Foi o melhor sorriso que consegui arranjar depois de tal esforço! :) |
(Explico o título no final...)
Como se recordam, no sábado da semana passada fiz um muito bom treino de 20, considerando que tinha realizado um fantástico de 30 apenas 6 dias antes. E o que sucedeu depois disso?
Pois tive uma semana com grandes treinos! De 2ª a 5ª foram 4 treinos que não esperava que corressem tão bem, como se não tivesse feito sequer os 20.
Na 6ª já foi um curto e calmo e ontem descansei para reservar energia para hoje.
E o que se passava hoje? Outro de 30 mas este especial pois era para dar o tudo por tudo.
O mês de Agosto é o ideal para se preparar uma Maratona outonal. É o mês da maior carga em distância e velocidade pois os seus frutos vão aparecer na sua plenitude passados 2 a 3 meses.
Já no ano passado foi assim, onde o Agosto foi o mês com maior quilometragem de sempre (e o deste ano vai ficar muito perto) e depois em Novembro tirei 15 minutos ao record da Maratona e em Dezembro 4 à Meia e aos 10 baixei finalmente dos 50 minutos.
Tudo fruto do que semeei em Agosto e fui regando em Setembro e Outubro.
Assim sendo, este era o último de 30 para deixar tudo no alcatrão pois os de Setembro e Outubro já são um compromisso entre puxar e o ritmo ideal para a Maratona.
Há mês e meio nunca tinha baixado das 3 horas aos 30 e hoje a intenção era fazê-lo pela 3ª vez em 42 dias (belo número, 42!).
Mas se o meu record de 2.54.28 parecia brutal e muito complicado de o conseguir bater, entrei disposto a não descurar essa hipótese. Tudo dependia dos quilómetros iniciais e de como me sentia.
Levantei-me às 4.30 para os devidos preparativos e eram 5.38 quando arranquei no meu percurso habitual.
Apanhei noite mais tempo pois se em Junho, por volta do solstício, o nascer do sol dava-se às 6 e pouco, hoje já foi às 7.01
No início estavam 18 graus, o que era bom se não fosse a humidade estar alta o que provoca maior sudação. Mas no geral as sensações eram boas e assim permaneceram até ao final.
Resumindo, se o 2.54.28 parecia muito complicado, já aos 20 quilómetros ia com média para o bater. E se baixar 1 segundo que fosse a esse tempo pareceria-me uma brutalidade, o que dizer de 2 minutos e 7 segundos no final?
Pois é, por mais que me custe a acreditar, esfregue os olhos e olhe para o mostrador, o relógio é como o algodão, não mente. Tempo final de 2.52.21!
Acabei muito, muito cansado mas muito, muito feliz! Tenho a plena consciência que deixei tudo no alcatrão.
Ainda deu para dar 2 hi5 ao Tiago Marques (cruzámo-nos 2 vezes) e a Sofia passou por mim poucos metros depois de ter parado aos 30. Sofia, se estás a ler, suspeito que reagi meio à zombie. Mas tinha acabado os 30 há poucos segundos e sabes como é quando se acaba um esforço onde se dá tudo :)
A média aos 30 foi de 5.44,7 e a primeira metade em 1.27.43 com os segundos 15 Km em 1.24.38.
A média aos 30 foi de 5.44,7 e a primeira metade em 1.27.43 com os segundos 15 Km em 1.24.38.
Estes 2.52.21 ficam agora muito sossegadinhos pois tão cedo não irão ser batidos. Tal como já disse, os restantes de 30 já serão noutro patamar.
Quanto ao título, pois cá vai para quem ainda não o percebeu.
3º -3x30 ∈ 42 = 1º -2.07
Significa que pela 3ª vez fiz menos de 3 horas aos 30 num conjunto de 42 dias no que resultou o melhor tempo de sempre por 2 minutos e 7 segundos.
É um título amalucado? Pois como querem que esteja depois "disto"? :)
Desejo a todos uma rica semana!