quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Grande Prémio José Afonso em Grândola

Situada no Alentejo e pertencendo ao distrito de Setúbal, Grândola possui cerca de 14.000 habitantes, 7 mil menos do que os registados em 1960.
Imortalizada pela canção de José Afonso, que ficaria na história por ser a senha decisiva para a revolução que libertou Portugal, organiza desde 2003 uma corrida de 10.000 metros a que chamou, exacta e justamente, Grande Prémio José Afonso e que neste domingo verá a sua 10ª edição.

Com inscrições limitadas a 800 participantes, tem uma legião de atletas que se mantêm fiéis a este encontro anual no início de Fevereiro de cada ano, desfrutando duma bela corrida, organizada em simpatia, e aproveitando  para depois do evento o excelente ar e gastronomia, inclusive tendo nos últimos anos estado um bonito e acolhedor sol compensando o frio madrugador.

Em termos competitivos, curiosamente, apenas um vencedor já bisou a vitória, foi o caso de José da Luz que triunfou consecutivamente entre 2007 e 2008. 
Se todos os vencedores masculinos são portugueses, já no feminino registam-se apenas 4 vitórias nacionais contra 5 estrangeiras, sendo 2 da Rússia, 2 da Polónia e 1 atleta da Lituânia.

O actual record de percurso está nas mãos de Hélder Ornelas que na edição transacta realizou 29.52, sendo a única edição que se ficou abaixo da meia-hora e logo com 3 atletas. 
O record feminino vem desde 2005 quando a polaca Grazyna Sirek cortou a meta em 34.29, única vez que a vencedora baixou dos 35 minutos, sendo que no ano seguinte Sandra Teixeira ficou muito perto de quebrar essa barreira ao ter realizado 35.01

Com o limite de inscritos nos 800, a prova tem mantido um número bastante regular de classificados, com 3 ocasiões na casa das 6 centenas e 5 nos 700, sendo que a excepção foi a edição inaugural com 490. O record marca 768 em 2006.

Domingo, atinge-se a dezena de edições, do que se deseja a primeira de muitas.

Para consultar o historial desta prova, clicar aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário