Equipado com a bonita camisola da Corrida do Tejo Virtual e respectivo dorsal |
Hoje foi dia de percorrer 10 km no âmbito da Corrida do Tejo Virtual (que pode ser feita entre 20 e 27) e a intenção era de baixar da hora e meia (1.29.59 estava óptimo), o que significava média inferior a 9 ao km.
Afigurava-se-me difícil pois uma coisa é fazer alguns quilómetros a 8 e tal, outra aguentar uma dezena deles assim. E a melhor marca de 10 a caminhar estava em 1.32.45, o que significava que tinha que retirar praticamente 3 minutos.
Tive a sempre excelente e muito agradável companhia do grande João Branco, a quem endereço um enorme agradecimento, e a benesse de São Pedro que nos proporcionou óptimas condições para caminhar. Quando chegámos, e ainda dentro do carro, caíram uns pingos mas passou logo a partir do momento que saímos do carro.
Com o grande João Branco |
Início em óptimo ritmo, consubstanciado na marca de 8.28, o que deu logo um avanço de 32 segundos para o objectivo. Avanço que aumentou para 1 minuto e 5 com o 2º km em 8.27 e 1.34 no 3º em 8.31
Tudo estava a ir muito bem, em especial por sentir como sucedia nalgumas corridas, o estar num dia especial e já com a certeza que iria aguentar manter esse ritmo até final.
No 4º decidi esticar (ainda) um pouco mais e qual não é a minha surpresa quando vejo no visor, no final desse km, 8.09! A marca do melhor km estava batida, era de 8.18, e comentei "um dia ainda conseguirei entrar no minuto 7", algo que ainda há pouco tempo não julgava ser possível.
No 5º km, e para salvaguarda de energia, regressei ao ritmo que vinha, fiz 8.29, e quando no 6º marquei 8.24 e apercebi-me que já tinha um avanço de 3.50 (!) deixei de pensar em baixar da hora e meia mas passei ao objectivo de baixar da 1.25, completamente fora de qualquer cogitação antes de ter iniciado a caminhada.
Acelerei mais, pois sentia-me muito bem, e o 7º foi feito em 8.16 e o 8º em 8.13, ambos abaixo da anterior melhor marca de km até hoje.
Ora no final do 8º, mudei novamente a agulha. O objectivo já não era só baixar de 1.25 mas sim de 1.24, acabando portanto no minuto 23! "Bastava" aguentar a média.
Mas como sentia-me tão bem, e melhor acompanhado, dei mais e o 9º foi feito em 8.12, o que garantia já à volta de 1.23 e meio.
E cheguei ao último km, altura de dar tudo o que tinha, já não havia necessidade de deixar qualquer reserva. Mas deste último km já falo, salto já para o tempo final que foi de 1.23.06, como se pode comprovar na imagem que se segue.
E quanto ao último km? Como disse, acelerei e a meio comecei a pensar que estava mais rápido que o anterior que tinha sido 8.12, deveria bater os 8.09 e se ainda desse mais... queres ver que?
Pois é... o último km foi em... vejam a imagem que se segue
Como podem imaginar, fiquei extremamente feliz e orgulhoso com o facto! Caminhar é o que posso fazer, é ao que me agarro (e nunca ao que perdi) e estas recompensas só ajudam muito mais!
Mais uma vez, um grande e reconhecido muito obrigado ao João Branco, sempre pronto a ajudar todo e qualquer amigo!
Amanhã é dia de descanso e no sábado irei fazer 15 mas a um ritmo mais calmo (9 e tal).