quinta-feira, 9 de maio de 2013

Impasse no arranque do projecto olímpico Rio de Janeiro 2016


Todos recordamos o que se passa em plenos Jogos Olímpicos. De repente, os intelectuais do sofá e dos gabinetes descobrem que o Atletismo existe e desatam a exigir medalhas sobre medalhas, sem terem em conta a concorrência e as condições proporcionadas aos atletas. 

Como se sabe, milagres em alta competição não existem e um período olímpico não pode ser pensado na véspera.

Este texto vem a propósito da notícia que foi colocada na página da Comissão de Atletas Olímpicos e que passo a transcrever, pela importância do alerta:  

IMPASSE NO ARRANQUE DO PROJETO OLÍMPICO RIO DE JANEIRO 2016

A CAO tem vindo a demonstrar junto da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e do Instituto Português do Desporto e Juventude a sua enorme preocupação com o atraso no arranque no Projeto Olímpico Rio de Janeiro 2016.

Esta situação tem vindo a provocar perturbação na preparação da grande maioria dos atletas.

Passados quase 9 meses da conclusão dos Jogos Olímpicos de Londres ainda não existe uma estratégia definida para os próximos Jogos Olímpicos.

O contrato-programa que prolonga o pagamento das bolsas olímpicas aos atletas atualmente integrados no Projeto Olímpico (consultar) terminou no final do mês de Abril, não sendo do nosso conhecimento que o mesmo venha a ser prolongado.

O contrato-programa que estabelece o apoio financeiro ás federações para a preparação dos  atletas atualmente integrados no Projeto Olímpico (consultar) termina no final do mês de Maio, não sendo também do nosso conhecimento que o mesmo venha a ser prolongado.

Grande parte dos atletas que atualmente não integram o Projeto Olímpico não tem garantidas as condições para efetuarem uma preparação adequada. Muitas federações alegam que não tem capacidade financeira por não terem assinado os contratos do Alto Rendimento. Desta forma muitos atletas não estão a realizar uma preparação de acordo com os seus objetivos e muitos estão a efetua-la por sua conta. 

Existem casos de atletas integrados no atual Projeto Olímpico que já obtiveram resultados que permitiriam, à luz dos regulamentos do Projeto Olímpico Londres 2012, uma atualização do seu nível de integração. Existem também atletas que já obtiveram resultados de excelência a nível internacional que, á luz dos regulamentos do Projeto Olímpicos Londres 2012, possibilitariam a sua integração no Projeto Olímpico e que não estão a ser apoiados.

A CAO continuará a desenvolver todos os esforços para a célere resolução deste impasse.

4 comentários:

  1. E depois querem medalhas!
    Se este pais não estivesse no estado trágico em que se encontra (ou melhor que foi colocado por quem nos desgoverna numa sucessão de politicas ruinosas e erradas) até era para rir!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero estar sempre a dizer o mesmo mas só há dinheiro para um desporto cá em Portugal...

      Excluir
  2. Não sei de qual o valor que estará em causa, mas olhando ao que se tem visto no passado não devem ser muitos milhões. e isto quando se gasta tanto dinheiro mal gasto. é mais uma tristeza e mais não digo.

    ResponderExcluir