terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Uma muito agradável noite nos Olivais

Os 4 ao Km presentes (Isa, Vítor, João e Eberhard), com o amigo João Branco
Hoje foi dia de ir divertir-me na 26ª edição da São Silvestre dos Olivais, respirar o ar puro das corridas e fazer um treininho calmo.

O que não esperava era que a corrida tivesse sido tão agradável, sempre na excelente companhia da Isa, Vítor e João Branco e, afinal, sem ser um treininho calmo mas um ritmo mais vivo, sem sentir que estava a forçar, que deu para uma corrida de trás para um bocadinho mais à frente e registado 53.20 nos 9 km deste novo percurso.

E gostei deste novo percurso. Esta prova é conhecida por alterar amiúde o trajecto mas este foi muito simpático de se fazer, os quilómetros passaram num instante e nem faltou uma subida mais longa de 2 km para apimentar a corrida.

Tinha algum receio do frio que tomou conta destes dias mas a completa ausência de vento não o fez sentir durante a prova.  

E a prova acabou num instante mas a sensação de bem estar que ela proporcionou pela corrida em prazer mantém-se.

A nota foi assim muito positiva, só faltou ter mesmo 10 quilómetros para ter sido perfeita.

Os organizadores foram prendados com a 2ª maior participação de sempre, 1.329 classificados, mais 45 que no ano anterior e apenas batido pelos 1.484 de 2011

Competitivamente, triunfo para dois atletas do Sporting, Luís Pinto em 26.57 e Susana Francisco 30.37

E para acabar o ano, amanhã é dia da 40ª São Silvestre da Amadora, com o seu incansável público!




sábado, 27 de dezembro de 2014

Sara Moreira eleita Atleta Europeia de Novembro!


Foi com muita satisfação, orgulho e sentimento de justiça, que chegou a notícia de que Sara Moreira foi eleita a Atleta Europeia de Novembro!

Esta distinção tem por base a sua estreia de sonho na Maratona de Nova Iorque no dia 2 de Novembro, 

Daqui endereço à Sara os meus mais entusiastas parabéns!

Esta foi a 13ª vez que um atleta português foi distinguido. 

Palmarés português:

03/2007 - Naide Gomes
06/2007 - Francis Obikwelu
01/2008 - Nélson Évora
11/2008 - Rui Pedro Silva
10/2009 - Inês Monteiro
11/2009 - Dulce Félix
11/2010 - Jéssica Augusto
12/2010 - Jéssica Augusto
11/2011 - Dulce Félix
11/2012 - Dulce Félix
11/2012 - José Rocha
04/2014 - Jéssica Augusto
11/2014 - Sara Moreira 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

E no dia 26, foram 26 km

Após o treino. Cansado mas feliz!

Hoje foi dia dum treino de 26 km que fica, para já, como o maior que realizei sozinho. Noutras alturas já efectuei treinos maiores mas onde tive, em parte ou no todo, companhia. Este foi de início ao fim a solo.

Correu bem, o que me deixou feliz pois foi mais um bom passo para Paris e que vem no seguimento da Meia dos Descobrimentos e do ciclo de 22-24-26 km, de 6 em 6 dias.

Comecei no Inatel de Oeiras, fui pelo lado terra da marginal até à Praia da Torre, passando para o lado mar. Daí até ao Jamor (tendo na marina de Oeiras feito um desvio para percorrer o pontão) e no Jamor uma volta exterior e outra interior ao lago da canoagem. Cheguei assim aos 13 km e depois foi tudo em sentido contrário.

Nos primeiros 21,5 fui sempre fresco, dos 21,5 aos 24,5 já não fresco mas a aguentar, e o último quilómetro e meio foi a doer.

Completei assim os 26 programados, cumprido o 4º longo dum plano de 16. A marca final foi agradável, 2.54.41, o que atendendo ao facto de, e ao contrário do que será na Maratona, ter sido sem géis, sem bolos energéticos e massa na véspera, sozinho e fora de ambiente de corrida, além de ter apanhado algum empedrado, umas partes com passeio mais apertado e atravessar algumas estradas, foi bastante positivo. Ah, e também fiquei sem água nos últimos 7 km.

Agora é altura de acabar o ano em festa com calmas São Silvestres, Olivais a 30 e Amadora a 31, para a 4, 11 e 18 de Janeiro, novo ciclo com 20, 25 e 30 km (o sempre temido treino de 30).

Allons-y Paris!

sábado, 20 de dezembro de 2014

Três (de dezasseis) estão feitos e bem feitos!

Antes do treino...
... e após. O aspecto é quase igual. Nem parece que acabámos de fazer 24 km

Tal como já tinha aqui escrito, o meu plano para Paris começou com a Meia dos Descobrimentos e engloba 16 longos (considero longos de 20 a 30), sendo 5 em corrida e 11 em treino.

Na Meia dos Descobrimentos, apesar do problema intestinal que estava a sentir na altura, e que felizmente já faz parte do passado, acabou por ser uma boa prova onde resisti bem. 

De seguida e no passado domingo, fui realizar 22 km, ao fim da tarde.

E que bem me saíram! 2.19 de tempo total com passagem em 2.13 à Meia. Mas se compararmos com uma Meia, ali fui sozinho, sem geis, passando nalguns passeios mais apertados e atravessando algumas ruas, o que faz perder tempo, e mesmo assim realizei essa marca num treino onde parecia um relógio suíço tal a constância de andamento, tendo acabado muito bem e recuperado ainda melhor.
Esse treino começou em Carcavelos, com ida ao Jamor e volta na canoagem, regressando a Carcavelos. 

Hoje foi dia de 24 km com o João Cravo, que se vai estrear na mítica distância em Paris.
Deixámos o carro em Belém, apanhámos o comboio para Cascais e começámos aí, frente ao Baía, regressando a Belém pelos passeios marítimos quando existentes.

Muito frio, começámos com 5 graus, mas estivemos sempre ao sol e com lindas paisagens. E indo sempre na converseta, os km foram voando.  

Chegámos assim aos 24, bem e felizes, sendo que o João Cravo registou record de distância (que rapidamente irá melhorando até aos 42.195 de Paris).

As partes em passeio normal fazem reduzir a velocidade mas mesmo assim marcámos 2.39 em 24 km o que também foi muito bom.
Aproveito para agradecer ao João Cravo pela excelente companhia. 

Durante a semana os treinos são técnicos e o próximo longo vai ter lugar na 6ª feira (aproveitando a ponte) com 26 km, encerrando o 1º ciclo de 4, para um ligeiro acalmar para dar logo de início ao 2º ciclo que já vai ter um de 30 km.

Como se vê, tudo bem até agora, sempre com os olhos em Paris :)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sara Moreira e Catarina Ribeiro candidatas a Atleta Europeia do Mês


Já foram divulgadas as candidatas a Atleta Europeia do Mês, referente a Novembro, e dum total de dez, constam duas portuguesas:

Sara Moreira - Pela sua estreia de sonho na Maratona de Nova Iorque

Catarina Ribeiro - Pela sua brilhante vitória no Cross da Amora e pódio no de Sória

Para votarem, clicar aqui, estando registados no Facebook.

Parabéns e boa sorte às nossas brilhantes atletas!

sábado, 13 de dezembro de 2014

Os sapatos novos e o plano para Paris


Apresento-vos os meus novos sapatos de corrida, aqueles que irão percorrer os 42.195 metros da Maratona de Paris.

Tenho sempre dois pares em acção, um para treinos outro para corridas. O de corridas, naturalmente, é o mais recente, e quando o de treinos chega ao final da sua vida, passo os de corrida para treinos e os novos vão ser utilizados nas provas.

Chegou a vez de reformar aqueles com que fiz a Maratona de Sevilha, a tal do "milagre", aquela que foi, até agora, a corrida da minha vida. 
Assim, os que fizeram a Maratona do Porto passaram para treino e estes que adquiri hoje, o 11º par que tenho desde que comecei a correr, irão ter a sua estreia primeiro no treino de amanhã para verificar se está tudo bem, e depois na São Silvestre dos Olivais. 

Como sucede desde 2009, o modelo é Adidas Supernova Glide, agora na versão 7 e, tal como a 6, com tecnologia Boost (comecei na versão 1 e tenho vindo a usar todas as versões até à actual).
A escolha é obrigatória pois se até ter encontrado este modelo sofri vários problemas a nível dos pés, em virtude da minha estranha passada (pronador à entrada, muito supinador à saída), este modelo consegue fazer o equilíbrio que necessito e desde que os uso nunca mais tive qualquer problema nesse sentido.

Estes vão chegar à Maratona de Paris com relativamente pouco uso pois até lá não vou entrar no número habitual de provas.
O meu plano está traçado e dá total prioridade a essa Maratona que será especial, aquela com que sempre sonhei.

Descriminando apenas os fins-de-semana, a semana é reservada para trabalho mais técnico, neste mês, amanhã (14), 20 e 26 irei ter 3 treinos de respectivamente, 22, 24 e 26 km
Entre 30 e 31 farei 19 km em provas (S.Silvestre dos Olivais e Amadora)

Em Janeiro participarei apenas no Fim-da-Europa a 25 (que também é um rico treino!) com longos a 4, 11 e 18 (este de 30 Km)

Em Fevereiro, longos a 1 e 22, enquanto a 8 vou a Mem Martins (apenas 10 km mas esta prova tem significado especial) e a 15 os 20 Km de Cascais.

Em Março também apenas 2 provas, ambas Meia-Maratonas. A 8 a inaugural de Évora e a 22 a da Ponte 25 de Abril. Ficam reservados para longos o 1, 15 e 29 (sendo o de 15 na distância de 30 Km).

Chega Abril e a 4, em ritmo muito calmo, Constância e depois a 12... Paris! 

Isto implica prescindir de muitas provas que gosto, como por exemplo, Fonte da Pipa, Grândola, Costa da Caparica, Nabão, Lezírias, Salvaterra, APAV e Sinos mas é por uma muito boa razão! :)

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Revista Atletismo de Dezembro


Já foi distribuída a Revista Atletismo nº 397, referente a Dezembro e com uma bonita capa, retratando Sara Moreira, com os dois pés no ar e os braços bem erguidos, a cortar a meta em Nova Iorque na sua estreia de sonho em Maratona.

Índice 

Competições Internacionais
Estrada

6 - Maratona de Nova Iorque

Competições Nacionais
Corta-Mato

12 - Corta Mato de Amora
14 - Corta Mato de Torres Vedras

Estrada

18 - Corrida do Montepio
19 - Corrida Fernanda Ribeiro
19 - Corrida de Espinho
21 - Grande Prémio da Mendiga
21 - Corrida de D. Dinis
22 - Corrida de Faro Activo
10 - Maratona do Porto
16 - Meia Maratona da Nazaré
20 - Corrida das Castanhas
20 - Corrida do ISCTE
17 - Corrida dos Paraquedistas 

Atleta de Pelotão

26 - Fernando Cardoso

Nutrição

38 - Nitratos e performance desportiva

Conselhos

39 - 6 Conselhos para as corridas de montanha

Estatística 

28 - Balanço da época 2014 – Femininos
36 - Balanço da época 2014 – Juniores Femininos
37 - Balanço da época 2014 – Juvenis Femininos 

Natureza

17 - Urban Trails
40 - Montanha e Trilhos 

Outros

8 - Transferências da época 2014/2015

Clube de Pelotão

24 - Clube de Atletismo Olímpico Vianense 

Secções Fixas

3 - Índice do ano 2014
7 - Portugueses no estrangeiro
23 - Marcha Atlética
35/38 - Noticiário
46 - Lazer
47 - Calendário anual
48 - Agenda da Corrida
50 - Calendário Federado

Revelação do Ano

51 - 2014 – Sandy Martins

Muitas e boas leituras!
Recorde-se que esta publicação imprescindível para o nosso desporto é distribuída por assinatura. Para toda e qualquer informação, clicar aqui

domingo, 7 de dezembro de 2014

Meia dos Descobrimentos: Resistir...

Os seis 4 ao Km presentes: Eberhard, Vítor, Isa, Marta, eu e Orlando

O início de Dezembro é já há muito reservado para a prova da Xistarca. Até 2012 a bem recordada Maratona (onde me estreei na sua última edição) e a partir daí a Meia-Maratona dos Descobrimentos.

Este evento tira benefício do facto de nos restantes países europeus, com excepção de Espanha, estes serem meses sem Meias ou Maratonas, o que alicia alguns atletas estrangeiros a virem até ao nosso país, como sucedia na Maratona e está a começar agora a acontecer, embora estes processos se façam de forma lenta pois a prova é ainda recente.

E quem se aventurou a viajar até ao nosso país não poderia ter um dia melhor, com temperatura agradável para a época (muitos graus acima do que têm nos seus países) e um sol bonito com ausência de vento.

À escolha, uma Meia-Maratona, uma prova de 10 km e uma caminhada. 
Os seus núemros são muito bons e em linha com o ano passado: 2.454 classificados na Meia (2.487 em 2013), 1.036 nos 10 Km (1.050) e cerca de 3 centenas na caminhada o que aproximou o evento de cerca de 4 milhares de pessoas que se exercitaram nesta manhã e foram agraciadas com uma excelente organização onde, no que pude observar, tudo correu muito bem.

Em termos competitivos, na Meia-Maratona triunfaram Luís Pinto do Sporting e Vera Nunes do Benfica. Ele em 1.05.28, batendo por 25 segundos o record de percurso do queniano Robert Kosgei, e ela em 1.16.05
Nos 10 km, Luís Margarido venceu em 31.50 e Carla Ribeiro do GFD Running em 40.49, batendo o record de percurso de Ana Amorim por 9 segundos.

Aos 5 Km ainda sem dores
Sobre a minha prova, e após duas excelentes participações em Mendiga e Cascais, foi muito sofrida devido ao problema intestinal que regressou e se mantém há semana e meia.

A parte respiratória até esteve bem mas o problema foram as pernas. É sabido que uns 2 dias com diarreia afecta os músculos e tendões deixando-os debilitados. Ora após semana e meia assim, aos 6 km comecei a ter dores em todas as partes das pernas e aos 7 estas tornaram-se insuportáveis.

Mais ou menos nessa altura a Isa e Vítor ultrapassaram-me e ao ouvirem as minhas queixas e ao dizer que não sabia se iria desistir, aconselharam a andar um pouco para recuperar. Mas isso era o que não podia fazer pois tinha consciência que se andasse um pouco, com as dores que tinha, não mais conseguiria retomar a corrida.

Ora, e ao contrário do que hoje em dia se apregoa, que temos que privilegiar a razão em detrimento do coração, eu penso exactamente o contrário, gosto de seguir o coração, e apesar da cabeça dizer que não valia a pena continuar assim, o coração impelia-me a continuar e fui cerrando os dentes e aguentando as dores.

Depois, e temos sempre que arranjar motivação extra, comecei a exercer "chantagem psicológica", pensando "Se andas, estás a estragar a preparação para Paris. Se andas, estás a estragar Paris". Ora com uma frase dessas, lá tinha que me aguentar!

E assim os quilómetros foram passando até chegar à meta que cortei com o tempo de chip de 2.08.45, tempo muito agradável para mim e que não espelha o que passei. Para se ter uma ideia, foi a minha 16ª melhor marca em 39 Meias. Bastas vezes o resultado não demonstra o que se passou.

Meta conquistada!
Agora, é esperar que isto passe (nos últimos dias até tem piorado...), pois não quero passar outra vez aqueles 2 meses como entre Maio e Julho e no domingo tenho um treino mais longo a fazer pois... só penso em Paris!





Eu, Fernando, Isaac, Isa e Vítor, numa fotografia comemorativa pela Maratona do Porto
      

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O meu dorsal de Paris!


Está já disponível a imagem do dorsal que levarei a percorrer 42.195 metros pela bela cidade de Paris, na que será uma Maratona de sonho!

E vejam só como será o belo percurso:


Ainda não acreditava conseguir fazer alguma vez uma Maratona e sempre dizia que a de Paris é que gostava mesmo de fazer um dia. 

Estou a 131 dias! E é a pensar nessa prova que oriento todos os meus actuais treinos, corridas e plano nutricional.