Recentemente, responsáveis de várias equipas têm sido desagradavelmente confrontados com o facto de, nalgumas provas, terem que inscrever atletas seus como individuais. Isto porque no acto de inscrição on-line, várias provas têm um limite mínimo de atletas para se poder efectuar a inscrição colectiva.
É o caso recente, só para citar algumas, da Ultra-Maratona Atlântica Melides-Tróia, Corrida do Tejo (ambas com mínimo de 3 atletas), Meia-Maratona SportZone e Corrida do Destak (ambas com mínimo de 5!).
Todas as 4 referidas têm organizações diferentes mas usam a mesma plataforma (Bilheteira On-Line). No entanto, no passado já efectuei inscrições através desta plataforma, sem qualquer problema em inscrever como equipa apenas um ou dois atletas numa prova.
O porquê desta alteração não sei dizer, apenas estranhar. E estranho porque, a menos que me esteja a escapar algum pormenor, penso que é mais trabalhoso e tem mais custos para a organização ter, por exemplo, 4 atletas individuais do que uma equipa com 4. Isto porque obriga à feitura de 4 envelopes em vez dum. E até a distribuição de dorsais fica mais lenta no caso que são entregues por envelopes.
Se a justificação parte duma qualquer questão tecnológica, menos compreendo. Em primeiro lugar porque a tecnologia serve para facilitar em tempo e processos e não para dificultar. E como algumas provas têm a exigência de 3 e outras de 5, depreendo que é um parâmetro que é seleccionado, o que não impedirá de colocar esse parâmetro como 1.
Além de poderem existir paradoxos como o que vou exemplificar, pegando no caso pessoal da equipa que pertenço, os 4 ao Km e a Corrida do Destak. Como o mínimo para esta prova, para ser considerada equipa, são 5 atletas e inscrevi 3, tive que efectuar inscrições individuais. As inscrições foram efectuadas agora que era o último dia para o preço promocional terminar. Mas como faltam quase 2 meses para a realização da prova, ainda podem aparecer mais 2 atletas que decidem também ir. Afinal ficaremos com 5 mas como os outros 3 já estavam inscritos como individuais, tínhamos o número requerido mas tudo como individual... Não faz sentido.
Claro que vamos correr com a camisola e sentimos como estar a correr pelos 4 ao Km mas não é de todo gratificante olharmos para a classificação e vermos individual quando o nome da nossa equipa tanto nos diz, não fosse uma equipa de amizade.
Mas outras equipas há em que o caso torna-se bicudo pois representam firmas comerciais que pagam as inscrições. Ora um atleta que corre pela equipa com o nome da firma X, que lhe pagou a inscrição, como vai depois justificar à firma X que na classificação está como individual?
E há firmas que, incentivando a prática desportiva, pagam a inscrição contra a apresentação do recibo. Vão pagar ao verificar que no recibo está o nome do atleta Y mas como individual e não com o nome de quem lhe vai pagar?
Ou será lógico vermos a fotografia dum atleta a cortar a meta vitorioso, com a camisola duma conhecida equipa e na classificação estar individual, apenas porque era o único do seu clube a participar. Faz sentido?
Mais questões e casos existirão. Uma coisa é certa, algo tem que ser feito para corrigir este problema.