quinta-feira, 29 de novembro de 2012

E a primeira previsão meteorológica para a Maratona aponta para...


Apesar de ainda ter uma margem muito grande de falha, a primeira previsão meteorológica para a Maratona de Lisboa aponta para chuva moderada e vento moderado de nordeste. A temperatura estabilizada nos 14 graus.

Como bem se sabe, o tempo é influenciado por muitos e diversos factores, bastando um pequeno pormenor para mudar toda a previsão. 
E se isto acontece dum dia para o outro, mais quando estamos a 9 dias 10 horas e 15 minutos de distância (quem diz que ando a contar o tempo?!?), sendo que apenas nos últimos 3 dias a probabilidade de acerto aumenta de forma significativa.

Desde que me iniciei nas corridas que estive sempre presente neste evento, quer na Prova Aberta, Meia-Maratona e Estafeta, e já vi muitas e variadas condições climatéricas.

As melhores foram, sem dúvida alguma, em 2007 com as condições perfeitas. Temperatura ideal, nada de calor nem frio exagerado, vento nulo, um clima que provocou tantos records pessoais (no meu caso foi a primeira vez que baixei das duas horas numa Meia), daquelas condições que potenciam o prazer de correr e colocam as endorfinas aos pulos de contente!

A pior foi em 2010, prejudicando e muito o desempenho de todos. Na véspera a temperatura tinha estado exageradamente baixa (3 graus), para no domingo subir em 10 graus (13), mas com uma mistura de humidade e abafado, criando dificuldades em respirar correctamente.
Para ajudar à festa, um vento muito forte, em especial no "Adamastor" Cais do Sodré-Algés-Cais do Sodré, e que não permitiam uma passada certa e regular, como convém numa prova com esta distância.

Vamos ver o que os senhores que mandam no tempo nos brindam. Se puder meter alguma cunha, seria pedir muito igual a 2007?
Vento é que não! E de preferência chuva também não. Não é que me afecte em corridas normais mas estar cinco horas a correr molhado e a roupa e sapatos a pesarem mais, não será uma boa ajuda para uma estreia em Maratona.  

Se o meu pedido puder ser satisfeito, desde já fica aqui registado o meu agradecimento!

14 comentários:

  1. Bem essa previsões são elaboradas com base em modelos numéricos e recurso a meios informáticos e podem falhar muito.Como tu dizes só as de 3 dias é que são muito mais fiáveis.
    Mas a Maratona tem que se fazer nem que caia granizo coisa que já me aconteceu numa!
    Claro que boas condições atmosféricas seriam o ideal!
    Se chuva não é bom para quem está a correr pior ainda é para quem vai assistir e apoiar!
    Não sei porquê estou pensar no sujeito que tem de esperar por ti aos 35 km mas parece que ele já andou nessas vidas!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só quero chegar ao pé desse sujeito! Sinal que consegui sobreviver ao Adamastor dos 14 kms de rectas Cais do Sodré-Algés-Cais do Sodré.
      Depois... nem que seja a arrastar!

      Excluir
  2. Ainda à pouco comentei com a Carla, como deve estar o tempo no dia 9?
    O Accuweather partilha os 14º mas dá 55% de possibilidade de aguaceiros.
    Como dizes, ainda falta muito e a probabilidade de alterações é alta.
    Acho que só mesmo no final da próxima semana teremos mais certezas.

    ResponderExcluir
  3. Ó João nada melhor que uma boa chuvinha e uma aragem fresquinha, se assim for tanto melhor, até porque eu ao fim de poucos kms já estou encharcado de suor porque os meus poros estão muito abertos e provocam a perda muito rápida de líquidos, chuvendo a coisa acaba por refrescar o corpo, mesmo que tenha de correr todo o tempo todo molhado vale a pena. Obrigado pela informação, assim já podemos ter uma ideia daquilo que vamos enfrentar. Recordo que apenas desisti uma Maratona, foi em Lisboa há 19 anos e motivado pela chuva que caíu e o imenso frio que se fazia sentir, gelei e a solução mais acertada foi a desistência. Abraço e desejo de uma boa concentração para a tua estreia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meu medo, gelar. Recordo-me na Nazaré no ano passado onde estive a última hora e vinte de corrida à chuva e quando cheguei já estava a ter dificuldades nos gémeos por estarem a gelar.
      E como o meu ritmo vai ser de tartaruga, pior.
      Vamos aguardar!
      Um abraço e até lá

      Excluir
  4. Boas João, isto é que vai uma açorda!!
    Ou é a ansiedade ou há-de ser o tempo, e a sorte é tanta que se escapamos ao adamastor somos caçados pelo S.Pedro(Bem..mas sempre é preferivel este, do que o outro de apelido "coelho")

    Estou como o Jorge e o Adelino, temos que a fazer e depois de aquecermos se chuver pra refrescar melhor.
    já fiz provas em grd sofrimento e prevejo (mesmo com a mesma margem de erro que as previsões da Meteo) que vai ser mais uma. Só valoriza a nossa determinação e o SORRISO no final ninguem nos tira.:))

    abraço
    Está quase :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há-de ser umas pinguitas de água que nos farão parar!

      Excluir
  5. Mas queres que eu dê uma palavrinha ao S.Pedro? ;)
    Independentemente do tempo que faça, e as condições meteorológicas podem não ser as melhores, irás vencer esses obstáculos e tornar-te maratonista.
    Bom fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero! Quero! Quero!
      Tens linha aberta com ele?

      Obrigado pela confiança

      Beijinhos

      Excluir
  6. Eu acho que as previsões apontam para chuva porque eu vou lá estar... ahah Peço desculpa... ;)
    Mas independentemente disso, a prestação vai ser perfeita!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Tu é que és a célebre "manda-chuva"! :)

      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  7. Bem, parece que afinal já não vai ser assim. A previsão passou para céu muito nublado, com vento fraco de Norte.
    Por mim, ficava assim e não se mexia mais =P

    ResponderExcluir