sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ribeira da Lage - Margarida Dionísio já é campeã, Nuno Cardoso quase

12ª prova dum total de 14 que englobam a edição 2010-2011 do Troféu das Localidades de Oeiras, o 5º Grande Prémio da Ribeira da Lage realizou-se hoje com boas condições atmosféricas e 449 atletas classificados nos diferentes escalões, menos 76 que em 2010 mas o fim-de-semana alongado de 4 dias poderá ter contribuído de alguma forma para esse decréscimo, algo que a organização não mereceu pois esteve sempre à altura dos acontecimentos, com nota muito positiva.

O programa foi cumprido à risca e a horas, com os mais pequenos a partirem às 9.30, no seu jeito habitual de quem faz um sprint louco no início, para chegarem de rastos à meta. Tudo faz parte da aprendizagem e o acumular de experiência é isso mesmo.
Este é um factor primordial deste troféu, o facto de colocar tantos jovens a conhecerem o Atletismo e a poderem ganhar gosto e evoluírem. Destaque também para a paciência e empenho que muitos responsáveis de colectividades demonstram para estas crianças e a sua preocupação de bem desenvolver.

Depois dos mais jovens, lugar para as seniores e veteranas femininas na 4ª corrida do dia, a que se juntaram os juvenis de ambos os sexos, para uma extensão de 3.550 metros que viu no final, pela 10ª em 10 presenças, a vitória a sorrir a Margarida Dionísio que, tal como no ano passado, garantiu aqui matematicamente o seu título, 5º consecutivo! A atleta do Linda-a-Pastora foi seguida na classificação por Josefa Bongue dos Joaninhas de Leião e a individual Catarina Lopes Ferreira que alcançou o seu 4º pódio nas últimas 5 provas.

Na última corrida do dia, 6.900 metros, Nuno Cardoso venceu e deu um passo de gigante em direcção ao título, contando agora 22 pontos de avanço sobre Mário Pedro (ausente), quando estão em falta 30 pontos.
Seguiu-se-lhe o seu colega de equipa Luís Lima e em 3º João Caetano da Associação de Pára-quedistas Tejo-Norte.

Estive presente tendo feito a corrida possível para o momento actual de (baixar de) forma, dando o que tinha para dar, o que me deixou satisfeito, além do prazer de pisar estradas pelas quais passo diariamente.

Nesta prova houve uma falha dum motard que estava no cruzamento da escola do Bairro, pois não indicou a esquerda a um grupo de atletas que seguiu em frente, andando um pouco perdidos até terem visto um polícia ao longe. Uma situação sempre desagradável e a nódoa a cair no pano duma organização que se esmera por bem fazer.

Colectivamente, o domínio do NucleOeiras não pára, alcançando a dúzia de vitórias em outras tantas provas. Mas se nas anteriores, os 4 primeiros foram sempre as colectividades do NucleOeiras, Linda-a-Pastora, Leões de Porto Salvo e Os Fixes (por esta ordem nas últimas 8 corridas), hoje esta hegemonia foi quebrada pelo Ribeira da Lage que puxou dos galões a correr em casa e alcançou o melhor resultado da época com o 4º lugar final, atrás dos habituais 3 primeiros e à frente dos Fixes.


Próxima prova, dia 23 Estádio Nacional

(Foto retirado do blog Atletismo Valejas)

Um comentário: