quinta-feira, 21 de junho de 2012

Divulgadas as séries para o Da Estrada à Pista

Já estão definidas as séries e horários para a 3ª edição da prova Da Estrada à Pista, evento que em boa hora a Xistarca criou e que permite aos atletas de estrada terem a sensação do que é uma corrida em pista, neste caso com a distância de 5.000 metros.

O programa inicia-se às 9 horas com a particularidade de na 1ª série os extremos tocarem-se. Efectivamente, nesta série correm os mais novos, 4 júniores, e os mais velhos, 7 veteranos 3 e 5 veteranos 4.

Às 9.40 tem início a 2ª série, a feminina que conta com 11 atletas, com a particularidade de 10 serem veteranas e apenas uma sénior. 

10.20 é a hora de partida para a corrida com mais atletas, 21, sendo que 12 pertencem ao escalão de veteranos 1 e 9 aos veteranos 2

A 4ª e última série tem o tiro de partida às 11 e conta com os séniores masculinos, 15 atletas.

A cerimónia protocolar está agendada para as 11.30, onde será premiado o primeiro de cada escalão e o autor do melhor tempo masculino e feminino.

A relação de atletas em cada série pode ser consultada clicando aqui  

O total de inscritos é assim de 63 atletas (*), número superior aos 55 participantes no ano passado e mais do dobro da edição inaugural (30), mas lamento que não seja bem maior pois este evento merecia um número muito superior. Dá-me a sensação que muitos atletas de estrada pensam que estará reservada mais para os que "voam baixinho", mas já no ano passado um atleta como eu estive lá e nem fui último, tendo mesmo sido o 44º em 55 no conjunto de todos os tempos, provando-se assim que é aberto a todos os atletas.
Tal como disse na crónica do ano passado (ler aqui), é um conceito muito bem conseguido!


(*) Este número e o de cada escalão pode ser alterado até ao final do dia de hoje. 

Um comentário:

  1. Acho um excelente iniciativa que gostaria que tivesse existido no tempo em que eu corria alguma coisa.
    Na actualidade seria impensável alinhar numa iniciativa dessas pois estou mesmo a correr muito devagar.
    Também tenho pena os corredores não aderirem mais a essa iniciativa.
    A pista é o melhor local para se aferir, rigorosamente, das nossas capacidades atléticas.
    Mesmo sendo “apenas” de cinco quilómetros a distancia nessa prova é perfeitamente possível usar o tempo feito nessa corrida para avaliar as nossas possibilidades noutras distancia incluindo a maratona.

    ResponderExcluir