É com elevada expectativa que se aguarda pelo nascimento duma nova Maratona em Portugal. Faltam apenas 5 dias e as informações que chegam da bela cidade de Aveiro, indicam que a organização tudo está a fazer para que o evento seja um sucesso..
Esta é a medalha que irá reconhecer o esforço de quem conquistou os 42.195 metros do percurso
Segundo a organização: "Inspirados pela incrível adesão de milhares de atletas que vêm dos quatro cantos do mundo, motivados pelo apoio incomensurável de tantos parceiros locais, nacionais e internacionais, iluminados pela fascinante beleza da Região de Aveiro, criamos uma medalha ímpar a nível mundial, de produção 100% portuguesa, cunhada à mão, tratada por especialistas de alto desempenho. Aqui está a Medalha Oficial da primeira edição, totalmente banhada a ouro certificado de 24 quilates, produzida para todos os Finishers que terminem os inesquecíveis 42,195 kms da Maratona da Europa Aveiro 2019"
Além disso, todos os que cortarem a meta na Maratona receberão esta linda camisola de finalizador.
Além da camisola de participação, esta não só para os maratonistas mas extensível a quem participar na Meia-Maratona e 10 Km.
E, estando em Aveiro, há um delicioso doce à disposição de todos nos reabastecimentos das 3 referidas distâncias
Segundo as palavras da organização: "Sim, é verdade, esta é a mais deliciosa das notícias que guardamos para ti. Da mais antiga e prestigiada confeitaria de Aveiro, a PEIXINHO, com 160 Anos de História, um espaço que tem tanto de delicioso como de fascinante, nascem os Ovos Moles Oficiais da Maratona da Europa, que irás encontrar ao longo do percurso da tua corrida, seja nos 42, nos 21 ou nos 10 kms. Não temos dúvidas, esta será também uma das maratonas mais doces do mundo, com a oferta desta iguaria que hoje é reconhecida como um dos melhores doces do planeta"
Tudo extras que se juntam à enorme expectativa que uma Maratona encerra sempre.
Costumo escrever um artigo antes duma Maratona mas, além do que já redigi, desta feita não sei bem o que dizer sobre o que esperar de mim.
Para dizer a verdade, estou bastante receoso com esta prova. Não me sinto na melhor das formas. A forma é cíclica e neste momento sinto que está em fase descendente. Além disso, o problema gástrico tanto aparece como atenua e isso cria sempre dúvidas. E a confiança ficou mais abalada com aquele estranho problema que senti nos gémeos no último treino de 30 quilómetros.
Ora para uma Maratona temos que estar o melhor possível, em especial quem, como eu, não tem propriamente capacidades físicas inatas para a concretizar. O que me leva a conseguir vencer a distância é toda a força mental, fruto de uma grande vontade, que é o meu trunfo.
No domingo lá estarei a dar o melhor e mais além de mim. Se será o suficiente para conseguir conquistar aquela meta, ninguém sabe. Nem o maior dos campeões. Numa Maratona, pequenos pormenores ganham enorme importância e só estando lá dentro se saberá.
Se conseguir o que tanto ambiciono, cortar aquela meta, será a minha 12ª Maratona. Uma dúzia nos Ovos Moles.
Tudo fiz, tudo dediquei para o conseguir. Se foi, é, o suficiente, domingo saberemos.
Regressarei aqui com esse relato. Até lá, fiquem bem e desde já um enorme agradecimento pelo sempre vosso constante apoio.