sábado, 19 de junho de 2010

Marginal à Noite (Oeiras)


6ª edição da Marginal à Noite, prova sempre muito participada e com a excelência das organizações de Oeiras.

Inscrições esgotadas e nem a noite a atirar para o (muito) fresco e ventosa, afastou os atletas sedentos de percorrer os cerca de 8.000 metros deste bonito trajecto. Atingiu-se novo record, 2.864 atletas, mais 492 que em 2009! Aliás, esta prova tem registado sempre uma notável subida de atletas classificados, com a única excepção de 2007 onde o temporal durante todo o dia afastou muitos.
Tal como em 2007, a organização foi forçada a não colocar as placas dos quilómetros por razões de segurança (vento forte).

Competitivamente, Euclides Varela dos Caxienses foi o vencedor, repetindo a sua vitória de 2006, terminando à frente de Bruno Fraga. Curiosamente, em 6 edições há apenas 3 vencedores, cada um com 2 vitórias. A saber, Luís Jesus (2005, 2007), Euclides Varela (2006, 2010) e António Sousa (2008, 2009).
Já no plano feminino, tivemos a 6ª vencedora em igual número de edições. Foi o caso de Maria José Frias que terminou à frente da sua colega de equipa Alice Basílio (Amigos do Atletismo de Mafra) e a fechar o pódio, Lúcia Oliveira.

A minha prova deixou-me muito satisfeito e, como sempre aqui, correu-me muito bem. Tem sido assim desde que comecei em 2006. Nesse ano fiz 43.45 e foi uma descoberta para mim. Tinha começado a correr há 3 meses e foi quando me apercebi que podia e tinha capacidade para fazer melhor que 6 ao quilómetro, ajudado por uma atleta que não mais encontrei. No "mágico" ano de 2007 fiz 40.06, que é o meu record de prova (não estivessemos em 2007...). Em 2008 parei o relógio aos 40.28 e em 2009 fiz 47.59, o que parece um tempo mau mas foi excelente para mim. Tinha estado parado 6 meses pela fractura do pé esquerdo e tinha regressado na Corrida do Oriente onde em 10 quilómetros tinha feito 1.07.52. Assim, ter feito 47.59 em cerca de 8 quilómetros apenas 2 semanas depois, foi uma óptima evolução, especialmente atendendo a como ainda estava.
Hoje, realizei a 2ª melhor marca neste percurso, 40.21, a escassos 15 segundos do meu record, numa prova onde me soube salvaguardar no início e atacar em toda a 2ª metade.
Agora, há que ir descansar pois daqui a menos de 12 horas tenho nova prova, esta no Estádio Nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário