terça-feira, 30 de abril de 2013

18 cumpriram 160 kms na Serra da Estrela!


Oh Meu Deus! É o nome de uma competição que engloba 3 provas e uma expressão que vem à baila ao sabermos no que consiste.

A competição deste ano iniciou-se em Janeiro em Proença a Nova com 3 distâncias: Mini (20 kms), Trail (40 kms) e Ultra-Trail (60 Kms). Prosseguiu em Março em Vila de Rei com as mesmas distâncias e terminou no fim-de-semana passado na Serra da Estrela e onde apenas a Mini manteve os 20 kms, o Trail subiu para 60 e Ultra-Trail para 100 (!), tal como nos dois anos anteriores (mas onde o Trail foi de 50 kms).

A grande novidade este ano prendeu-se com a criação nesta prova duma 4ª distância, inédita em Portugal, 100 milhas - 160 quilómetros.

160 quilómetros em montanha, para correr de seguida. Ou o equivalente a praticamente 4 Maratonas seguidas... mas em montanha!


E houve fregueses para essa empreitada? Sim senhor, 5 femininas das quais cortaram a meta 2 e 41 masculinos, 16 a finalizarem, o que deu um total de 18 heróis que ficam para a história das Ultras-Ultras, permitam-me a expressão, em Portugal.

Os tempos? Desde 25 horas e 24 minutos do vencedor, o tomarense Luís Mota (na foto) a representar o Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, a 41 horas e 47 minutos do 18º. A vencedora feminina, com 40 horas e 28 minutos, foi Carla Almeida da Branca Esportes.

Na realidade, qualquer um dos 18 foi um grande vencedor e, assim, passo a transcrever os seus nomes:


Carla Penha Goulart de Almeida 
Teresa Isabel Gaboleiro Afonso 
Luís Carlos Carvalho da Mota
António Manuel R. da Silva
João Miguel Colaço
João Hora Faustino 
Jorge Serrazina
Desidério Carreira Pires
João Carlos Antunes Luís Sanches 
António Moreira 
Eduardo Filipe Amaro Ferreira 
Vitor Miguel Pereira Gomes 
José Simões
Aires Miguel Barata 
David Faustino 
José Manuel Morgado
Paulo Manuel Picão
Rui Rocha


A todos, sem esquecer os atletas das restantes distâncias (onde se incluía 100 quilómetros...) o meu reconhecimento e parabéns.

Classificações:





8 comentários:

  1. E depois andam por ai corredores a dizer que o limite deles é a maratona!
    O céu é o limite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exacto Jorge, para mim, que não sou um super-atleta como estes heróis, a Maratona até está um pouco depois do limite.
      Mais do que isso, o céu podia ser o meu limite mas pelas piores razões (ih ih ih)

      Um abraço

      Excluir
  2. Olá!
    Cansei só de ler! Não pelo texto, que é bem escrito, mas pela distância mesmo. Ontem corri em uma corrida de 10Km aqui no Brasil (Corrida do Trabalhador), e completei a corrida no meu limite! Com o calor que fazia na hora da corrida (25 a 27 graus), pra mim foi uma vitória. Não me imagino em uma prova de 160Km se não for de carro! :-)
    Mas é de chamar de heróis a todos os que completaram essa distância! Como você citou, são todos vencedores.
    Parabéns pelo blog!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este tipo de prova fascina-me (mas para já é só mesmo isso)...grandes atletas!!!
    Abraço João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim provoca-me uma admiração sem limites!

      Dizeres que "para já" é só isso, revela que sonhas um dia chegar lá! Força!!!

      Isso é algo que em mim seria completamente impossível (eu conheço os meus limites). Aliás, em mim, a Maratona é o máximo a que posso chegar, e mesmo assim... (Ui! Se o Jorge Branco lê isto "zanga-se" comigo, eh eh)

      Força Carlos para que um dia esteja a noticiar assim um feito teu!

      Um abraço

      Excluir
    2. Pronto estou oficialmente zangado com o João Lima!

      Excluir
    3. Eu sabia que isto ia acontecer! E agora, o que posso fazer?!?

      (ih ih ih)

      Excluir