sou claramente um adepto da corrida por impulsos. Claro que para uma Maratona o impulso é pequenino ... ou melhor, é um "Kamikaze" anão ...
Somos humanos e no nosso nível é difícil respeitar tácticas muito rígidas. É mais o coração que comanda.
Parabéns!
Aqui, teve mesmo que ser assim.
ExcluirMuito obrigado, Alexandre
Um abraço
Então esse relato sai ou não sai???? Tou aqui à horas à espera....é que tenho aqui montes de trabalho para fazer, e não tenho o dia todo...anda mas é daí!!! :D
ResponderExcluirHe he! Só lá mais para o final do dia :)
ExcluirNão há palavras suficientes para descrever a alegria que foi esta maratona para todos. E a alegria e orgulho que senti quando soube que tinhas completado de maneira tão feliz a tua segunda maratona.
ResponderExcluirNão há mesmo palavras para descrever tamanha felicidade.
Eu bem disse que íamos ser felizes em Sevilha. E fomos! Tão felizes!
Mais uma vez PARABÉNS!!!!! És um orgulho!
Beijinhos e venha a próxima! :)
E o orgulho que tu és? :)
ExcluirFoi demais, Isa, foi mais que o sonhado! :)))
Beijinhos e venha a próxima!!!!
Cá está o que só se sente quem passa por elas....o atletismo é um desporto individual, mas que é muito, mas muito melhor se feito com amigos. Ficar tão ou mais feliz pelos amigos de aventura, é esse o espirito e sinto isso nas vossas palavras!!! O que vocês 4 ao km experienciaram nesta ida a Sevilha é o que eu tenho vivido com os meus amigos de aventuras do CAL por essas estradas e trilhos fora.
ExcluirMuitos parabéns tb por isso para todos os 4 ao Km e continuem assim!!!
Abreijos
Olá João,
ResponderExcluirSabes que não sou uma mulher que expresse muito as emoções, faz parte do meu mau feitio...
Mas foi muito difícil esconder a alegria que senti, quando te vi chegar...
Muito mais do que eu, muito mais do que qualquer outra coisa... foi um prazer e um orgulho enorme ver-te correr com convicção e alegria, ver-te chegar com emoção...
Estes momentos vão ficar gravados no meu coração para todo o sempre!
PARABÉNS! Merecias muito esta vitória :)
Beijinhos
E tu mostraste que fibras és e que capacidades tens. Excedes todo o muito que esperava de ti :)))
ExcluirMuitos beijinhos, grande MARATONISTA :)))
Mais uma vez muitos paragens.Tal como eu previa tudo superou a dor da ultima desistência em Lisboa.Um grande abraço.
ResponderExcluirMuito obrigado caro amigo por todo o apoio!
ExcluirUm grande abraço
A sorte sorri aos audazes:).
ResponderExcluirParabéns.
PS: ainda não consegui ver o video, mas tambem estou no Metro e home de barba rija não...transpira dos olhos;).
Um grande abraço,
Muito obrigado!
Excluir(essa do Metro está muito boa!)
Um grande abraço :)
Parabéns João! Não tinha qualquer dúvida neste sucesso. :)
ResponderExcluirMuito obrigado Ricardo!
ExcluirUm abraço
Parabéns!
ResponderExcluirEu bem te disse que ias conseguir!
Venha a próxima!
Muito obrigado! :)
ExcluirParabéns! São atrasados porque estive fora do país sem acesso à internet. Eu acreditava na conclusão dessa prova! Uma abraço
ResponderExcluirObrigado pelo teu apoio, Sílvio
ExcluirUm abraço