terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Apresentadas São Silvestre de Lisboa e Amadora

Realizou-se hoje a conferência de imprensa para apresentação da São Silvestre de Lisboa, prova que, apesar de contar apenas 2 edições, ultrapassou os 3 milhares de classificados na época anterior.
Presentes as 2 medalhadas a nível individual no Europeu de Cross, Jéssica Augusto e Dulce Félix, curiosamente as vencedoras das 2 primeiras edições, José Ramos (vencedor em 2009) e Ricardo Ribas.
Participarão igualmente, Ana Dias, Anália Rosa (presentes portanto 4 das nossas meninas de ouro), Daniela Cunha, Carla Salomé Rocha, Hermano Ferreira, Luís Feiteira, Bruno Pais e João Silva.
Segundo o organizador, as inscrições estão perto de atingirem o limite de 5.000, o que prova a validade deste projecto que se transformou numa das corridas mais participadas em Portugal.
Tal como no ano transacto, irá ser disputada a "guerra dos sexos", cuja vitória pendeu para o lado feminino mas este ano a margem é menor. Se em 2009 as atletas partiram com 3.34 de avanço, no domingo essa diferença será apenas de 2.41

Ontem, foi a vez da apresentação da mítica São Silvestre da Amadora, que irá ter a sua 36ª edição. E, diga-se de passagem, também com um rico naipe de atletas. Dulce Félix irá tentar alcançar a sua 3ª vitória consecutiva. Sara Moreira tudo fará para alcançar finalmente a vitória depois de 3 pódios nas últimas 3 edições (3ª em 2007, 2ª em 2008 e 2009). Mas também Marisa Barros espreita a sua sorte. De destacar que só com estas 3 atletas temos metade da nossa selecção feminina do Europeu. Sandra Teixeira também marcará presença e será outro nome a considerar na luta pelos primeiros lugares, onde se incluem a recente vencedora da Maratona de Lisboa, Maria Kovaleva e a sua compatriota Eugenia Danilova.
No sector masculino, irão integrar a luta pelos lugares cimeiros, José Ramos (vencedor em 1997 e 1998), Luís Feiteira, Manuel Damião, Alberto Chaiça, Licínio Pimentel, Ricardo Ribas, Pedro Ribeiro, Luís Pinto, além do atleta do Zimbabué, Cutbart Nyasango, ele que vem creditado com o tempo de 1.00.26 à Meia-Maratona, Goitom Kifle da Eritreia e o ucraniano Shafar Vitaly
Com a presença de Carlos Lopes (vencedor em 1975, 1983 e 1986) e Rita Borralho (vencedora em 1980 e 1981), a organização aproveitou para homenagear dois atletas. Um foi Carlos Cabral, vencedor da edição de 1976. A outra homenageada era Jéssica Augusto mas que não lhe foi possível estar presente devido aos enormes atrasos dos voos aéreos pela Europa fora. Recorde-se que Jéssica vinha de Bruxelas onde competiu domingo.
Nesta prova, o record de vitórias pertence a Fernanda Ribeiro com nada menos que 6 triunfos, seguida pela letã Jelena Prokopcuka (5 vitórias) e Aurora Cunha (4 vezes). No sector masculinos, 3 vitórias para Carlos Lopes e Domingos Castro (este consecutivas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário